domingo, 30 de dezembro de 2012

Balanço de 2012

       
    Nossa! Muita coisa aconteceu em 2012…
    Pra começar o ano, logo no dia primeiro estávamos em Foz do Iguaçú e só descobrimos o cancelamento do nosso vôo de retorno a Curitiba, no aeroporto. Uma vigem com duração de 45 minutos acabou durando o dia todo.
    Nosso Carnaval foi um dos melhores. Curtimos a natureza em uma pousada entre Antonina e Morretes.
    Pessoas queridas se foram. Perdi meu sogro, depois de uma luta incessante contra uma bactéria super resistente. Nosso grupo de dentistas da internet, perdeu um dos seus membros, o @Dr_Rod, Rodolfo Reis Modesto, num acidente de moto no Rio Grande do Sul. Também num acidente de moto, um ex-aluno se foi. Que ironia a minha…O trânsito que é uma das minhas fontes de renda também me fez perder.
    Eu e Ander completamos seis anos juntos e um dos nossos sonhos começou a sair do papel. Pena que não ficou pronta para o Natal, mas quem sabe no fim de janeiro já estaremos na casa nova.
    Passamos a Páscoa em Paranavaí na casa dos meus pais queridos. Fazia tempo que não íamos a minha cidade natal. Muita coisa mudou por lá e para melhor.
    Formei duas turmas de ASB (Auxiliar em Saúde Bucal) e muitas turmas na autoescola. Muitos já estão trabalhando na área e outros conseguiram sua tão sonhada permissão para dirigir.
    Trabalhei muito, muito mesmo, três turnos : de manhã na clínica CIR, à tarde no curso de ASB do Seduc e à noite, na autoescola. Haja fôlego! Acordando 6:30hs e retornando para casa às 21:30hs.
    Fiz mais uma tatuagem e desta vez no pé. Essa doeu….kkkkkk.
    Li muito. Este ano me superei. Um livro por mês.
    Conheci pessoalmente a querida Ana Tokunaga, do blog Medo de Dentista. Encantadora! Só aumentou minha admiração. Falando em amiga, curti muito os amigos mais próximos. Ri muito e me diverti muito. 
    Meu primo Reinaldo retornou ao Brasil depois de anos morando na Espanha. Que delícia poder reencontrá-lo!
    Meu time, o Glorioso Tricolor Paulista foi campeão da Copa Sulamericana. Só alegria!
    Pelo que notei neste balanço, 2012 teve muita coisa boa. Só tenho que agradecer e esperar por um 2013 ainda melhor.
   

sábado, 29 de dezembro de 2012

Livro : Queimada, P. C. Kast e Kristin Cast


    Sou fã desta série e este é o sétimo livro.
    Neste livro, Zoey teve sua alma despedaçada com a morte de Heath, seu grande amor de infância. E a história toda se passa na tentativa de trazê-la de volta.
    Em “Queimada”, cada capítulo é narrado por um determinado personagem, que conta de acordo com sua visão o que se passa enquanto Zoey está ausente e o que fazer para ajudá-la a voltar.
Sinopse :
Em Queimada, as coisas se tornaram negras na House of Night. A alma de Zoey Redbird se despedaçou. Com tudo o que ela acreditava caindo aos pedaços, e um coração despedaçado fazendo com que ela queira ficar no Otherworld para sempre, Zoey está rapidamente desaparecendo. Está sendo mais e mais duvidoso que ela consiga se trazer de volta a tempo de se juntar aos seus amigos e colocar o mundo de volta do jeito que deve ser. Sendo a única pessoa viva que consegue alcançá-la,Stark deve achar uma forma de ir até ela. Mas como? Ele vai ter que morrer para fazer isso, isso é o que Alto Conselho dos Vampiros estipula. E então, Zoey desistirá com certeza. Só há mais 7 dias¿
Stevie Rae, amiga de Z quer ajudar, o problema é que ela tem seus próprios problemas massivos. Os estudantes vermelhos arruaceiros estão agindo, e dessa vez nem Stevie Rae poderá protegê-los das conseqüências. O tipo-namorado dela, Dallas, é um doce mas muito enxerido pro seu próprio bem. A verdade é, Stevie Rae está escondendo um segredo que pode ser a chave para conseguir trazer Zoey de volta, mas também ameaça explodir seu mundo inteiro.
No meio dessa bagunça toda tem Afrodite: ex-estudante, super gatinha, uma bruxa total do inferno (e orgulhosa disso). Ela sempre foi abençoada (se puder chamar assim) com visões que podem revelar o futuro, mas agora parece que Nyx decidiu falar através dela com a voz da própria Deusa, ela queira ou não. A lealdade de Afrodite pode balançar para vários lados, mas agora o destino de Zoey se encontra nesse balanço.
Três garotas brincando com fogo... se elas não se cuidarem, todos irão se queimar!

É uma série que amo e fico louca para ler o próximo livro.
“Queimada” não é um dos melhores da série, mas gostei. Nota : 9,0.
“Vale a pena radiografar!”

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (43)

    Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica de um paciente que chegou à clínica para exame radiográfico de rotina.
odontoma complexo
    Ao analisarmos a radiografia panorâmica observamos a presença de uma área de maior densidade radiopaca na região anterior. Então, como complemento realizamos duas radiografias periapicais : uma orto radial e a outra disto radial.
orto radial :
odontoma compleco periapical
disto radial :
odontoma complexo periapical 2
    Assim, podemos constatar a presença de uma massa radiopaca, envolta por área radiolúcida, e delimitada por halo radiopaco, característico de odontoma complexo. Cujo tratamento é cirúrgico com análise histopatológica.

PS : Radiografias – Clínica CIR- Centro da Imagem Radiológica

sábado, 22 de dezembro de 2012

Dente solitário

dente solitrio
Radiografia panorâmica CIR( Centro da Imagem Radiológica)
    Paciente seria desdentado total se não fosse por este dente…

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mudanças na Lei Seca

    A partir de hoje, entram em vigor as mudanças na Lei Seca. Nestas novas regras o motorista mesmo que se recusar a fazer o teste do bafômetro poderá ser punido.
    O agente de trânsito poderá produzir outras provas como fotos, vídeos e ouvir testemunhas que constatem o estado de embriaguez do condutor. E o mesmo também poderá ser testemunha. Acabou com aquela história de “Não vou fazer o teste do bafômetro, pois não vou produzir provas contra mim mesmo”.
   A pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) continua a mesma : 7 pontos. O valor da multa que antes era de R$957,70 passará a ser de R$1915,40 e, se houver reincidência o valor dobra. A suspensão do direito de dirigir por um ano continua, além de recolhimento da habilitação e apreensão do veículo.
    Antes destas mudanças era crime de trânsito o motorista que dirigia com mais de 6dg/L de álcool no sangue. Com estas novas regras passa a ser crime de trânsito dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, independente do valor, já que outras provas serão válidas. Mas, o motorista pode fazer uma contraprova.
    Esperamos que a lei seja cumprida.  Estamos cansados de ver pessoas se aproveitando da brecha que havia na lei e não serem punidas.

Imagem : Webmotors

Agenesia de incisivos centrais

    A agenesia é uma anomalia de desenvolvimento bastante comum. Sua etiologia pode estar relacionada a fatores genéticos e fatores ambientais como rubéola, traumas, uso de medicamentos, quimioterapia, radioterapia, entre outros.
    Pode ser classificada em hipodontia (menos de 6 dentes ausentes), oligodontia (mais de 6 dentes ausentes) e anodontia (todos os dentes ausentes).
    Nas radiografias abaixo, temos uma caso sugestivo de agenesia do tipo hipodontia, dos incisivos centrais inferiores (elementos 31 e 41). Os elementos 71 e 81, encontram-se retidos no arco e suas raízes apresentam-se em fase bastante avançada de rizólise.
agenesia 31 e 41 pan
radiografia panorâmica


agenesia 31 e 41 periapical
radiografia periapical
Obs : Radiografias CIR – (Centro da Imagem Radiológica)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (42)

    Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica, onde destacamos a presença de um elemento incluso, na região de ramo ascendente da mandíbula do lado esquerdo.
    Pelo formato de sua coroa, parece se tratar do elemento 35. 
dente incluso ramo ascendente esquerdo




dente incluso ramo ascendente esquerdo close
Imagens : Clinica CIR -( Centro da Imagem Radiológica)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Livro : Rei Artur, Allan Massie

    Segundo livro de uma trilogia sobre a Idade Média. Não li o primeiro, mas nada me impediu de ler o segundo. Portanto, cada livro pode ser lido em qualquer ordem.
    Comprei este livro pelo título. Adoro histórias do rei Artur, Merlim, excalibur e dos cavaleiros da Távola Redonda.
    Neste livro Massie conta a trajetória de Artur, desde a retirada de encaliu da pedra até sua morte, baseando-se em relatos de Michael Scott (astrólogo e sábio medieval).


Sinopse : by Submarino
As aventuras do homem que criou a Távola Redonda e as leis da cavalaria já eram lendárias no século XIII. Desde então, a história do rei Artur tem sido narrada por muitos autores, e de muitas maneiras diferentes. Nesta versão, o renomado romancista Allan Massie reproduz, com um sabor especial para o leitor moderno, a narrativa que o sábio e astrólogo medieval Michael Scott fazia ao seu aluno Frederico II de Hohenstaufen (1194-1250) - o imperador do Sacro Império Romano.
O autor nos leva à Idade Media, mostra seus códigos de honra, suas disputas e seus pecados. Detalha a saga de Artur para chegar a rei da Inglaterra depois de retirar de uma pedra a Excalibur, espada mágica que o acompanhou até o fim da vida. Mais do que o patrono da cavalaria, Artur emerge nesta obra como um soberano humanista, preocupado com seus semelhantes, dedicado a unir seu reino e manter a paz.
Rei Artur oferece uma viagem por uma época violenta, conturbada, singular e fascinante. O texto de Massie faz do leitor testemunha dos costumes e batalhas que marcaram a trajetória desta figura lendária.

Achei interessante o relato sobre a origem de Merlim, o qual prepara Artur para ser rei. Mas, acho que o autor conseguiu tirar um pouco do encanto do rei Artur.
Pra mim nota 7,0.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (41)

incisura da mandbula
radiografia panorâmica - CIR - Centro da Imagem Radiológica
    Paciente jovem, em fase de crescimento, apareceu na clínica acompanhada de sua mãe com solicitação de radiografia panorâmica com finalidade de rotina odontológica.
    Ao analisar a radiografia podemos observar que a região de incisura da mandíbula do lado direito, apresenta-se com assimetria em relação ao lado esquerdo. Como se houvesse um “recorte”‘ em forma de “V”.
    Paciente não relata sintomatologia dolorosa, mas observa-se uma ligeira assimetria de face.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Adeus, Niemeyer.

    Morreu ontem no Rio de Janeiro um dos maiores arquitetos do mundo. Um gênio, um artista, um homem simples como ele mesmo se definia. Um homem que amava sua família, seus amigos e seu trabalho. Niemeyer nos deixou aos 104 anos devido a uma insuficiência respiratória.

    Dentre suas inúmeras obras está o MON, Museu Oscar Niemeyer, inaugurado em Curitiba em 2002  que para homenageá-lo durante esta sexta (07) e sábado (08) a entrada será gratuita. E uma das exposições que permanecerá até fevereiro de 2013 é “Di Cavalcanti, Brasil e Modernismo”.


Niemeyer se foi. Mas, suas obras continuam por aí embelezando e encantando as cidades pelo Brasil e mundo a fora.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Filme : O Menino do Pijama Listrado

    O filme é de 2008, baseado no livro do autor John Boyne, que eu ainda não li, e a história se passa na Alemanha durante a segunda guerra mundial.

    O menino Bruno se muda com sua família de Berlim, pois seu pai um comandante nazista passa a trabalhar num campo de concentração. 
    Sem saber o verdadeiro trabalho de seu pai e sem muito o que fazer naquele lugar, Bruno começa a explorar as redondezas e encontra Schmuel, um garoto judeu de sua idade. Bruno e Schmuel começam uma amizade. 
imagem : Folha de São Paulo
 Uma história linda de amizade, mostrando além do preconceito e dos horrores da guerra e do nazismo.
Triste, mas que "Vale a pena radiografar!"
Fiquei com muita vontade de ler o livro.