quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeção Anterior (P.A.) de Waters

imagem : P.A. de Waters (Robras Radiologia)

Uma das técnicas que nos permite a análise do terço médio da face, deixando livre os seios maxilares, já que projeta a porção petrosa do temporal sobre a mandíbula, é a Projeção Anterior do Seio Maxilar, conhecida como Projeção de Waters.
É indicada para pesquisar sinusites maxilares, local
izar corpos estranhos, fragmentos de raízes e dentes no interior do seio maxilar, localização de fraturas na região da maxila e também pesquisa de áreas patológicas.
Entre os reparos anatômicos que podemos observar nesta radiografia temos : seio frontal, órbitas, fossa nasal, seios maxilares, seio esfenoidal, face escamozigomática da asa maior do esfenóide, osso zigomático, rebordo infraorbitário, porção petrosa do temporal, septo nasal, processo condilar da vértebra áxis e mandíbula.
O paciente deve estar posicionado
perpendicular ao plano horizontal, com o mento encostado no chassi e o ápice nasal afastado de 1,5 a 4 cm do chassi. O chassi também deve estar posicionado perpendicular ao plano horizontal. E a angulação utilizada é de 0° vertical e 90° horizontal. O feixe de raios-X centrais é direcionado ao ponto dado pelo traçado da linha tangencial à borda inferior da órbita.
Uma radiografia muito interessante, tem muitas indicações e de fácil execução.
Existem modificações da técnica, onde o paciente é posicionado com a boca aberta, mais indicado para observar seios maxilares e frontais.


Fonte : Apostila APCD Campinas

2 comentários:

  1. caro colega, submeti uma paciente em um estudo radiográfico de face, pois suspeitava de sinusite. ao analisar percebi no terço médio da face que os seios estavam com pouca penetração de raio x mostrando seios normais, mas os seios frontais opacos, idêntico da imagem postada acima. agora lê pergunto, os seios frontais tem uma opacidade aumentada normal em relação aos dos seios maxilares e esfenoidais? ou são pretos como outros seios. sou médico recém formado, meu CRM está em andamento ainda, tal paciente é minha irmã. minha HD é sinusite frontal crônica, pois apresenta tosse noturna há mais de dois meses associada a quadros de esporádicos de obstrução nasal e coriza

    ResponderExcluir
  2. Caro Dr. Albino,
    Assim como os demais seios da face é ideal que o seio frontal se apresente com imagem radiolúcida ("preta"). Quando observamos opacidade podemos sim suspeitar de sinusite. E ainda mais com a sintomatologia apresentada pela sua paciente, acredito estar no caminho certo de diagnóstico.
    Obrigada pela visita!
    bj

    ResponderExcluir