sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Livro : As Brumas de Avalon

Mais uma indicação da amiga Julis, do Miss American Pie. Adoro! Ela sempre tem dicas ótimas de livros e filmes. Valeu amiga!!!

Livro da escritora Marion Zimmer Bradley, composto por quatro volumes : A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e o Prisioneiro da Árvore. Conta a lenda do rei Arthur. Pra quem assim como eu, adora lendas de cavaleiros, Merlin, excalibur e reis medievais, é um prato cheio!!!!

“Guinevere se casou com Arthur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Arthur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon.

Além da mãe de Arthur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a grande sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama : Morgana, a irmã de Arthur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada.

Trata-se acima de tudo, da história de conflito entre o cristianismo representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana.

Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como seus numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha. “

Adorei! Confesso que achei muitas vezes o Arthur, um fantoche nas mãos da Rainha Guinevere e um pouco suspeito o amor de Arthur por Lancelote. Muitas vezes durante a leitura tive vontade de matar Guinevere, ou apenas dar uns tapinhas, assim como fez a Melissa (personagem de Christiane Torloni) em Ivone (Letícia Sabatella), na novela Global, Caminho das Índias….rsrsrs…Torci muito por Morgana. É impossível não gostar dela! Guerreira, forte, determinada, fiel aos seus princípios! Vale a pena conferir!

Um comentário:

  1. Amiga fico feliz que tenha gostado dessa minha indicação, são histórias lindas mesmo e como vc e acho que todo mundo que leu quis matar a "Gwethcú" ahauahauahauha, se um dia ainda quiser saber mais da lenda de Rei Artur leia (como já te falei) "As Cronicas de Artur" são óteeeeemooooossss tbm, e bem mais subjetivo, melhor ainda que o autor se baseou em alguns fatos históricos comprovados.
    Beijos

    ResponderExcluir