quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Talon Cúspide

Radiografia panorâmica - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
        Paciente jovem, gênero masculino, apareceu na clínica com solicitação de documentação ortodôntica. Ao analisar as radiografias e fotos deste paciente, observamos a presença de uma cúspide supranumerária na face palatina, na região de cíngulo (proeminência de esmalte, encontrada na face palatina dos dentes anteriores) dos elementos 12 e 22.
foto oclusal da maxila onde observamos cúspide supranumerária na face palatina dos elementos 12 e 22

       Radiograficamente, tanto na radiografia panorâmica, quanto na periapical, podemos observar duas linhas radiopacas, em forma de "V", com aspecto de dentina e esmalte normais, que se estendem da cervical para a margem incisal, sobrepondo-se à coroa dos elementos 12 e 22. Assim como descritos por GONÇALVES, M.P.; IMPARATO, J.C.P.; WANDERLEY, M. T., em um artigo publicado na JBP, sobre Talon Cúspide.
radiografia periapical - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
       Talon Cúspide é uma anomalia de desenvolvimento, onde os dentes anteriores (incisivos) apresentam uma cúspide supranumerária. Acomete com mais frequência o gênero masculino, nas duas dentições, principalmente os dentes anteriores da maxila. Deve ser diagnósticada para evitar problemas como lesões de cárie, má-oclusão, problemas periodontais, estéticos entre outros.
      

2 comentários:

  1. Olá Kellen, ando pesquisando sobre a cúspide talão, mas tenho obtido poucas informações. Tenho uma ocorrência de cúspide talão muito semelhante ao dente 22 mostrada na foto, e justamente no meu dente 22. Não sou dentista, mas até hoje ninguém tirou a minha dúvida que parece ser simples: É possível remover essa cúspide acessoria totalmente? alguns dentistas me disseram que há o risco de existir "polpa" nessa cúspide, o que implicaria na não remoção da cuspide. Uma radiografia poderia denunciar a existencia ou não da polpa. Mas caso não haja, e for indicado o desgaste total, o dente corre o risco de se tornar sensivel? obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as descrições das radiografias. Rodei diversos sites e alguns casos só encontrei no seu site, como este.
    Acho que os casos mais incomuns (principalmente), você deveria sempre postar. Me ajudou um bocado, e sem dúvida citei as referencias do seu site :)
    Até mais e parabéns!

    ResponderExcluir