quarta-feira, 8 de junho de 2011

Melhor transporte público do Brasil? Será?

imagem : "Ligeirinho" Inter II

Sempre ouço dizer que Curitiba tem o melhor transporte público do Brasil. E desde que me mudei para cá em 2004, nunca tinha sentido na pele o que grande parte da população da capital paranaense enfrenta todos os dias.
Hoje fui ministrar aula prática sobre materiais dentários na clínica da instituição, que fica no bairro do Portão. Fui de ônibus, por volta das 12:40hs. Para ir do bairro Pilarzinho na região norte de Curitiba para o bairro Portão, peguei dois ônibus. O primeiro, um veículo articulado, linha Interbairros II, havia bancos de sobra para os passageiros sentarem. Quando cheguei no terminal do Campina do Siqueira, mudei de ônibus, peguei o Inter II, popularmente conhecido como "ligeirinho". Neste fiquei em pé, tentando me equilibrar no pequeno espaço entre muitos passageiros que assim como eu, só queriam chegar aos seus locais de trabalho.
Quando cheguei ao Terminal do Portão, quase não consegui descer, pois muita gente entrava no ônibus e poucos desciam. Foi difícil chegar até a porta para poder desembarcar. Isso era aproximadamente 13:20hs.
Na volta, a situação foi ainda pior. Fim de tarde, 17hs, só consegui entrar no segundo Inter II, que passou. Lotado, percebi que muitos passageiros nem conseguiam algum lugar para segurar, seguiam apoiados uns aos outros. Segurei como pude, com apenas um dos braços, já que no outro, estava o peso da minha bolsa.Crianças, idosos, jovens, trabalhadores todos pendurados como se fossem carnes nos ganchos de um frigorífico. Por vezes o motorista até parecia estar dirigindo um caminhão carregado de bois, tamanha era sua falta de cautela e zêlo com os passageiros. Demorei cerca de uma hora para chegar ao meu destino.
As autoridades responsáveis dizem que mais ônibus estão sendo colocados em circulação. Os motoristas dizem que a cobrança para cumprirem o horário é muito grande, justificando a maneira de dirigir ( ou será pilotar?). E a população continua sofrendo com poucos ônibus e lotações, mesmo fora dos horários de pico e ainda sendo conduzidos por motoristas imprudentes.
Se aqui em Curitiba temos o melhor transporte público do Brasil, fico pensando como será o pior.
imagem : Interbairros II

7 comentários:

  1. Bahhh Kellen,

    Eu acreditava nisso sabia! Me causa espanto esse teu relato, mas contra fatos não há argumentos!!
    Bjoo e bom find!

    ResponderExcluir
  2. Oláá!!

    Sou do interior de SP, e posso te dizer com certeza que o transporte publico de Curitiba é muito bom, comprado com o resto.... Agora vc imagina só o resto.....haushaus

    abraçoss!

    ResponderExcluir
  3. Pode ter sido o melhor nos anos 70 e 80. Quem acredita que continua sendo nunca entrou num Santa Cândida-Pinheirinho às 18h, 18h30. É melhor que o de Brasília, sem dúvida, mas muito pior que o do Rio, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Se é o melhor, eu tenho muita dó do pior!!!!
    Isso que você nem citou a demora esperando os malditos ônibus. Hoje fui pegar um ônibus as 17:20, esperei uma hora, ai liguei pra prefeitura (156) e ele me disseram que esse ônibus (C. da Imbuia/Parque Barigui) só circula até as 15:30. Tem sentido um negócio desse? No horário que você mais precisa de um ônibus, você não tem. Isso é um incentivo as pessoas comprarem carros.

    ResponderExcluir
  5. Ola. Se o de Curitiba é melhor, eu tenho muito dó do pior. Sou curitibano e hoje as 17:20 fui pegar um ônibus (C. da Imbuia/Parque Barigui) e fiquei esperando por mais de 1 hora, logo resolvi ligar pra prefeitura (156) ai me disseram que este ônibus para de circular as 17:30. E eu pergunto: qual sentido de parar de circular um ônibus no horário que as pessoas mais precisam (horário de pico)? Abraço

    ResponderExcluir
  6. aqui o onibus é apertado mais tem espaço para todos, ao contrario das outras cidades que visitei, que tinha que esperar dois ou mais onibus para conseguir embarcar, e outra, horario de pico, em qualquer cidade grande é um inferno!

    ResponderExcluir
  7. Quem quiser acreditar em lobby de político e de empresa de ônibus se contente com o sistema, mas tive aí algumas vezes e o sistema me pareceu limpo, organizado mas bastante lento, penso que já era ora de buscar uma alternativa mais rápida como o metrô ou VLT(Veículo leve sobre trilhos)

    ResponderExcluir