sexta-feira, 29 de junho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (23)

Radiografia panorâmica - CRC
Neste Imagem Radiográfica da Semana temos uma radiografia panorâmica onde observamos um caso de perda de ângulo e ramo ascendente da mandíbula do lado direito, devido a um câncer bucal.
Paciente do gênero masculino, 71 anos de idade. Eu não vi o paciente, mas segundo relato da técnica, o paciente estava bem debilitado, não conseguia abrir a boca e iria ser submetido a nova cirurgia para tentar reconstruir a parte perdida.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Migração dentária

    Segundo Costa, M. R., a Migração Dentária Patológica (MDP) é a mudança de posição do dente, que ocorre devido ao desequilíbrio dos fatores que mantém a posição fisiológica do mesmo, principalmente devido a problemas periodontais.
    É muito comum encontrar casos de migração dentária. Muitas vezes o paciente relata que aquele dente não estava ali antes e que gostaria de colocar aparelho para corrigir o posicionamento. 
RADIOGRAFIA PANORÂMICA DIGITAL (CIR - CENTRO DA IMAGEM RADIOLÓGICA)
   Na radiografia panorâmica acima, temos um caso de migração do elemento 45.Podemos observar a perda de vários elementos dentais, reabsorção das cristas ósseas alveolares e reabsorção óssea alveolar de forma generalizada.

domingo, 24 de junho de 2012

Momento Gastronômico 11 : Bolo de laranja

Receitinha simples, gostosa, fácil e são necessários poucos ingredientes.


Vamos aos ingredientes :

4 ovos
2 copos de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
2 copos de farinha de trigo
1 copo de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento

Modus operandi :

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve.
Bata a margarina com o açúcar até formar um creme. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e depois o suco de laranja.
Incorpore as claras em neve delicadamente e por último coloque o fermento.
Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos.





sábado, 23 de junho de 2012

Acidente de moto

RADIOGRAFIA PANORÂMICA DIGITAL (CIR - Centro da Imagem Radiológica)
   Paciente jovem, gênero masculino. Chegou a clínica para fazer uma radiografia panorâmica para avaliar o pós-operatório da cirurgia a qual foi submetido para reconstrução de sua face.
   Ao ser questionado pela técnica, ele foi logo dizendo que sofreu um acidente de moto. E que por tudo que estava passando nunca mais voltará a pilotar na vida.
   Na radiografia panorâmica, podemos observar acessórios de fixação interna rígida em vários lugares, incluindo ângulo da mandíbula do lado esquerdo, região de palato duro e seios maxilares e ainda, assoalho das órbitas.
   Infelizmente é grande o número de acidentes com motocicletas. À noite ministro as aulas teóricas de primeira habilitação na autoescola da minha cunhada e vejo que o jovem acha que nada acontece com ele. Pilotar ou dirigir um veículo requer muita atenção e cuidado. De vez em quando levo estas imagens para a sala de aula, tentando quem sabe, uma concientização e mudança de comportamento.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (22)

RADIOGRAFIA PANORÂMICA - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica, onde além de lesões de cárie e rarefações ósseas periapicais, podemos observar raízes supranumerárias nos elementos 34 e 44. Estes elementos normalmente são unirradiculares, apresentam uma única raiz.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Livro : A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón



Simplesmente fantástico! Taí, mais um autor que eu não conhecia e agora acabei virando fã. Acabo de comprar mais dois livros dele : Marina e o recém lançado, O Prisioneiro do Céu (continuação do A Sombra do Vento).
O livro A Sombra do Vento ganhei de uma aluna.  É o primeiro livro do autor espanhol Carlos Ruiz Zafon. A narrativa é eletrizante. Com uma história cheia de mistérios prende o leitor do início ao fim. A cada página um mistério novo e intrigante. Você não consegue parar de ler, quer logo saber o que vai acontecer.   

Sinopse : by Saraiva

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. 

Livro nota 10! "Vale a pena radiografar!"

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (21)

Radiografia panorâmica CIR (Centro da Imagem Radiológica)
   Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica de uma paciente que veio fazer exame radiográfico de rotina. Paciente jovem, gênero feminino.
   Ao analisar a radiografia podemos observar que o elemento 18, encontra-se incluso, em posição horizontal, com a coroa voltada para distal, sugerindo raiz única ou fusionada. Na mesma região, presente na boca, temos um elemento dental supranumerário, microdente.
    O elemento 63, encontra-se retido no arco e o elemento 24 não está presente. Sugerindo uma possível agenesia do mesmo.
    E sobrepondo-se ao elemento 28, temos imagem sugestiva de um elemento supranumerário microdente.
   

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (20)

iatrogenia
radiografia priapical - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia periapical, onde observamos uma prótese parcial fixa nos elementos 37 e 35. No elemento 35, há um pino intracanal (núcleo protético).
No periápice do elemento 35, temos imagem radiolúcida característica de rarefação óssea periapical e imagem sugestiva de fratura radicular. 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sequência de dilaceração radicular

    A dilaceração radicular é a curvatura acentuada da raiz, que pode ter como causa, o trauma na dentição decídua.
 É uma anomalia dentária de desenvolvimento que é diagnosticada em exames radiográficos de rotina. Sendo uma anomalia muito importante para o tratamento endodôntico, cirúrgico e ortodôntico.
Selecionei uma sequência de radiografia periapicais, onde observamos a dilaceração radicular.



Dilaceração radicular no elemento 46
Dilaceração radicular nos elementos 46, 45, 44 e 43

Dilaceração radicular nos elementos 24 e 25
Dilaceração radicular no elemento 15

Dilaceração radicular no elemento 34
Dilaceração radicular nos elementos 34 e 35
Imagens : Radiografias periapicais - CIR - Centro da Imagem Radiológica