terça-feira, 31 de março de 2009

Selo

Recebi este presente do Marcelo Moraes do "Abrazar la Vida". Pelo que fiquei sabendo é um selo de peso na blogosfera. Nossa!!!! Tô podendo, hein!!!!!!!!!!!!! kkkkk (Quanta humildade!).
Obrigada, Marcelo!!!! Bjs
Este selo serve para promover uma rede entre os blogueiros. E as instruções são as seguintes :
1) Exibir a imagem em seu blog;
2) Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
3) Escolher outros 15 blogs a quem entregar o "PREMIO DARDOS";
4) Avisar os escolhidos.

Confesso que posso não cumprir todas as instruções (número 3)... mas vou tentar!

Então, vou oferecer o PREMIO DARDOS para : (parece até.............."And the Oscar goes to"...)


1) Karine do Psicologizando;

2) JV do Blog do Dentista;

3) Amilton do Amiltonlive;

4) Julis do Miss American Pie;

5) Juliana do A vida é cor de rosa;

6) Josi Keller do Os Pensamentos Voam;

7) Roandin do Dentisty News.


Acho que está bom , não é? Não escolhi 15, mas.........

Beijos a todos!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

O exame

Levantei cedo, me arrumei e às 8:10hs, já estava na clínica. Enquanto eu fazia minhas atividades rotineiras, uma pergunta não me saía da cabeça : "Será que eu estou?"
Peguei o telefone e liguei para o laboratório de análises clínica, que fica aqui no mesmo prédio da clínica, no décimo sétimo andar. Estava tão ansiosa..., parecia até um pouco trêmula. Sentei na recepção e aguardei ser chamada. Quando ouvi meu nome, me levantei e logo entrei na sala. Sentei na cadeira e escolhi um dos braços. Foi tudo muito rápido! Nada senti. Nem a punção da agulha. Quando saí a recepcionista me avisou que o resultado sairia às 16hs. Fui embora, ainda mais ansiosa.

Trabalhei, almocei e a hora parecia não passar.... Até que olhei no relógio e já passara das 16hs. Fui ao laboratório e peguei o resultado. Não quis abrir. Entrei no elevador e fui à clínica. Sentei na minha sala e li o resultado. Não sabia se ria, se chorava, se gritava...uma mistura de emoções. Só sei que uma imensa alegria tomou conta de mim. As lágrimas queriam aparecer.... Imediatamente liguei para o Anderson (meu Amor). Estou grávida!!!!!!
Queria compartilhar com meu Amor aquele momento. Em seguida liguei para os meus pais, mas não consegui falar. Estavam na estrada, viajando.... eo celular...fora de área. Liguei para minha irmã. A Karine vibrou!! Depois contei para minha amiga Renata, que também se alegrou. Minha felicidade era imensa. Tinha que compartilhar com meus familiares e amigos, senão iria explodir!
rsrsrsrs . Depois parei. Pensei...fiquei quieta por alguns instantes.....pensando...."eu vou ser mamãe!!!!!" Bordado, Tricô e Cia

PS : Hoje é aniversário do meu amor, Ander.
Anjo,
Felicidades... Vc é minha vida!!
T amo muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjssssssssssss

sábado, 28 de março de 2009

Maçã, aliada da saúde geral e saúde bucal

Em tempos de mulher fruta(mulher melancia, mulher melão, mulher maçã, mulher jáca), venho neste post falar sobre outra coisa... fruta, propriamente dita!!!!! A maçã...
Fruto da macieira. Cientificamente falando, é um pseudofruto e não um fruto. Há cerca de 7500 espécies catalogadas. Mas por aqui, encontramos facilmente nas feiras e supermercados, a Fuji, Gala e Golden.
Nutitiva e saborosa, possui vitaminas B1, B2 e Niacina. Sais minerais como fósforo e ferro. Se consumida regularmente (1 maçã por dia), previne e mantém a taxa de colesterol. Pra quem quer emagrecer é uma ótima opção, pois contém pectina que dificulta a absorção de gorduras e glicose. Além de eliminar a água em excesso, retida no organismo. Possui também, flavonóides que são antioxidantes.
Os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os maiores produtores brasileiros. E o período de safra é de janeiro a abril.
A maçã é aliada não só da saúde de uma forma geral, mas da saúde bucal. Auxilia na higienização e fortalece os dentes. É considerada um alimento detergente, capaz de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação e estimular a salivação, por ser um alimento mais rígido. Quando não tiver uma escova de dentes por perto, uma maçã pode ajudar...Pena que ultimamente eu estou enjoada para maçã...ou melhor, enjoada para tudo! rsrsrsrsrs...
Maçã : para Adão e Eva, fruto proibido (símbolo do pecado original). Na mitologia céltica, simboliza, o conhecimento, a imortalidade, a magia. E, nos tempos atuais, aliada da saúde e saúde bucal.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Scanner para radiografias


Durante algum tempo, procurei um scanner que digitalizasse radiografias, sem precisar adquirir um kit transparência separadamente. Aqui na clínica, uso scanner principalmente para as telerradiografias.
Depois de muita pesquisa, encontramos o Scanner Fotográfico HP G4050. Custa em torno de R$600,00 e além de digitalizar radiografias, também digitaliza slides e negativos de fotos.
Tenho obtido ótimos resultados! Excelente qualidade, facilitando às análises computadorizadas.
Amigos dentistas e radiologistas, taí uma boa dica para digitalizar e arquivar imagens radiográficas de seus pacientes.



Informações técnicas:

• Tipo de digitalização: De mesa
• Profundidade de bits: 96 bits
• Resolução de hardware: 4800 x 9600 dpi
• Resolução de digitalização óptica: Ate 4800 dpi
• Níveis de escala de cinza: 256 níveis
• Tamanho máximo da digitalização: 216 x 311 mm
• Velocidade de digitalização (pré-visualização): Até 8,5 segundos
• Interface: USB 2.0 de alta velocidade
• Compatível com Mac
• Adaptador de transparências (TMA)
• Mídias suportadas (pelo TMA): Slides de 35 mm, filme rolo de 120 ou 220
• Tamanho máximo da digitalização (pelo TMA): 287 x 84 x 50 mm

quinta-feira, 26 de março de 2009

Expressões regionais (Paranaenses e Curitibanas)





Sou paranaense, de Paranavaí. Morei em Bauru-SP, São Paulo capital e desde 2004, moro em Curitiba. No começo estranhei e fiquei "boiando" com as expressões e palavras usadas aqui. Apesar de ser paranaense, muitas palavras só são faladas em Curitiba e eu nem tinha conhecimento e ficava perdida ao ouví-las. Até hoje às vezes me pergunto : "O que é isso?"
No primeiro dia de trabalho, tive que entrar numa "estação tubo" para pegar um tal de "vermelhão". Calma! Não se assustem!!! "Estação tubo" é o local de embarque e desembarque dos "ligeirinhos" e "expressos". Não entenderam? "Ligeirinhos", são ônibus de circulação rápida que só param nas "estações tubo". E "expressos" também conhecidos por "vermelhão", são ônibus bi-articulados, que circulam pelas "canaletas" especiais. "Canaletas"? O que é isso? "Canaleta", pista exclusiva para o ônibus "expresso". Agora sim!!!!kkkkkk
Na clínica, fazendo laudos das radiografias panorâm
icas, me perguntaram se eu queria um " chineque". Pensei comigo, e logo respondi que não. Mas, a turma riu e disse que eu ia gostar. Fiquei pensando....soou como aquele personagem do filme "Sherek", mas para minha surpresa, era um pãozinho doce delicioso!!!!! Adorei!!!!!
Ao fim do dia, fui comer um cachorro quente e o rapaz me perguntou : "Com 1 ou 2 "vinas"?" Vina"???? What's this? "Vina" é salsicha. Ufa!!!!!!
Além de "guri" para definir menino, temos "piá". E um grupo de meninos é chamado de "piazada". Menina é "guria". Só! Ainda bem...rsrsrsrs
Quantas vezes no supermercado me atrapalhei com as compras...banana nanica é chamada de "banana caturra", a mandioca, é chamada de "aipim", a mandioquinha é "batata salsa", tangerina é "mimosa".
Nos restaurantes se forem comer alguma coisa peçam um " barreado" , comida típica paranaense, carne desfiada cozida por horas na panela de barro. Ou peçam um "xixo" , que é um espetinho de carne ou frango, com legumes. E para beber .....que tal uma "béra" (cerveja) ou um "submarino" (shopp com steinhaeger) no Bar do Alemão. Mas, o
lha lá! Cuidado para não ficarem "cozidos"(bêbados). Melhor pedirem uma "gasosa" (refrigerante regional de abacaxi, framboesa ou gengibre). Que tal uma "gengibirra" (gasosa de gengibre)?
Um dos times locais tem apelido de "Coxa branca"
, o Coritiba. E eu que achava que "coxa branca" era aquela pessoa que não tomava sol....kkkkk. E "data ",não é só aquela do calendário....é um terreno! Soluço é "jojoca".
Estou me acostumando com esse jeito curitibano de falar e se expressar. Isso é muito legal!!!! Cada região do país, cada estado e até cidade tem suas expressões. Agora, como dizem por aqui, "vou deitar o cabelo" (ir embora depressa), senão perco o "ligeirinho"!!!!! beijusssssssssssss





submarino


quarta-feira, 25 de março de 2009

Áries



Não sou astróloga, mas sou ariana e tenho muitos amigos(as) deste signo. ÁRIES, é o primeiro signo astrológico do zodíaco. Assim como os signos de Leão e Sagitário é um signo de Fogo. Tem como símbolo o carneiro. E as pessoas nascidas entre 21/03 e 20/04, são chamadas arianas.
Eu não costumo ficar lendo horóscopo, destes de jornal. Acho que o mais válido é aquele mapa astral, feito de acordo com o céu e o horário em que você nasceu. Quando morei em São Paulo, fiz um mapa astral em Santo André, com uma profissional da área. Confesso que muita coisa caiu como uma luva. Descobri muito sobre minha personalidade e passei a entender melhor certas ações. Segundo o mapa, sou ariana, com ascendente em Peixes. Muitas características dos arianos batem certinho comigo. Outras nem tanto...Dizem que são características dos arianos : o entusiasmo e o individualismo. São francos, atentos, rápidos em suas ações. Amam projetos novos. Criativos, um pouco precipitados, extrovertidos, sinceros, curiosos. Odeiam injustiças, são revolucionários, corajosos, líderes por natureza. Impacientes, generosos, aventureiros, se alimentam de desafios.
"Se quer algo bem feito, faça você mesmo."
" Uma linha é a menor distância entre dois pontos."
Por ser governado por Marte (deus da guerra na Mitologia Grega) seu ponto fraco é a cabeça. Sua origem mitológica vem do carneiro dourado sacrificado a Zeus, em gratidão por salvar a vida de Frixo ( filho de Néfele). Por isso, temos a constelação em forma de carneiro (Áries). Ah, eu adoro, Mitologia!!!!! Na página inicial do meu Orkut, (é aniversário que não acaba mais) aparecem várias fotos dos meus amigo(as) arianos(as) :
- Karine (minha irmã) 24/03;
- Julis (minha amiga Bruxinha) 25/03;

- Luciana 27/03;

- Vanessa Martinez (esposa do meu grande amigo Rodrigo) 27/03

- Tatiana (amiga de infância) 29/03;
- Ander (meu Amor) 30/03;
- Kerly(Dra. Mirandinha) 31/03;

- Alan (meu ex-aluno) 02/04;
- Graziela ( minha querida prima) 02/04;
- Anna (Anninha, amiga de infância) 02/04;
- Fabiana 02/04;

- Letice 03/04;
- Harrysam (namorado da Dra. Taíla) 04/04;

- Kellen (eu!!!!!!) 04/04;
- Claudinha (minha amiga de Sampa) 15/04;

- (amiga de Curitiba) 15/04.

A todos aniversariantes arianos....Parabéns!!!! Se quiserem me chamar para comer bolo, vou adorarrrrrrr!!!!
E especialmente hoje, parabéns para a Julis. Felicidades, lindona!!!!!!!!!!! Bjsssssss

terça-feira, 24 de março de 2009

Minha irmã


Hoje vou dedicar este post à minha irmã Karine.
Só tenho uma irmã. Somos 1 ano e 11 meses de diferença. Quando pequenas brigávamos muito. Parecia até "Tom e Jerry", kkkkkk. Quando saímos de Paranavaí -PR, para fazer faculdade, fomos morar juntas em Bauru-SP. Ela fez faculdade de Psicologia. Diga-se de passagem, uma excelente psicóloga. Ama o que faz! Sempre cuidando de mim. Nos separamos quando fui trabalhar em São Paulo e ela foi para Foz do Iguaçú, onde mora até hoje. É uma das minhas maiores incentivadoras em tudo que faço. Prefere um barzinho e um violão a um show de rock. Devora potes de sorvete! kkkkk Agora, resolveu ser blogueira, está criando o seu blog (Psicologizando). Vai ser bom, pois escreve muito bem.
Resolvi aqui falar sobre ela pois, hoje é o seu aniversário. Tá ficando velhinha, nega! Brincadeira!!!kkkkk. KARINE, mulher maravilhosa, guerreira, batalhadora, sincera, que não tem vergonha e nem medo de expor suas idéias e opiniões. Tem luz própria que irradia por todos os lados iluminando aqueles que estão ao seu redor. É amiga, forte, sensível. Mais uma ariana!!!!! Dedicada, boa mãe e agora também professora universitária. Te amo! Te amo muito! Feliz aniversário, linda!!!!! Beijossssssssss

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cadê o respeito ao pedestre?



Quando estamos aprendendo a dirigir somos orientados em relação aos pedestres. Sempre temos que dar preferência ao pedestre. Mas, muitos motoristas, depois que já estão com a carteira de habilitação (CNH) nas mãos se esquecem dessa regra básica. E cada um segue um código que sua cabeça inventa. Meu Deus, socorro!!!! Cadê o respeito ao pedestre?
No Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 1998, temos:
  • Art 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos : infração gravíssima (7 pontos), penalidade : multa e suspensão do direito de dirigir, medida administrativa : retenção do veículo e recolhimento da CNH.
  • Art 181. Estacionar o veículo:
VIII .....sobre a faixa de pedestre..., infração grave (5pontos), penalidade multa, e medida administrativa : remoção do veículo.
  • Art 182. Parar o veículo :
VI ...sobre a faixa destinada ao pedestre..., infração leve (3 pontos), penalidade multa.
  • Art 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado.
I . que se encontre na faixa a ele destinada;
II. que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III. portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:
Infração gravíssima (7 pontos), penalidade multa.
IV. quando houver iniciado a travessia, mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V. que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:
Infração grave (5 pontos), penalidade multa .
Aquele que está dirigindo, quando saí do seu veículo, torna-se o quê???
P E D E S T R E!!!!! Pena que muitos se esquecem disso. Quando eu estava fazendo curso de instrutora de trânsito, uma amiga presenciou uma cena lastimável : um velhinho sendo agredido, por estar demorando para concluir a travessia de uma via. Detalhe, o velhinho estava de bengala e caminhava com dificuldade, e por azar dele, o semáforo ficou verde para os carros, quando ele estava na metade da travessia. As pessoas dos comércios vizinhos tiveram que intervir, senão o motorista ia matá-lo. Um dia, esse motorista também ficará velho...

Antes de qualquer regra de trânsito está faltando uma coisa muito simples, o respeito. Respeito acompanhado de gentileza. Infelizmente, é artigo em falta nas grandes cidades.


Imagem : pedestre


sábado, 21 de março de 2009

Má higiene bucal = Doenças graves

imagem : MEDPLAN


Num país onde há tantas faculdades de Odontologia, consequentemente, tantos dentistas é triste e vergonhoso saber que 58% dos brasileiros não sabem escovar corretamente os dentes ou não possuem escova em casa. Isto são dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem no Bom dia Brasil, programa transmitido pela Rede Globo.
O hábito diário da escovação deve ser passado de pai para filho. Filhos ainda pequenos. Infelizmente muitos adultos não receberam esta orientação de seus pais e assim também, não orientam seus filhos. A realidade brasileira é cruel. Em regiões mais pobres, a população não tem nem o que comer, que dirá escova de dentes. N
unca foi ao dentista, quando o ideal é ir a cada seis meses ou um ano.
Dentro de um período de 24 horas, sem higienização, as bactérias se proliferam, sem apresentar sintomas. Essas bactérias podem provocar cáries, inflamações, além de penetrarem na corrente sanguínea atingindo outros órgãos, caracterizando a chamada bacteremia. Em outros órgãos podem levar à pneumonia e ao infarto.

A preocupação com a saúde bucal e saúde do indivíduo como um todo, foi até motivo para elaboração de um projeto de lei (2776/08), do deputado Neilton Mulin (PR/RJ),o qual visa tornar obrigatório a presença do cirurgião dentista, em todas as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de clínicas e hospitais públicos e privados de todo o país. Já que a boca é considerada a porta de entrada para as bactérias, é preciso previnir para que o estado daquele paciente internado não se agrave.
Uma boa escovação dos dentes, incluindo a língua, e o uso do fio dental podem previnir o aparecimento de problemas bucais, tais como cárie, doenças periodontais, perda de dentes, inflamações, além de doenças graves. Tornando assim, o nosso "cartão de visitas"(sorriso), mais atraente e nosso organismo mais saudável.
Portanto pessoal, creme dental, escova de dentes e fio dental, "right now"!!!!!!!!!!!!!



by Arco

sexta-feira, 20 de março de 2009

Amiga Renata




Quando deixei São Paulo em 2004 e cheguei a Curitiba fui trabalhar em uma clínica chamada Radiocom. O proprietário era o Dr. Edson. Lá conheci pessoas ótimas, as quais tenho contato até hoje. Uma delas é a Renata. Nunca conheci ninguém como ela. Sabe aquelas pessoas que se não sabem de determinado assunto ou coisa, correm atrás e no dia seguinte estão "experts". Essa é a Renata!!! Adoro gente assim! De atitude, de iniciativa! Quando lá entrei, ela cuidava da parte administrativa, depois foi aprendendo a fazer as análises para Ortodontia no computador e depois iniciou um curso de técnico em Radiologia médica.
Tempos depois fomos trabalhar juntas em outra clínica. A
lém de colegas de trabalho, meu braço direito e esquerdo, nos tornamos amigas. Muito amigas. Sempre esteve ao meu lado nos melhores e piores momentos. Só não fica do meu lado quando se trata de futebol. Ela é atleticana fanática!!! kkk... Lembro uma vez, uma final de Libertadores, quando nossos times se enfrentaram (São Paulo x Atlético-PR), saímos vestidas a caráter, cada uma com o uniforme do seu time. O São Paulo sagrou-se campeão e nós....amigas acima de qualquer torcida.
Hoje ela é técnica em Radiolog
ia formada, mas trabalha em outra área, numa editora, a Arco. E eu estou aqui na Oral News. Sempre que eu preciso, está pronta. É uma grande e verdadeira amiga. Amiga para sempre!
Estou contando tudo isso, para dizer que hoje é aniversário dela. E eu a desejo, tudo de maravilhoso que há nesta vida. Afinal você merece muito! Merece ser feliz e amada por alguém que saiba realmente reconhecer o valor desta pessoa maravilhosa que és.
Renata, vem do latim e significa renascida. É sincera, verdadeira, companheira, batalhadora, guerreira, simpática, criativa. Tem alguns defeitinhos....kkkkk, mas estes..." Prefiro não comentar". Brincadeira!!! Rê! Ruiva! Ruiva mais amada do Brasil e do mundo! Ruivita Peron! Ruivinha! Feliz aniversário! Amo você minha
amiga...

PS : Quero bolo!
Bolo de aniversário

quinta-feira, 19 de março de 2009

Paixão pelo SPFC : O glorioso Tricolor do Morumbi

Eu e meu pai


Adoro futebol! É claro que fui influenciada por alguém...nada mais, nada menos que meu querido pai, o Sr. João. É o meu são paulino favorito! Costumo dizer que sou são paulina desde à barriga da mamãe. Assisto sempre. Gosto do jogo e entendo as regras. Mulher também entende as regras, sim!!!!Pena que moro em Curitiba e não posso ir sempre ao Morumbi assistir ao vivo. Mas, quando chega o Campeonato Brasileiro, eu vou aos jogos que tem aqui, quando o Tricolor joga com os times locais (Atlético-PR e Coritiba).
No ano passado fiquei sozinha no meio da torcida do São Paulo, no jogo contra o Coritiba realizado no estádio Couto Pereira. É que meu amor, o Ander, é torcedor "coxa branca" (como são chamados os torcedores do Coritiba). Ele ficou do outro lado do estádio, na torcida verde e branca (rsrsrsrs). O jogo acabou empatado.
Ontem teve jogo pela copa Liber
tadores da América. Foi transmitido pela Rede Globo direto do Uruguai : Defensor Sporting x São Paulo. Foi um jogo muito difícil! Muita pressão por parte do Defensor. O meu glorioso tricolor do Morumbi venceu com um belo gol de Borges aos 39 minutos do primeiro tempo. Mais uma alegria! Com essa vitória o São Paulo é líder do grupo 4, com 7 pontos. Rumo à segunda fase da Libertadores!!!! "Vamos São Paulo, vamos São Paulo, vamos ser campeão".



Borges, comemorando o gol, na vitória de ontem (fonte : Globo Esporte)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Festival de Curitiba


Começou ontem dia 17 de março aqui em Curitiba, o "Festival de Curitiba", considerado o maior evento teatral nacional. Este evento ocorre sempre no mês de março desde 1992. Atrai pessoas do Brasil inteiro e do exterior. Um verdadeiro banquete cultural, para quem adora pegar um teatro.
Há grandes espetáculos, peças alternativas e até internacionais. As crianças também foram lembradas nas peças infantis. É uma grande chance para os artistas orindos do Brasil e do mundo, mostrarem seu talento e do público se aproximar dessa forma de entretenimento e cultura que muitas vezes não é acessível a todos.
Fazem parte da programação o Gastronomix (alta gastronomia no estilo "quermesse do interior"), o Risorama ( humor) e o Mish Mash (mistura de magia, ilusionismo, improviso e humor). Os espetáculos são apresentados nos mais variados lugares que podem ser bares, ruas, praças, barracões e nos teatros tradicionais. Os ingressos podem ser gratuitos ou chegam a custar no máximo R$60,00, depende do lugar onde são apresentados. Estudante, paga meia!!
O festival vai até dia 29 de março. Vou dar uma olhada na programação (Festival de Curitiba) e correr atrás do meu ingresso!!!! Fui!

terça-feira, 17 de março de 2009

Lei do SAC : já está valendo?


Segundo Roberto Pfeifer (Procon -SP), SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), é onde o consumidor encontra informações sobre produtos e serviços da empresa e onde pode fazer reclamações, solicitações e o cancelamento dos mesmos.
No decreto Lei número 6523 que entrou em vigor em 01/12/2008, temos entre outros:
  • O tempo máximo de espera pelo atendimento deve ser de 60 segundos.
  • No menu eletrônico deve constar as opções, falar com o atendente, reclamações e cancelamento.
  • Os dados do cliente devem ser solicitados apenas uma vez, mesmo que tenha mudado o atendente.
  • As empresas têm 5 dias pra resolver o problema e comunicar o cliente.
  • A ligação não pode cair antes que o consumidor fale com o atendente ou durante o atendimento.
  • O SAC deve estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
  • O número do SAC, deve estar em todos os impressos entregues ao consumidor.
  • É obrigatório o envio da gravação da chamada, sempre que o consumidor solicitar.
  • É vedada a veiculação de publicidade, enquanto o consumidor aguarda atendimento.
Não parece que esta lei está vigorando. Ontem de manhã, precisei solicitar um serviço para a linha telefônica aqui da clínica. Liguei para o SAC da telefonia (GVT) e não consegui sequer ser atendida pela gravação, só dava sinal de ocupado. À tarde, cheguei a ficar 7 minutos e 30 segundos esperando para ser atendida, até que a ligação caiu. Cansada, irritada, entediada, depois de várias tentativas...resolvi tentar a internet, mas que ilusão!!!! Tentei várias e diversas vezes, sem sucesso!!! Resta-me agora perguntar : Lei do SAC: já está valendo?
Se positivo, vou ao Procon....


segunda-feira, 16 de março de 2009

Precisamos ser mais unidos

Tomógrafo i-cat cone bean (fonte : odontosite)


Hoje de manhã recebi o telefonema de uma paciente que precisava de uma orientação. Pela descrição dela, parecia se tratar de alguma patologia na região próxima à raiz do elemento 13( canino superior direito). Relatou-me já ter feito uma radiografia panorâmica e uma periapical, mas não obteve um diagnóstico. Seu dentista solicitou uma tomografia. Como eu não tenho tomógrafo aqui, pensei na minha amiga Michele e na Dra. Andrea, que trabalham com um. Liguei imediatamente pra elas. Mas a Dra. Andrea me disse que o seu tomógrafo era daqueles espiral e que achava melhor realizar uma tomografia computadorizada "cone-bean". Esse tipo de tomógrafo, é uma verdadeira revolução na Radiologia Odontológica, é 3D e o paciente fica exposto a uma radiação vinte vezes menor. Então, resolvido, a paciente irá à clínica do colega que possuí esse tomógrafo.
Em toda profissão existe a concorrência. Mas, em primeiro lugar devemos pensar no bem estar daquela pessoa(paciente) que nos procura, tentando resolver o seu problema. Quando vimos que o caso não nos cabe, devemos tentar encaminhar para outro profissional especialista. Precisamos ser mais unidos. Não só na Odontologia, mas em todas as profissões. Sempre acabamos aprendendo alguma coisa com nossos colegas de profissão e o paciente acaba satisfeito, por ter seu problema solucionado. Afinal, o sol nasce para todos!



sábado, 14 de março de 2009

Radiografia Panorâmica

Radiografia Panorâmica (fonte : Super congresso)

Muitas vezes, o profissional da área odontológica se depara com uma dúvida ("cruel") sobre qual exame radiográfico solicitar ao receber um paciente em seu consultório. Panorâmica ou periapicais? E para a minha felicidade (já que essa é minha área), a radiografia panorâmica tem sido grandemente empregada e solicitada por todas as especialidades da Odontologia. Desde o clínico geral até o implantodontista.
Com a ortopantomografia ou radiografia panorâmica (como é mais conhecida), o cirurgião dentista pode ter uma visão geral do complexo maxilomandibular e solicitar radiografias periapicais das regiões que lhe despertarem maior interesse. E dependendo do caso, intervir ou encaminhar para um especialista.
É importante também, que o profissional que solicitou esse tipo de exame saiba identificar "imagens fantasmas", oriundas de brincos ou outros metais que o paciente possa não ter retirado no momento da realização da radiografia e distinguir reparos anatômicos de patologias graves, evitando-se assim, tratamentos de enfermidades não existentes.
A panorâmica é um exame de baixo custo, de rápida e fácil execução, mas que tem um grande valor no início, acompanhamento e finalização de tratamentos odontológicos. Não substituí o exame clínico, é na verdade, um complemento no diagnóstico. Portanto amigos dentistas, vamos solicitar a radiografia panorâmica!




sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta feira 13 !


Você é do tipo que fica apavorado, arrepiado só de ouvir falar que vai ter uma sexta feira 13 no mês? Então, cuide-se! Nada de gato preto e passar debaixo de escada. Hoje é sexta feira 13!!! A numerologia diz que o número 13, é um número irregular, significa infortúnio. E, segundo a crença, Jesus Cristo foi crucificado numa sexta feira. Juntando as duas coisas : sexta feira + 13 = AZAR.
Eu não ligo pra essas superstições. Para mim é um dia como outro qualquer. Tenho que acordar cedo, chegar na clínica antes das 8:30hs, trabalhar, almoçar, trabalhar até às 19:30hs, encontrar meu amor (Ander) e voltar para casa. Salve que lá em casa, sexta é o dia da pizza! Adorrrrrrrrrrroooo! Obaaaaaaaaaaaa! Já para o Zagalo (Mário Jorge Lobo Zagalo) é um dia de sorte, pois tem fixação pelo número 13.
Então hoje, além da pizza vou pegar um DVD do filme "Sexta feira 13". Pra quem não se lembra....
" Depois da suposta morte de seu filho num acampamento de verão, uma mãe começa a matar todos os funcionários. Depois que ela é morta por um dos funcionários sobreviventes, Jason, seu filho, retorna para vingar a mãe."
É ótimo! Um clássico dos anos 80!



Aniversariantes de hoje:
Leonardo (Ogro do Pântano)- meu amigo e irmão
Anderson (Dina) - amigo de infância do meu Amor
Parabéns! Bjs

quinta-feira, 12 de março de 2009

Meme: o que é isso?


Meu Deus! O que é esse tal de meme? Para uma blogueira iniciante como eu, pareceu um bicho de sete cabeças. Fui pesquisar e encontrei a resposta num blog muito interessante: Verdade absoluta. E, para minha surpresa, ontem de manhã quando fui dar uma "sapeada" pelos blogs que acompanho, encontro o selo que uma amiga, a Julis, me enviou. Êhhhhhhhh, Bruxinha!!! Desafio aceito!

O esquema é :

1. Listar 7 coisas que me fazem sorrir.

2. Indicar o selo para 7 blogs que fazem você sorrir.

3. Avisar os blogs indicados que eles receberam o selo.

Então se é assim.....vamos lá!!!!

7 coisas que me fazem sorrir:

1. Meu amor Anderson : Estamos juntos desde 2006. Ele parece sério, mas na verdade é um verdadeiro palhaço. Faz imitações como ninguém, adora falar besteira e quando estamos juntos não há quem segure! É um, tirando sarro do outro.
2.Yasmim, minha sobrinha: Ela tem 4 anos. Moramos longe, quando estamos juntas, é só alegria. Criança é maravilhoso! Cada descoberta, cada brincadeirinha, cada palavra nova me faz sorrir e muito.
3. Assistir ao show do U2 no Morumbi : Me faz sorrir duas vezes. Uma por estar assistindo minha banda preferida e outra por poder estar no estádio do meu time do coração (SPFC).
4. Quando o São Paulo Futebol Clube ganha mais um título : Sou são paulina desde a barriga da mamãe...rsrsrs...E espero que quando eu tiver um filho, ele também seja! Então, vou sorrir ainda mais!
5. Ter amigos de verdade : Amigos que estão perto, outros que moram longe. Aqueles que faz tempo que não vejo, só falo pelo telefone, os que não conheço pessoalmente e só converso pelo msn, enfim, amigos! E ter amigos assim me faz sorrir.
6.Receber a visita dos meus pais ou da minha irmã, Karine:
É bom demais!!! Ambos moram longe. Meus pais em Paranavaí (494km de Curitiba) e a Karine em Foz do Iguaçu (637km de Curitiba). Recebê-los aqui me faz sorrir. Assim posso matar as saudades...
7. Quando vejo que meu trabalho está saindo do jeito que eu quero: radiografias bem feitas, bom atendimento, laudos bem detalhados. Com isso vem o reconhecimento. Só alegria!!! E o sorriso sai fácil!


Existem muito mais coisas nesta vida que me fazem sorrir. Não é à toa
que recebi na faculdade o apelido de "SORRISO".

Aqui vão alguns blogs que me fazem sorrir e aos quais envio o selo. Caso não queiram participar eu vou entender. Está valendo!!!
1. Luiz Modesto Costa
2. Mônica
3.Kelly Jessie
4. JV
5.Andrea
6.Strawberry
7.Paz...

Bjssssssssssssssssss a todos

quarta-feira, 11 de março de 2009

Chocolate, alimento dos deuses





Hoje nossa conversa vai ser deliciosa, Chocolate!!!! Oba!!!!
O chocolate é muito nutritivo, possuí vitaminas, B1, B2, B3, B6, B12, C, E e E1, também proteínas, cálcio, magnésio, ferro, zinco, catequinas (flavonóides) e cafeína. Em nosso organismo libera endorfina, resultando numa sensação de bem estar, felicidade, elevando nosso humor e aliviando a tensão. Além de ser benéfico para o sistema circulatório.
Muitas pessoas não conseguem viver sem esta preciosidade. São os chamados
"chocólatras". Eu ainda não cheguei neste ponto......rsrsrsrsrs....Adoro chocolate, mas consigo ficar um bom tempo sem comer. Para muitas mulheres funciona como um calmante na TPM (tensão pré menstrual), o que diga minha sobrinha postiça, Louh, que ontem apareceu aqui na clínica com uma maravilhosa caixa de bombons. Outras mulheres, quando deprimidas por algum outro motivo recorrem a essa delícia, como se fosse um apoio moral.
Não pensem vocês que apenas as mulheres amam chocolate. Existem muitos homens que apreciam essa maravilha! Agora vem chegando a Páscoa e as lojas já estão lotadas de ovos, coelhinhos, bombons. De vários sabores, o tradicional ao leite, meio amargo, branco, com nozes, amendoim, amêndoas, avelãs e de vários valores. Para todos os gostos e bolsos! Mas, devido ao aumento no preço do cacau, os preços estão cerca de 8% mais caros. Mesmo assim, sempre compramos pelo menos um ovo ou uma caixinha de bombons devido a data. Afinal de contas,nós pobres mortais, não resistimos a esse alimento dos deuses...rsrsrsrs... Vai um chocolate, aí?

terça-feira, 10 de março de 2009

Coisas simples da vida!




Sábado à noite (07/03) eu e o Ander(meu namorido) decidimos descer a serra e ir à praia. Deu a louca! Arrumei nossas coisas rapidamente e o Ander pegou sua prancha de surf. E então, "pé na estrada"!! Saímos de Curitiba às 23:50h, felizes ao som do Coldplay. Chegamos ao Balneário de Shangri-lá por volta da 1h da manhã de domingo.
Ficamos hospedados na casa de um casal de amigos, Anderson (Dina) e Vanessa. Quando acordamos de manhã o dia estava lindo! Sol, calor, propício para curtir uma praia. Eu não podia esquecer do protetor solar é claro! Essa minha pele branca leitosa tem que ser protegida. E, para a alegria do Ander, muita onda para surfar. Nadei, tomei sol e o Ander surfou muito. O pequeno Kaíke, filho dos nossos amigos, parecia um peixinho no mar. Até me lembrei da minha "pequena sereia", Yasmim(sobrinha).
Depois da praia almoçamos muito bem. Um delicioso peixe salteira, assado na grelha , salada tipo vinagrete, maionese e camarão frito. Oh! Vida boa...Pena que tínhamos que voltar. Na volta, pegamos um congestionamento de quase uma hora, mas isso não nos abalou, "no stress". Estávamos, renovados, revigorados, com as almas lavadas! Chegamos a Curitiba, às 21:15h, com aquela vontade de voltar e com a certeza de como é maravilhoso poder curtir as coisas simples da vida! Obrigada, meu Deus!

PS : Trilha sonora do fim de semana: Coldplay - "A Rush of Blood to the Head" - 2002


segunda-feira, 9 de março de 2009

Sobre o Dia das Mulheres

by Leonardo Benites Voidela

Dia das Mulheres, 8 de março!!! Comemoração? Será que temos o que comemorar? Se pensarmos pelos últimos acontecimentos divulgados na internet, jornais e noticiários televisivos: NÃOOOOOOOOO!!!!! Estamos em pleno 2009 e parece que
nada ou quase nada mudou: menina de 9 anos é estuprada pelo padrasto, a jovem Monik é baleada no morro do Boi em Caiobá-PR, a cantora Rihanna é agredida pelo namorado Chris Brown e outras tantas anônimas que sofrem violência doméstica não declarada. E o preconceito e a falta de respeito com a mulher? Quem nunca ouviu alguém dizer : "Só podia ser mulher" , quando viu uma barberagem no trânsito? Muitas mulheres têm melhor qualificação e formação profissional que muitos homens, mas são inferiormente remuneradas. Muitos acham que a mulher só serve para cuidar dos filhos e da casa, não pode dirigir um caminhão ou um ônibus, e sim pilotar o fogão. Só sabe fofocar, só pode ter um belo corpo e nenhum pouco de inteligência. Enganam-se!! Enganam-se e não conseguem deixar o preconceito de lado. Que pena! Pois há muitas mulheres com "corpão" e inteligência, grandes profissionais em áreas exclusivas dos homens, chefes de família. Somos sensíveis sim, mas fracas e bobas não! Queremos conquistar o nosso espaço e não competir, mesmo com gloss, salto alto e escova progressiva!!

sábado, 7 de março de 2009

Instrutor de trânsito


Outro dia comentei que tinha feito curso de instrutora de trânsito. Pois é, neste último ano vivenciei o funcionamento de um CFC (auto escola) e ministrei aulas teóricas tanto para primeira habilitação, quanto para renovação. Pude assim perceber o quanto esta profissão é desgastante e exige sobretudo muito controle emocional. Meu amor Anderson foi instrutor durante 11 anos. E que instrutor!!!!!!!! Nota 1000!
Notei logo que eu não servia para instrutora prática. Acho que eu seria capaz de gritar com o aluno na primeira avançada de sinal ou subida no meio fio.....kkkkkk.... Já pensaram que trauma para o aluno! Uma instrutora descontroladaaaaa!!! Definitivamente não sirvo pra coisa! Mas na teórica foi muito bom. Me diverti muito e conheci pessoas incríveis, maravilhosas!
Uma vez ouvi uma pergunta que foi feita a um instrutor de trânsito, que me fez pensar sobre esta profissão :
" Quantas pessoas você já matou no trânsito?"
O instrutor logo respondeu : "Nenhuma."
Então outra pergunta se fez: " E os alunos que você formou ? Quantas?"
É minha gente, formar um condutor não é fácil! Instrutor de trânsito é uma profissão de altíssima responsabilidade. Talvez não tenha uma formação tão aprofundada e nem uma remuneração `a altura.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Voltando à Radiologia


Passei um ano, ou até um pouco mais sem trabalhar diretamente com paciente. Fiquei fazendo apenas laudos das radiografias na clínica de uma amiga, a Taíla. Até me enveredei por outra área, acreditem! Fiz um curso de instrutora de trânsito para ajudar meu amado Anderson e minha cunhada Nil em seus CFCs (antiga auto escola). Mas, outro dia conto com mais detalhes essa parte....rsrsrs...Desde o dia 16/02/2009 estou numa nova clínica : ORAL NEWS. Estou confiante, animada e sobretudo com muita vontade de trabalhar. O ariano adora desafios!
A Radiologia Odontológica é o que realmente gosto. Muitos amigos dentistas me chamam de " DENTISTA DE DEDO SECO" rsrsrsrs..., só pelo fato de eu não mais clinicar, fazer restaurações, próteses, cirurgia, tratamento endodôntico(o tão temido canal). Amo radiografar, processar o filme, analisar a imagem formada na película radiográfica, fazer o laudo descrevendo cada estrutura, cada dente com suas peculiaridades. Panorâmica, telerradiografias, periapicais, oclusais, ATM (articulação têmporomandibular), carpal, interproximais, esta é a minha praia! Portanto Radiologia aqui estou eu! Voltei! Voltei para ficar!!! (Parece música do Roberto Carlos) rsrsrsrsrs... Radiografando e fazendo laudo!!!!

"Amigo é um irmão que a gente escolhe. " Comecei este blog depois que li um blog de uma amiga. Bateu uma vontade de expressar em palavras meus sentimentos, alegrias, angústias e compartilhar um pouco da minha vida. Essa amiga, não conheço pessoalmente, nem precisa, para poder chamá-la assim: AMIGA.
AMIGO: uma palavra de apenas 5 letras que faz uma grande diferença. Não é colega, nem conhecido, é uma coisa mais profunda, forte, de peso!! É aquela pessoa que você se identifica, podendo ficar tempos sem encontrar, mas quando encontra é maravilhoso. É como se o tempo tivesse parado e iniciado sua evolução exatamente naquele momento.
Ontem encontrei duas amigas, também dentistas, a Angela e a Camila, desde dezembro de 2007 que não as vejo. Que maravilha!!!! Costumo dizer :
" AMIGO É UM IRMÃO QUE A GENTE ESCOLHE".
Obrigada, amigas(os), irmãs(os)!