domingo, 29 de julho de 2012

Livro : O Código da Vinci, Dan Brown

Assisti ao filme alguns anos atrás e dia desses emprestei o livro do meu tatuador Júlio.
Não pensei que este livro fosse me fazer pensar tanto assim. Inclusive me colocou dúvidas em coisas que sempre acreditei. Quando assisti ao filme, talvez tenha me prendido nas cenas de aventura e ação que não prestei muita atenção na história por trás.

Sinopse : Submarino

 "Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.
Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa Sophie Neveu e Robert Langdon, um simbologista, podem desvendar. Eles viram suspeitos e em detetives enquanto tentam decifrar um intricado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade."

Nota : 10. Sensacional!

 Quem ainda não leu..." Vale a pena radiografar!"

sábado, 28 de julho de 2012

Não basta ser um "siso maldito"...

Radiografia panorâmica digital (CIR - Centro da Imagem Radiológica)
    Nesta radiografia panorâmica observamos os elementos 28, 38 e 48 inclusos. 
    O elemento 48 (terceiro molar inferior direito) incluso, com a coroa voltada para mesial, mas a imagem sugere que há um elemento supranumerário fusionado e com a coroa voltada para distal. 

    É, meus caros amigos, não basta ser "siso maldito" tem que vir acompanhado!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (26)

Radiografia panorâmica digital (CIR - Centro da Imagem Radiológica)

   Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica de um paciente jovem, com aparatologia ortodôntica fixa, que apareceu na clínica para um exame radiográfico de acompanhamento de lesão.
   Ao analisar a radiografia panorâmica, podemos observar uma imagem radiolúcida, circunscrita e bem delimitada, envolta por halo radiopaco. A lesão se estende em altura do terço apical das raízes dos elementos 43 e 44 até cerca de 5 mm do bordo da mandíbula e em largura da proximidade da raiz do elemento 42 à raiz do elemento 45. Sugerindo assim, lesão com aspecto cístico.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do Amigo



Tem uma frase que adoro e gosto sempre de repetir :

"Amigo é um irmão que a gente escolhe."

Para todos os meus amigos. Aqueles de perto, de longe, que conheço pessoalmente, aqueles que ainda não conheço pessoalmente...enfim...
Feliz dia do amigo! 
Obrigada por vocês existirem!
bjssssssssssssssssssssssssssss

terça-feira, 17 de julho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (25)

    Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica de uma paciente que apareceu na clínica para fazer uma documentação ortodôntica. Paciente jovem, gênero feminino.
RADIOGRAFIA PANORÂMICA DIGITAL (CIR-CENTRO DA IMAGEM RADIOLÓGICA)
    Ao analisar a imagem podemos observar a presença de elementos supranumerários, que pela posição ocupada nos arcos, caracterizam-se como quartos molares. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

13 anos de formada

     É, minha gente, tô ficando velha, hein....hehehe. Hoje completo 13 anos de formada.
     Exatamente treze anos atrás, direto do túnel do tempo, eu me formava na VI Turma de Odontologia (Turma Dr. Arnaldo Pinzan) da USC-Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP. 
     Treze anos de Odontologia, destes, já são dez anos dedicados à Radiologia Odontológica. Apesar das pedras no caminho, ainda amo o que faço.
     Parabéns, aos colegas e amigos da VI Turma de Odontologia da USC-Bauru-SP!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock

Hoje é dia Mundial do Rock! A paixão pelo rock herdei do meu pai que é fã de Beatles e Elvis Presley.
Então, nada melhor que neste dia comemorar ouvindo muito Rock n`roll !!!!


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Transposição dental

     A transposição dental é uma anomalia de desenvolvimento onde dentes vizinhos erupcionam em posições "trocadas", ou seja , há um intercâmbio de posições, um dente ocupa o lugar na arcada dentária que costumeiramente é de outro dente.
Não é uma anomalia muito frequente e pode estar ligada a outras anomalias como : agenesia, dentes conóides, lateroversões ou giroversões, entre outras. O gênero feminino é o mais afetado e encontramos mais casos unilaterais no arco superior.
Nesta radiografia panorâmica, temos um caso de transposição num paciente do gênero masculino, na maxila, bilateralmente, envolvendo os elementos  14/13 e 25/23. 
RADIOGRAFIA PANORÂMICA DIGITAL (CIR CENTRO DA IMAGEM RADIOLÓGICA)


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Terminou...

Semana passada vi uma cena que estou tentando apagar da minha memória, mas está difícil.
Quarta feira, estava eu na autoescola onde ministro aulas teóricas para a turma de primeira habilitação, quando por volta das 20:10hs, no intervalo das aulas, escutamos vários estouros. Achei que era algum corinthiano soltando fogos, já que logo mais teria jogo da final da Libertadores da América. Mas, não era. Eram tiros. Cerca de 6 tiros.
Todos tensos, esperamos alguns minutos e dois de meus alunos e meu marido foram verificar. Um deles grita "Tem um corpo caído! Chamem o socorro!". Corri com o telefone na mão e parei diante da vítima. A cena foi tão chocante que paralisei. Mesmo com tantos cursos de primeiros socorros nada consegui fazer. Minhas pernas travaram diante da cena. Um rapaz caído e o sangue jorrando da cabeça.
Do sobrado da frente uma moça com um bebê no colo e uma criança pequena chora e grita : "É o pai da minha filha!". Segundo relatos dela, suas filhas são frutos de relacionamentos diferentes.O pai de uma delas ameaçou o outro caso fosse visitar sua filha. E naquela noite a ameça foi cumprida.
O SIATE chegou minutos depois e ao verificar os batimentos cardíacos da vítima nos confirmou sua morte. Logo depois, viaturas da polícia militar chegaram e assumiram o controle da situação. O rapaz morto tinha 27 anos.O assassino, segundo consta, já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e era procurado pela morte de mais um que aconteceu no ano passado.
Voltei para a autoescola. Terminei minha aula e fui embora. Pra mim, terminou mais um dia de trabalho. E, para aquele pai, terminou sua vida.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (24)

 

















          Radiografias periapicais digitais( CIR - Centro da Imagem Radiológica)

    Este Imagem Radiográfica da Semana quero dedicar aos amigos Marcel Caetano, do blog Endodontia Avançada e Geisson Soares, do blog Pulpite e à amiga Célia Barral, do blog Odontostalgia.
    Temos duas radiografias periapicais digitais, uma realizada com posicionamento para os incisivos inferiores e a outra para canino inferior direito.
     No periápice do elemento 42, temos imagem radiolúcida, bem delimitada, circunscrita, envolta por halo radiopaco, sugerindo uma rarefação óssea periapical com aspecto cístico. A imagem ainda sugere tratamento endodôntico deficiente e perda da coroa.