sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (33)


   Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos uma radiografia panorâmica e uma telerradiografia de um paciente que esteve na clinica para fazer documentação ortodôntica.

chumbinho
chumbinho tele
    Ao analisarmos as radiografias, observamos a presença de imagem radiopaca, circunscrita, sugestiva de material metálico, provável projétil.
    Depois de questionado pela técnica em Radiologia, o paciente confirmou que havia levado um tiro de arma de pressão (chumbinho).

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Talon Cúspide

Radiografia panorâmica - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
        Paciente jovem, gênero masculino, apareceu na clínica com solicitação de documentação ortodôntica. Ao analisar as radiografias e fotos deste paciente, observamos a presença de uma cúspide supranumerária na face palatina, na região de cíngulo (proeminência de esmalte, encontrada na face palatina dos dentes anteriores) dos elementos 12 e 22.
foto oclusal da maxila onde observamos cúspide supranumerária na face palatina dos elementos 12 e 22

       Radiograficamente, tanto na radiografia panorâmica, quanto na periapical, podemos observar duas linhas radiopacas, em forma de "V", com aspecto de dentina e esmalte normais, que se estendem da cervical para a margem incisal, sobrepondo-se à coroa dos elementos 12 e 22. Assim como descritos por GONÇALVES, M.P.; IMPARATO, J.C.P.; WANDERLEY, M. T., em um artigo publicado na JBP, sobre Talon Cúspide.
radiografia periapical - CIR (Centro da Imagem Radiológica)
       Talon Cúspide é uma anomalia de desenvolvimento, onde os dentes anteriores (incisivos) apresentam uma cúspide supranumerária. Acomete com mais frequência o gênero masculino, nas duas dentições, principalmente os dentes anteriores da maxila. Deve ser diagnósticada para evitar problemas como lesões de cárie, má-oclusão, problemas periodontais, estéticos entre outros.
      

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Livro : O Prisioneiro do Céu, Carlos Ruiz Zafón


Virei fã deste autor. Quanto mais eu leio Zafón, mais eu quero ler.
"O Prisioneiro do Céu", de 2012, é a continuação de "A Sombra do Vento", lançado em 2001 e "O Jogo do Anjo" de 2008. Mas, segundo o autor os três livros podem ser lidos sem uma ordem definida.
Ainda não li "O Jogo do Anjo", mas já li "A Sombra do Vento". Foi neste livro que descobri Zafón e me encantei.
No "O Prisioneiro do Céu" a leitura é bem dinâmica e a história se passa no passado relembrado por Fermín Romero de Torres.

Sinopse : by Saraiva

 Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A Sombra do Vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente.
Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá- lo a qualquer custo.
O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade.
Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. Transbordando de intriga e emoção.


 Excelente! Nota 10! Mais uma vez me surpeendeu e deixou um gostinho de quero mais...
"Vale a pena radiografar!"

sábado, 15 de setembro de 2012

Imagem Radigráfica da Semana (32)

Radiografia panorâmica - (CIR - Centro da Imagem Radiográfica)

    Neste Imagem Radiográfica da Semana trago uma radiografia panorâmica onde podemos observar dois achados interessantes.
    O elemento 28, terceiro molar superior esquerdo, encontra-se incluso, no seio maxilar. Será que alguém se habilita a remover este dente?
    Além disso, observamos que os elementos 75 e 85 apresentam-se retidos no arco inferior e os elementos 35 e 45 estão ausentes, sugerindo assim, um caso de agenesia.
   


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Imagem Radiográfica da Semana (31)

Radiografia panorâmica (CIR - Centro da Imagem Radiológica)
    Neste Imagem Radiográfica da Semana, temos um paciente com dentadura mista.
    Ao analisarmos a radiografia panorâmica, observamos na maxila que os elementos 15, 14 e 13 estão em formação e em fase de erupção, assim como os elementos 23, 24 e 25. Mas, o elemento 11 encontra-se incluso e com um elemento supranumerário impactado atrapalhando sua erupção.
    A solução encontrada pelo dentista deste paciente foi o tracionamento, através da Ortodontia e para acompanhar solicitou uma radiografia panorâmica e uma periapical da região.
radiografia periapical (CIR - Centro da Imagem Radiológica)


Salve, Freddie!

    Completaria 66 anos hoje um dos maiores cantores de todos os tempos, Freddie Mercury.
    Infelizmente Freddie nos deixou em 1991, precocemente, vítima de complicações da AIDS.
    Salve, Freddie!