sábado, 19 de junho de 2010

Posicionadores Radiográficos


As radiografias periapicais são utilizadas principalmente no diagnóstico de patologias, seja relacionada à estrutura dental ou aos tecidos adjacentes. Portanto, há a necessidade de grande precisão e alta qualidade das imagens, com mínima distorção. Isso depende de vários fatores como o domínio da técnica radiográfica, posicionamento correto do filme, angulação do feixe de raios-X e da distância foco-filme.Imagem : Posicionadores Han Shin, Prisma (Odonto Deva)


Existem dispositivos disponíveis no mercado, os posicionadores radiográficos que facilitam e simplificam o procedimento. Mas, mesmo com a utilização destes posicionadores, ainda podemos obter radiografias consideradas impróprias para o diagnóstico, com necessidade de repetição e emprego da técnica convencional, com o auxilio do paciente.

Há várias marcas disponíveis e com os mais variados preços : Indusbello, Jon, Maquira, Prisma, Temper Inox, Dentisply. Os kits podem ser autoclaváveis ou químicos, destinados aos pacientes adultos, infantis e até para utilização durante o tratamento endodôntico.

3 comentários:

  1. Bom post Kellen. Até para termos radiografias como referência para uma futura comparação com outras é importante que estejam padronizadas.

    ResponderExcluir
  2. Precisão para o apoio ao diagnóstico é importantíssimo.

    ResponderExcluir
  3. eu já fiz uma dessa, antes de extrair o ciso...
    é sinistra...fica mordendo essas paradinhas aí..ahahah


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir