quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O uso do jaleco

O jaleco ou avental ,como dizem alguns, ou ainda guarda-pó (com ou sem hífen?) é fundamental no dia a dia dos profissionais da área da saúde.

Segundo o Wikipédia, é utilizado como barreira corporal , serve para nos proteger. Então ,nada mais politicamente correto utilizá-lo restritamente no ambiente de trabalho. O que nem sempre acontece. Inclusive , já foi até tema de reportagem do Dr. Bactéria (biomédico Roberto Figueiredo), onde profissionais de saúde saem de hospitais e clínicas usando o jaleco, vão almoçar, dirigem, pegam ônibus, metrô, circulam por aí …Levando as bactérias do ambiente de trabalho para outros locais ,e também o contrário, trazendo bactérias das ruas para o ambiente de trabalho.

Hoje, lendo as notícias, vi no site paranaonline, que o deputado estadual Ney Leprevost, protocolou um projeto proibindo o uso de jaleco fora dos estabelecimentos de saúde do Paraná, prevendo multa de 100 Ufirs, aproximadamente R$193,72.

IMAGEM : Daniel Caron do paranaonline, ( Perto do Hospital de Clínicas, em Curitiba – profissionais usando jaleco nas ruas)

Aqui na clínica, além de me proteger de bactérias o jaleco serve para evitar que minha roupa fique com manchas de revelador. E conversando no Twitter com as dentistas @silvanefranco e @DdeaRJ, descobri que muitas evitam até o uso do branco. A @silvanefranco usa o branco só no consultório e sempre se troca para ir embora e a @DdeaRJ, adotou o pijama cirúrgico com avental descartável em seu consultório. Exemplos de profissionais preocupadas com a contaminação.

Portanto caros colegas, jaleco no cabide!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

020

13 comentários:

  1. Muito chique seu jaleco e vc fica muito bonita e chique tbm nele!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! O q têm de gente usando jaleco nos lugares públicos não é brincadeira! Depois da lei "anti-fumo" aqui em São Paulo, lanço a lei "anti-jaleco" em lugares públicos! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lindo jaleco. Você fica muito bem nele.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Kellen, tomei a liberdade de postar em meu blog um link para este excelente post.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Kellen, amei o seu jaleco, limpinho e bem bonito, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao assunto dos Jalecos está disponível no site do CRO-MT, palestra da representante da ANVISA em um Fórum de Biossegurança e Vigilância Sanitária na Odontologia, CD Fabiana Petrocelli, onde apresenta também as discussões sobre normas da ANVISA sobre JALECOS (o assunto é discutido no Debate também) - Disponibilizamos o audio e a palestra em Apresentação em PowerPoint

    ResponderExcluir
  7. sempre ouvi isso na facu, e aprendi q jaleco só no local de trabalho mesmooo... por aqui não é bem assim, sempre tem um passeando de jaleco por ai.
    bom post Kellen.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiis tava meio sumido ne... Mas agora tô de volta e sempre blogarei mais! Adorei o jaleco, vc é dentista???? Ah muito importante o uso dele ne... ate pra protejer sua prpria roupa... ninguem merce ir embora com a ropua suja!! *-*

    O Beijo... passe la!

    ResponderExcluir
  9. Médico adora passear de jaleco basta das uma voltinha no HC.

    ResponderExcluir
  10. Excelente post! E sinto-me lisonjeadíssima por te sido citada de forma elogiosa.
    Acredito que somos responsáveis em difundir essa informação, instruindo nossos pacientes e alunos, aumentando assim a consciência em relação à importância da biossegurança. Biossegurança precisa ser instituição p/ que a saúde geral possa ser preservada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-lei-e-o-jaleco?page=1
    Informação científica e conhecimento de padrões de contaminação é " tudo de bom"

    ResponderExcluir
  12. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-lei-e-o-jaleco?page=1
    Duvido que aprovem...

    ResponderExcluir