sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Nacional do Livro

Hoje é comemorado o dia Nacional do Livro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional em 1810. Ler é um hábito que deve ser incentivado desde pequeno. Existem livros até para o banho dos pequenos.

Sou uma “devoradora de livros”! Adoro ler. No momento estou lendo “O Símbolo Perdido’, do Dan Brown. E já tenho mais alguns esperando pra serem lidos na estante de casa. Às vezes leio dois ao mesmo tempo. Livro é um presente que adoro ganhar! Sem falar que o livro faz você viajar, andar por lugares que você nunca esteve, ser testemunha ocular de crimes ou de estórias de vida, conhecer seres que só existem no imaginário daquele escritor. Ler é realmente fascinante!

Minha amiga Julis, do Blog Miss American Pie , me apresentou uma rede social bem interessante, o Skoob, para os amantes da literatura. Vale a pena conferir! Ou melhor , vale a pena RADIOGRAFAR!

livros

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia 25 de outubro

Em 25 de outubro de 1884, através do decreto lei 9311, foi criado o primeiro curso de Odontologia do Brasil, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Salvador. Esta data ficou marcada como o dia do cirurgião-dentista.

De lá pra cá, vejo uma Odontologia voltada para a prevenção e as especialidades. Sem falar na tecnologia que vem com tudo, proporcionando melhor qualidade de materiais e equipamentos. Principalmente na área de Radiologia. E espero daqui pra frente, que os profissionais se valorizem, respeitando sempre o código de ética.

Parabéns aos colegas e amigos cirurgiões-dentistas! Sucesso!

015

imagem : Presente de uma aluna!

sábado, 23 de outubro de 2010

Pelé : 70 anos!

Hoje é o aniversário do maior jogador de futebol da história. Um verdadeiro gênio da bola!

Anos passam, surgem novos jogadores…, mas igual a ele…difícil!!!!

Parabéns, Edson Arantes do Nascimento, PELÉ!!!!!!!!

´pele

foto : Terra

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Efeitos Biológicos da Radiação

simbolo

Quando sabem que sou radiologista, as pessoas logo perguntam sobre os riscos da radiação.

Os efeitos biológicos da radiação estão ligados aos seguintes fatores : quantidade de radiação absorvida, tempo de exposição à radiação, região do corpo que foi exposta, tipo de tecido irradiado, fatores genéticos e ambientais.

Quando o organismo recebe altas doses de radiação é muito provável que apresente danos biológicos. Mas existe um período de latência. O qual pode ser de semanas, meses e anos. As baixas doses podem ficar latentes por até décadas. Cada tipo de célula apresenta uma sensibilidade à radiação. As que são mais sensíveis são consideradas críticas. E os profissionais devem saber reconhecê-las para proteger os seus pacientes. Na Odontologia os tecidos mais críticos, ou seja, mais sensíveis à radiação e podem desenvolver neoplasias são : glândula tireóide, glândulas salivares, seios maxilares, cérebro e medula óssea. Portanto, o uso de protetor de tireóide e avental de chumbo são indispensáveis. Como disse um paciente meu, de apenas 8 anos um dia desses… ”Você não vai colocar o avental de chumbo em mim? É um procedimento legal, não é?”.

No caso de pacientes gestantes, as radiografias odontológicas são consideradas seguras, pois o feixe primário de raios-X é direcionado para a cabeça e pescoço da paciente e não na barriga, onde está o feto. Submetendo o feto apenas à radiação secundária. É recomendado que não se faça radiografias no primeiro trimestre de gestação, principalmente entre a segunda e sexta semanas. Mas, eu aconselho não fazer radiografias em gestantes, exceto em casos estritamente necessários, pois se acontecer alguma coisa com o bebê, a mãe vai lembrar daquela pequena radiografia periapical que fez lá no consultório do dentista, e achar que foi a causa do problema.

Caros colegas, procurem orientar seus pacientes sobre os procedimentos radiográficos a serem realizados e que serão utilizados equipamentos de segurança para protegê-los, bem como técnicas e tempos de exposição suficientes para realizar o diagnóstico com níveis aceitáveis de radiação.

Bibliografia : TSB e ASB – Odontologia de Qualidade. Lobas e col.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

E os visitantes não convidados…

Semanas atrás, todos os dias, por volta das 6:30hs da manhã, temos recebidos aqui em casa alguns visitantes. Visitantes não convidados, pontuais, barulhentos e irriquietos.

Chegam sempre no mesmo horário, batem na janela como se estivessem batendo à porta e se irritam facilmente com algum barulho ou nossa presença. Saem gritanto como loucos, contrariados.

São vaidosos, narcisistas. Adoram se exibir nos espelhos retrovisores do nosso carro. Cada imagem refletida, uma bicada…rsrsrs…Mas, quando se trata de fotografia, preferem ficar no anonimato. Há dias tento fotografá-los…até que domingo, enfim, consegui! Fotografei dois deles. Na verdade eles são em três.

Aí estão dois, dos nossos visitantes não convidados! Os pica-paus!

008

009

domingo, 17 de outubro de 2010

Momento gastronômico parte 7 : Torta Alemã

Hoje, domingo, vou postar aqui uma receita bem fácil e deliciosa de sobremesa.

001

Ingredientes :

  • 3 gemas
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 300 g de açúcar
  • 3 pacotes de biscoito maisena
  • 3 latas de creme de leite sem soro
  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de rum
  • 1 xícara de leite

Preparo :

Bata as gemas com o açúcar e a manteiga. Depois acrescente 2 latas de creme de leite.

Faça uma mistura do leite e do rum e use para molhar os biscoitos. Arrume os biscoitos molhados em uma forma redonda.

Uma camada de biscoito e outra de creme. Terminando com uma camada de biscoito.

Leve a geladeira até endurecer.

Derreta o chocolate e misture uma lata de creme de leite. Depois cubra a torta.

Voltar a geladeira até endurecer.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bar do Alemão

Nesta época do ano, acontece em Blumenau-SC a Oktoberfest. Como eu e o Ander estamos um pouquinho longe, mas gostaríamos de curtir um pouquinho dos sabores da Alemanha, resolvemos ir ao Bar do Alemão, aqui em Curitiba.

Criado em 1979, na rua Claudino dos Santos, 63, no Largo da Ordem, o Bar do Alemão –Schmarzmald é um dos melhores lugares para se tomar um chopp geladinho e saborear a deliciosa culinária alemã. Está sempre cheio, portanto se não quiser esperar por uma mesa é bom chegar cedo.

011

003

foto : eu e o Ander

Para petiscar as porções de salsicha branca (frita) e vermelha (cozida) são deliciosas, sempre acompanhadas com cheiro verde e mostarda. Outra boa pedida é a porção de carne de onça ( carne crua com cebola, apresentadas em broa preta, cobertas com bastante cheiro verde e azeite ).

Para beber o chopp é da Brahma e está sempre geladíssimo. Mas, a bebida tradicional da casa é o Submarino (chopp com uma dose de Steinhäger).

002

foto : porção de Salsicha branca e vermelha

008

foto : carne de onça

007

foto : euzinha, saboreando um chopp escuro

Em Curitiba, não deixem de conhecer este lugar. Recomendadíssimo! É um dos meus favoritos.

Saúde, queridos!

Vale a pena radiografar!

domingo, 10 de outubro de 2010

Filme : Tropa de Elite 2

imagem : Correio 24 horas

Ontem eu e o Ander fomos ao cinema assistir Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro.

Chegamos ao shopping por volta das 21hs, pensando em pegar a sessão das 21:50hs. Pensando…pois quando chegamos para comprar os ingressos, já estava esgotado. Então, compramos para a sessão das 23:45hs.

O filme é muito bom. Dirigido por José Padilha, faz uma excelente crítica ao sistema de segurança do país e a política.Segundo o site Filme B, em apenas 2 dias de exibição, cerca de 700 mil pessoas já assistiram.

Quem ainda não foi assistir, fica a dica.

Vale a pena radiografar!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Solidariedade

Dia das crianças se aproximando, Natal daqui dois meses e meio, resolvemos fazer uma campanha para arrecadar brinquedos e algumas guloseimas para as crianças. A campanha está sendo feita na autoescola, encabeçada pelo instrutor Sérgio, e no Seduc pelos meus alunos do curso de ASB.

Para o dia das crianças, meus alunos arrecadaram guloseimas e pequenos brinquedos que as crianças adoram. Não se esquecendo do lado da prevenção da cárie, é claro. Afinal de contas, comer um docinho pode, só não pode esquecer de higienizar depois. hehehe…Como muitos vão viajar e prolongar o feriado, vamos visitar a creche para entrega dos kits na quarta, dia 13/10.

Quanto aos brinquedos para o Natal, dois lugares serão beneficiados. Um escolhido pelos alunos da autoescola Pilarzinho e outro escolhido pelos alunos do Seduc.

É muito legal ver o quanto as pessoas são solidárias. A cada dia observamos alguma coisa nova nas caixas deixadas nas recepções dos dois lugares. A caixa do Seduc, ficou pequena e teve que ser substituída. Esperamos poder arrecadar muitos brinquedos e depois eu postarei as fotos da entrega aqui.

003

foto : alunos do curso de ASB, preparando kits para o dia das Crianças

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Odontopediatria

A segunda especialidade abordada por mim no curso de ASB, na disciplina de Odontologia e suas epecialidades é a Odontopediatria. Como falar em Odontopediatria e não me lembrar do Blog do tio dentista, do amigo querido Gustavo Camilo.

O livro “TSB e ASB – Odontologia de Qualidade”, diz que a Odontopediatria é uma especialidade que exige muito conhecimento do profissional. Além do conhecimento clínico, é preciso conhecimentos psicológicos. O odontopediatra tem que dominar a Dentística, Endodontia, Cirurgia, Ortodontia, Odontologia Preventiva e a Radiologia.

O paciente do odontopediatra é muito sincero. Não aceita falta de espontaneidade. É preciso conquistá-lo, fazê-lo sentir-se bem, e só assim conquistar sua confiança. Para atender crianças a equipe (dentista, ASB e o TSB) precisa gostar de crianças, ter muita paciência, visando buscar um bom resultado.

Essa especialidade é admirável. E quem quiser saber mais de Odontopediatria, não deixe de passar lá no Blog do tio dentista. Com certeza irá encontrar dicas maravilhosas para mamães e papais internautas cuidarem da saúde dos pequenos. Recomendadíssimo! Inclusive para os meus alunos.

Como sempre digo por aqui…VALE A PENA RADIOGRAFAR!!!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

Onde está você Jack?

Como todas as manhãs, Ander se levanta e vai dar comida ao Jack. Pra quem ainda não conhece, Jack é nosso Pitbull de pouco mais de 1 ano de idade. Era mais ou menos 7:20hs da manhã, quando eu escuto o Ander gritando : “O Jack sumiu! Ele não está em lugar algum!”. Não havia sinal de buraco na tela de proteção e nem arrombamento. Corri para o portão da frente de casa na chuva e ainda de pijama comecei a chamar : “Jack! Jack! Onde está você Jack?”. Olhei para um lado e para o outro e não me contive. Comecei a chorar… Olhei para o fim da rua e vejo Jack na esquina. E quando eu o chamei ele veio correndo.

A medida que o Jack foi se aproximando de mim, percebi que ele estava todo ensanguentado. Chorei ainda mais. Nos arrumamos depressa. Coloquei o Jack no banco de trás do carro e partimos para a autoescola. Enquanto eu ficava organizando tudo por lá, Ander levou o Jack à veterinária.

Segundo a veterinária, Jack apresentava ferimentos característicos de mordidas de um outro cachorro e vários ferimentos provocados pela tela de proteção, a qual também é composta de arame farpado. Receitou alguns medicamentos e fez os curativos. Jack passou o dia muito debilitado. Mal conseguiu abrir a boca para comer. Quieto, sempre deitado, nem parece aquele Jack super agitado que conhecemos.

Ainda não sabemos o que aconteceu realmente. Tudo indica que Jack fugiu atrás de alguma cadela no cio e acabou brigando por ela. Espero que ele se recupere logo e não fuja mais assim. Só de pensar em ficar sem o Jack é muito ruim. Nos apegamos muito a esses bichinhos.

002

003

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

É menina!


Desde quando minha irmã Karine engravidou, minha sobrinha Yasmim dizia que ela ia ganhar uma irmãzinha. Toda vez que ela dizia isso nós ríamos e ficávamos ainda mais ansiosos pela confirmação.
Hoje, minha irmã foi fazer uma ecografia e logo me ligou dizendo : "É menina!!!!!!"
Yasmim, tinha razão. Vai ganhar uma irmã e eu toda coruja, vou ganhar mais uma sobrinha....
Que venha mais uma integrante da família!

glitters

Recad