sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os pacientes não escutam as recomendações

imagem : getty images

Além da Radiologia, sempre gostei muito de Cirurgia. Principalmente, exodontia de terceiros molares (o "famoso" dente do siso). Logo que me formei, era o que mais aparecia para eu fazer no consultório.
Quando eu estava na minha especialização em Radiologia, no período livre eu atendia no consultório da minha grande amiga Mônica. Como ela também gostava de cirurgia, sempre procurávamos agendar os pacientes de exodontia para o horário em que as duas estivessem no consultório. Assim uma auxiliava a outra.
Lembro que um dia a Mônica agendou um paciente para exodontia de terceiro molar e me avisou. No dia e hora marcados eu estava lá para auxiliá-la. A cirurgia foi um sucesso! Tudo correu bem e a sutura ficou ótima! Antes de liberar o paciente, minha amiga fez as recomendações necessárias, não só verbalmente, mas por escrito também. O paciente era saxofonista e ela o advertiu quanto a possibilidade dos pontos se soltarem, caso ele resolva tocar. Então, recomendou que ele não tocasse saxofone pelo menos nos primeiros dias pós-cirurgia. De nada adiantou. No dia seguinte lá estava ele no consultório...
Fico pensando....será que os pacientes não escutam, ou não sabem ler, ou se fazem de surdos, desentendidos no momento das recomendações?
Acho que na verdade, não dão a devida importância. Que pena!

imagem : Mônica

PS :
Mô,

Saudades de vc minha amiga!!!

Bjsssssssssss

2 comentários:

  1. Sempre penso isso também amiga... será que acontece com a audição dos pacientes durante o momento que passamos recomendações??? bjs

    ResponderExcluir
  2. Por falar em cirurgia, no ano que fique trabalhando em aldeia indígena passei por situações inimagináveis.
    Uma delas, eu, atendendo embaixo de uma mangueira com o paciente sentado em uma cadeira de fio, tendo que fazer uma odonto secção(agora é junto? separado? com hifen? ...aliás hífemn ainda tem acento...aliás, aliás ainda tem acento? hahaha).

    Mas voltando à vaca fria: a auxiliar (auxiliar de enfermagem recrutada às pressas) irrigando soro com seringa de injeção, caneta movida a gerador, uma platéia jamais vista...fiz!
    Fiz as recomendações, com direto a tradução para bororo (chiquérrimo) e adivinha o que aconteceu?

    Moral da história: pacientes são todos iguais.
    Inclusive eu, quando fui fazer a exo do meu siso, desobedeci...hahaha Achei que por ser dentista fosse a mulher maravilha...mifu.

    ResponderExcluir