terça-feira, 18 de agosto de 2009

Importância da panorâmica na exodontia de terceiros molares

siso

Hoje venho aqui no blog destacar a importância de se fazer uma radiografia panorâmica antes de um procedimento de exodontia de terceiros molares (o famoso “siso”, popularmente falando). A panorâmica como já disse em outro post é um exame barato e nos traz muitas informações sobre o dente em questão.

Este paciente apareceu aqui na clínica indicado por um colega. Paciente jovem , de mais ou menos 22 anos de idade. Queixando-se do dente do “siso”.

Notamos que os elementos 18 e 28, estão inclusos e distalizados, mas o elemento 18, encontra-se impactado no elemento 17. A imagem sugere raízes únicas ou fusionadas, mas com dilaceração (curvatura acentuada) no elemento 18.

Já os elementos 38 e 48, semi-inclusos, em posição horizontal, com as coroas voltadas para mesial. Na coroa do elemento 48, temos imagem radiolúcida sugestiva de lesão cariosa, que também acometeu a distal da coroa do elemento 47. Progredindo para uma lesão, ou melhor, rarefação óssea em uma das raízes do elemento 47.

Percebemos nesta radiografia que elemento 38, sugere uma única raiz (ou fusionada) e o elemento 48, duas raízes, mas com morfologia favorável à exodontia (convergentes). Em ambos os elementos inferiores, o canal mandibular não está próximo das raízes, o que proporciona maior segurança no momento da exodontia.

Pra quem vai fazer exodontia dos terceiros molares, na panorâmica observar : posicionamento; proximidade com as estruturas adjacentes, principalmente canal mandibular; morfologia das raízes; lesões cariosas na coroa, o que pode vir a fraturar devido a fragilidade. E então, boa exodontia!!!!!!

5 comentários:

  1. Nossa Kellen, q saudades q deu das aulas d radiografia. Adorei seu lado, os detalhes q vc considerou. Como estou com todo o tempo do mundo, fico viajando pelos blogs. Parabéns! E boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. se eu fosse dentista queria ser como vc

    ResponderExcluir
  3. Ai ai...nem me fale em exo de molares...hahaha
    Tenho mais 3 a fazer. é que eu queria fazer os quatro, mas meu dentista ficou com dó...hahaha

    Agora deixando de ser paciente e encarnando a dentista...cada um no seu quadrado né? Eu prefiro as criONÇAS! hahaha

    Eu estou bem, e vc?
    Trabalhando muito nas encomendas e preparando a volta com força total assim que eu for liberada.

    Dias atrás, em uma reunião no sindicato (sou sa diretoria e retomei os trabalhos, já que eu estava afastada...) reencontrei meu professor de radiologia...ah...eu era feliz e não sabia...hahhaa

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que saudades de fazer uma cirurgia de terceiro molar com vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi...gosto muito da área de odontologia..

    ResponderExcluir