quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dilaceração radicular

003-5

Trata-se da curvatura acentuada da raiz. Seu diagnóstico é fundamental em Endodontia, Ortodontia e Exodontia e é realizado através de exame radiográfico, principalmente radiografias panorâmicas e/ou periapicais. Pode ser causada por trauma na dentição decídua, quando o elemento permanente ainda está se formando.

Hoje, apareceu aqui na clínica uma paciente para fazer uma radiografia panorâmica, encaminhada por um Ortodontista. Paciente do sexo feminino, de 35 anos, com ortodontia fixa. Logo constatamos a presença de dilaceração radicular no elemento 33.

003-6

6 comentários:

  1. Kellen, teu blog é um amor e esse dente dilacerado me dá até medo, viu?? Por isso uma radiografia de boa qualidade prévias a qualquer procedimento desse tipo é muito necessária. Acho inconcebível que se extraia dente sem radiografia, ainda hoje.
    Um super beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Tb conhecido como elemento devoto, elemento de fé...Ajoelhou tem que rezar né? Dá um trabalho herculâneo esse cidadão...rs!
    Bjs!
    Andrea (DdeaRJ)

    ResponderExcluir
  3. Nooossaa que canino dilacerado. Nunca tinha visto um desses. Imagino o quanto tu não deve encontrar aí na tua clínica! Abração

    ResponderExcluir
  4. Mais uma coisa que aprendi com vc ! :)

    ResponderExcluir
  5. Que este paciente não tenha que fazer nada neste dente nunca!

    ResponderExcluir
  6. E tem um resto radicular do 38 ali atrás também.

    ResponderExcluir