Ultimamente tenho feito aqui na clínica muitas radiografias de ATM transcraniana. E no sábado, uma paciente me chamou a atenção. Ela veio indicada por uma amiga ortodontista para fazer uma ATM transcraniana e uma documentação ortodôntica. Durante a anamnese ela me relatou vários episódios de deslocamento da mandíbula. O que estava atrapalhando o seu cotidiano, deixava de fazer várias coisas com medo do deslocamento. Inclusive estava adiando um retorno ao dentista para trocar uma restauração, com medo de ficar travada sem conseguir fechar a boca.
Durante a realização da moldagem aconteceu o primeiro deslocamento e depois durante a realização da radiografia de ATM transcraniana, na posição de abertura máxima da boca, outro deslocamento. Em nenhum dos momentos precisei intervir com uma redução (reposicionamento), a própria paciente reposicionava.
Não sou especialista na área de DTM (Disfunções Têmporo Mandibulares), mas acredito que o caso desta paciente trata-se de uma subluxação( algum especialista me corrija se eu estiver errada), onde o côndilo da mandíbula se desloca anterior à eminência articular, mas é auto redutível, diferente da luxação, onde há necessidade de uma redução manual (reposicionamento), pois a dor e a contração dos músculos impedem que o próprio paciente consiga reposicionar. A luxação e a subluxação podem ser bilateral ou unilateral. Neste caso unilateral, o que foi constatado na radiografia transcraniana. E ainda recidivantes, como acontece com esta paciente.
Pesquisando na internet achei alguns sites e artigos interessantes que valem a a pena dar uma olhada :
Luxação De Articulação Têmporo- Mandibular
Clínica de Tratamento Prof. Dr. JJ Barros
Deus me livre, me deu agonia só de ler teu post.
ResponderExcluirDeve ser horrível isso.
amiga deve ser bem dolorido um deslocamento de mandíbula né?
ResponderExcluirE radiograficamente houve alguma alteração?
ResponderExcluirSim Dr.Ricardo, radiograficamente revelou que há uma subluxação do lado direito. Eu deveria ter postado as radiografias. Fiquei devendo essa! rsrsrs
ResponderExcluirDra. Kellen, tudo bem? gostaria de uma colaboração sua, trabalho como dentista em um posto de saúde no interior do Maranhão, chegou até mim uma jovem de dezesseis anos de idade querendo que eu a orintasse a resolver um problema de ATM que ela adquiriu após um acidente automobilístico (o qual já faz um ano aproximadamente) devido a este acidente veio a perder os quatro incisivos superiores e ganhou uma luxação de ATM unilateral do lado esquerdo, gostaria de saber qual é a melhor radiografia que eu poderei indicar neste caso. Ela consegue abrir a boca, porém, sente dor, ela me relatou também, que passou dois meses sem poder abrir a boca, hoje ela abre com certa dificuldade. Obrigado pela atanção, aguardarei uma resposta sua em seu blog. Ass: Dr. Campestre.
ResponderExcluirOlá, Dr. Campestre
ResponderExcluirExistem vários exames que podem ser feito para analisar a ATM. Desde um exame mais simples como a ATM transcraniana, mas não acompanha a inclinação do longo eixo da cabeça da mandíbula, até uma tomografia. Existe a tomografia feita em aparelhos de panorâmica, como a espiral ou linear e a tomografia computadorizada. Na tomografia digamos que temos uma imagem mais limpa. Sem tantas sobreposições. Mas, é um exame um pouco mais caro.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Bjs
Dra. Kellen obrigado pela ajuda.
ResponderExcluirDr. Campestre.
ola eu queria saber se eu posso ter adquirido esta atm por causas nervosas? ansiedade ou algo desse genero? porque é muita dor de cabeça dor de ouvido dor no pescoço já não aguento mais, e se é muito caro esse tratamento porque no momento não estou trabalhando, obrigada pela atenção.
ResponderExcluir