sexta-feira, 8 de maio de 2009

Meu primeiro paciente




O amigo JV, do Blog do Dentista, me fez lembrar do primeiro paciente que atendi, logo que me formei em 1999. Era um garotinho de 4 anos que nunca tinha ido ao dentista. Ele apareceu no fim da tarde, acompanhado de sua mãe.
Nas primeiras consultas a mãe entrou junto. Na primeira, fiz anamnese e apresentei o equipo para ele. Mostrei como funcionava a cadeira, o refletor, o sugador, a seringa tríplice. Aquela adequação...O garoto só ficava me olhando, com cara de poucos amigos, como se eu fosse "a torturadora de criancinhas".
Na consulta seguinte, ele já tinha uma tática pronta. Todo procedimento que eu ia iniciar, ele começava a tossir, tentando vomitar. Imaginando que se vomitasse a mãe o levaria embora. Fiz um procedimento rápido e encerrei aquela sessão.
Em outra consulta, eu resolvi fazer um procedimento um pouco mais demorado. E o paciente, começou a tossir. Tossiu tanto que vomitou em mim. Lavando a cadeira, a roupa dele e meu jaleco. Socorro!!!!! Meu jaleco já era! A mãe mais que depressa quis levá-lo embora. Eu a chamei num canto e a orientei a levá-lo ao banheiro para limpá-lo e que depois voltasse a cadeira. Expliquei que se ela o levasse embora naquele momento, ele sempre iria vomitar para poder ir para casa. A mãe concordou.
Quando o paciente voltou, estava com uma carinha péssima. Queria me matar com o olhar....rsrsrs... Sentou-se na cadeira e eu reiniciei o tratamento. Procurei ser breve e em seguida o dispensei.

Fui embora com uma dor de cabeça, um jaleco vomitado e uma sensação de ter sido atropelada por um caminhão...Mas valeu! Depois disso, nunca mais ele tossiu e conseguimos concluir o tratamento......

5 comentários:

  1. menina e qdo esse tipo de situação é com adulto? pq conhece um monte de gente grande que tem pavor de dentista, mas com certeza, mesmo com os medos do garotinho vc fez um bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga,vc mostrou controle e paciência! me fez lembrar tb de uma paciente ,adulta, que vomitou na minha perna...rsrsr,bem,assunto pra mais um post no meu blog! obrigado por compartilhar! abraçoss

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um aluno com este mesmo comportamento. Toda vez que a escola planeja um evento onde eles têm que passar a noite por lá, ele já começa com estas cenas de vômito (não sei a tática para ele conseguir isso, porque consegue!). Ele começa a espumar pela boca como se tivesse com raiva, segundos depois, se você não entrar em contato com a mãe (com a esperança de que ela vá buscá-lo), ele manda pra fora toda aquele massa fedorenta dele kkkk A mãe já havia me alertado (também era professora da escola, na época), então fiz o papel do contra com ele. Passou o evento, pararam os "vômitos" instantâneos kkk Vivendo e aprendendo.

    @Celitu

    ResponderExcluir
  4. Minha gravidinha linda,tudo bem?Desde o seu primeiro clinte você mostrou que será uma boa mãe.Beijos, lindinha.

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrs, minha primeira paciente foi uma menina de 13 anos. Não sei se eu tinha mais medo dela ou ela de mim!!! Restaurei um molar e ganhei uma caneta de presente.
    Como diz o ditado popular, a primeira a gente nunca esquece.

    :-)

    ResponderExcluir