sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (40)

    Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos mais um caso de agenesia.
    Na radiografia panorâmica abaixo podemos observar que os elementos 75 e 85 encontram-se retidos no arco e que os elementos 35 e 45 estão ausentes, sugerindo assim, agenesia dos mesmos.
agenesia 35 e 45 pan
radiografia panorâmica - CIR - Centro da Imagem Radiológica

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Imunização na Odontologia

    O profissional da área odontológica, por ser um profissional da área da saúde está exposto no seu dia a dia a diversas doenças infecciosas. Portanto, a imunização adequada e sua manutenção é um meio de prevenção. Lembrando que, utilizar corretamente os EPIs durante o atendimento é de suma importância.

    imagem : Sempre Tops
Há doenças que são transmitidas por vias aéreas como : varicela, tuberculose, rubéola, sarampo, gripes (influenzas), etc. Outras são transmitidas pela exposição aos fluidos orgânicos e sangue : AIDS, hepatite B, hepatite C, raiva, etc.
    A imunização deveria ser obrigatória ou pré-requisito para trabalhar na área. É uma proteção tanto para o profissional, quanto para o paciente, reduzindo assim, o risco de transmissão de doenças.
    As principais vacinas recomendadas para a equipe odontológica (ASB, TSB e cirurgião-dentista) são :
  • hepatite B : consiste de 3 doses , sendo a primeira dose na data escolhida,  a segunda dose um mês após e a terceira dose, após 6 meses da primeira.
  • influenza : deve ser feita anualmente.
  • caxumba, rubéola, sarampo : tríplice viral.
  • BCG (tuberculose).
Assim, para a nossa segurança e dos nossos pacientes, vamos dar uma olhada na carteirinha de vacinação e, se necessário, realizar a imunização que falta ou fazer a manutenção.                  

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Livro : Marina, Carlos Ruiz Zafón


É o terceiro livro que leio deste autor. O primeiro foi “A Sombra do Vento” e o segundo foi “O Prisioneiro do Céu”.
Pelo título “Marina”, achei que fosse encontrar uma história de amor, mas em se tratando de Zafón, o romance pode até existir, só que nunca sem uma boa dose de mistérios e aventura.
Sinopse : by Submarino
Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo.
Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.
Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos.

Lindo! Simplesmente, lindo. Não consigo encontrar palavras para definir o que achei deste livro.
Mais uma vez Zafón soube me deixar curiosa, me fazendo querer logo saber o que está por acontecer na próxima página. Nota 10 ! Virei fã incondicional de Carlos Ruiz Zafón.
“Vale a pena radiografar!”

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diagnóstico das lesões cariosas

    O Streptococcus mutans é um dos agentes causadores da doença cárie. Faz parte da placa bacteriana e é uma bactéria acidófila (vive em PH baixo) e acidogênica (metaboliza açúcares).
crie 48 e 47
                                Radiografia panorâmica
     Radiograficamente a lesão cariosa se apresenta através de áreas radiolúcidas nas coroas dos elementos dentários. Muitas vezes as lesões cariosas não apresentam cavitações, ou seja, sinais clínicos, mas a doença já pode estar instalada, sendo diagnosticada através de exames complementares como o exame radiográfico.
47 crie periapical
                  Radiografia periapical
    Existem várias técnicas onde podemos observar as lesões cariosas, mas a radiografia interproximal é uma técnica utilizada para diagnosticar lesões nas faces proximais dos dentes.
crie 47 interproximal
                   Radiografia interproximal
    As radiografias são exames auxiliares no combate a doença cárie. De baixo custo, fácil e rápida execução deve ser solicitada sempre que necessário para fechar o diagnóstico e planejar o tratamento.
PS : Radiografias CIR – CENTRO DA IMAGEM RADIOLÓGICA

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Momento Gastronômico 12 : Torta Holandesa

009
Ingredientes para a massa :
  • 1 pacote de bolacha maisena
  • 200g de margarina sem sal e gelada 
  • para decorar, 1 pacote de biscoito tipo Calipso
Bata os biscoitos no processador ou liquidificador até virar um farelo. Misture a margarina e em seguida despeje numa forma de aro removível e forre todo o fundo, pressionando bem.
Nas laterais, passe óleo e coloque os biscoitos tipo Calipso. Reserve.
Ingredientes para o creme :
  • 250g de margarina sem sal e gelada
  • 200g de açúcar
  • 1 caixinha de leite condensado
  • essência de baunilha
  • 600ml de creme de leite gelado
Na batedeira bata a margarina e o açúcar até obter um creme branco. Adicione o leite condensado e continue batendo. Junte o creme de leite e mexa bem. Acrescente a essência de baunilha. Despeje sobre a massa e leve congelador por duas horas.
Ingredientes para a cobertura :
  • 200g de chocolate meio amargo
  • 1 caixinha de creme de leite
Derreta o chocolate em banho maria ou microondas. Leve o creme de leite ao fogo até começar a ferver. Coloque o creme de leite em cima do chocolate e aguarde uns 3 minutos. Despeje em cima do creme e volte ao congelador.
Desenforme e decore com creme de leite .

Esta receita é um pouquinho demorada, mas bem fácil de fazer. Fica uma  delícia!
“Vale a pena radiografar!”

domingo, 25 de novembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (39)

cisto mandbula pan
    Neste Imagem Radiográfica da Semana, apresentamos uma radiografia panorâmica de um paciente com solicitação deste tipo de exame para avaliação de rotina.
     Ao analisarmos a radiografia observamos uma imagem radiolúcida, delimitada por halo radiopaco na região de ramo ascendente e ângulo da mandíbula do lado direito, sugestiva de cisto. 

   Pena que muitas vezes não temos o acompanhamento do tratamento dos pacientes.

domingo, 18 de novembro de 2012

Livro : Água para Elefantes, Sara Gruen


013
    Terminei de ler este livro semana passada. Como sempre, leio primeiro o livro para depois ver o filme.

Sinopse : by Submarino
“Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.”


    Gosto de livro com mistérios, clima de suspense que me faz querer virar logo para a próxima página afim de saber o que vai acontecer.
    Infelizmente, “Água para elefantes” não me prendeu. Achei muitas vezes que fiquei lendo várias páginas com a sensação de não sair do lugar, sem um pingo de entusiasmo. Nota : 6,0.
    Pela primeira vez gostei mais do filme que do livro. O filme deu à história um dinamismo que o livro não tem. Alguns personagens foram cortados, mas a história foi mantida. 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (38)

   Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos a radiografia panorâmica de um paciente com solicitação deste tipo de exame para controle de pós-operatório de exodontia de terceiros molares.
fenmeno de reteno de muco pan
Radiografia panorâmica digital - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
    Ao analisarmos a radiografia podemos observar a presença de opacidade circunscrita, em forma de cúpula, no seio maxilar direito. Sugerindo assim, um caso de fenômeno de retenção de muco.
    O fenômeno de retenção de muco do seio maxilar, também conhecido como cisto mucoso benigno do seio maxilar é uma lesão benigna, pode aparecer bilateralmente e é assintomática. Raramente o paciente apresenta desconforto nesta região.
    A remoção cirúrgica se faz desnecessária, já que, desaparece com o tempo ou permanece inerte.  O tratamento sugerido é a proservação.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Palestra de Primeiros Socorros

   Hoje na minha aula de Primeiros Socorros no curso de ASB, tive a satisfação de receber como palestrante uma ex-aluna.
   Esta minha ex-aluna é motorista socorrista do SAMU em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) e juntamente com sua equipe aceitou meu convite para passar um pouquinho do seu conhecimento para meus alunos do curso de ASB.
      A palestra foi um sucesso! Enriqueceu o conteúdo da disciplina e nos trouxe novidades na área de Primeiros Socorros.
      Fiquei muito agradecida e orgulhosa da minha aluna. É muito bom ver as pessoas que gostam de estudar e estão sempre procurando crescer.


Parabéns, Aliete! Parabéns a sua equipe!
bjsssssssssssss

domingo, 11 de novembro de 2012

Acompanhamento de lesão radiolúcida

   Este paciente apresenta uma lesão radiolúcida, envolta por halo radiopaco na região de prés-molares e canino inferiores direito, sugestiva de cisto.
primeira radiografia :
leso radiolcida pan inicial
   A cada 6 meses o paciente retorna`a clinica para que possamos fazer uma radiografia para acompanhamento da lesão.
segunda radiografia :
leso radiolcida pan intermediria
   Notamos uma pequena diminuição do tamanho da lesão na segunda radiografia panorâmica.
terceira radiografia :
leso radiolcida pan   recente
   E, na última radiografia panorâmica além da diminuição de tamanho da lesão constatada anteriormente, podemos observar discreta formação óssea.

PS : Radiografias panorâmicas clínica CIR - Centro da Imagem Radiológica

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Obrigada, Röentgen!

    Hoje, dia 8 de novembro de 2012 faz 117 anos que o físico alemão Wilhelm Conrad Röentgen descobriu os Raios-X.
    Graças a sua descoberta muita coisa mudou na área da saúde, sobretudo no diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades.
Sou suspeita para falar deste grande cientista, o qual só tenho que agradecer.
Obrigada, Röentgen!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (37)

radiografia panorâmica CIR - (Centro da Imagem Radiológica)

    Neste Imagem Radiográfica da Semana temos imagem de um elemento incluso na região anterior da maxila, com a coroa no sentido oposto ao rebordo alveolar, inclinado para distal. Pelo tamanho da coroa sugere um pré-molar, provavelmente o elemento 14 ou 15. Pena que não temos o histórico clínico do paciente.
   E observamos também que o elemento 38, ainda permanece incluso, mésioangulado e suas raízes sugerem relação de normalidade com o canal mandibular. Já que podemos observar os limites do mesmo (duas linhas finas, radiopacas e paralelas) ao cruzá-las.