sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Agenesia dental


Agenesia dental é uma anomalia de desenvolvimento muito frequente. Quando esta anomalia atinge poucos dentes é chamada de Oligodontia, quando todos os dentes são afetados é chamada de Anodontia e quando apenas um dente é afetado é chamada de Hipodontia.
Caracteriza-se pela ausência de um ou mais dentes, geralmente o último dente de cada grupo (incisivos lateral superior, segundo pré-molar inferior e terceiro molar). A radiografia panorâmica é um exame essencial para o diagnóstico da agenesia, já que com este tipo de radiografia temos a visão de todo complexo maxilomandibular. imagens : CIR (Centro da Imagem Radiológica)
Entre os dentes m
ais afetados temos os terceiros molares, seguidos dos segundos pré-molares inferiores e incisivos laterais superiores. Quanto a etiologia desta anomalia, muitos autores sugerem que esteja ligada à fatores genéticos, síndromes.

Outros blogs de Odontologia também já abordaram este assunto :
Vida de dentista

Ortodontia Contemporânea

Odontologia Forense

2 comentários:

  1. eita, é cada coisa, né?

    Uma ótima semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. Nuss! Esta semana veio um paciente de 12 anos com agenesia de todos os posteriores e mordida cruzada anterior. E ela me pergunta: Tem conserto Doutor? :(

    ResponderExcluir