terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Qualidade ou quantidade?

Ontem, o amigo Luiz, do blog DicasOdonto, levantou a bandeira : “Diga não a prostituição na Odontologia” e eu e outros profissionais da área também aderimos.

Depois dos convênios que pagam valores ridículos aos dentistas, agora o que está na moda são os sites de compras coletivas. Onde dentistas, clínicas, oferecem seus serviços : restaurações, tratamentos ortodônticos, documentações ortodônticas, clareamentos por valores absurdos.

Anunciar preços vai contra o Código de Ética Odontológica, o que fica bem claro no artigo 34. Tudo bem que as despesas de uma clínica e/ou consultório são altas, mas pensar em quantidade em detrimento da qualidade, vai contra meus princípios e de muitos amigos. Graças a Deus! Dinheiro, todos nós precisamos. O pior é ouvir de alguns por aí que vale mais a pena pagar a multa do CRO que deixar de ganhar dinheiro. Imaginem aí : 872 pessoas compraram a oferta abaixo.

001

Parece que estamos numa feira ou no calçadão da rua XV de Novembro aqui em Curitiba. Onde o guarda-chuva vai a dez ou o óculos falsificado é vendido a quinze reais.

Felizmente, ainda existem dentistas que assim como eu continuam seguindo seus princípios e não estão trabalhando apenas para ganhar dinheiro e sim se preocupam com o que realmente interessa ao profissional que se formou em Odontologia, a saúde do paciente. Dinheiro é consequência do trabalho.

13 comentários:

  1. Eu concordo com vc, algumas coisas eu compro, tipo comida japonesa, mas dentista é coisa de confiança, não é assim de comprar uma "oferta", as pessoas as vezes não pensam aonde podem estar se metendo, por isso que a gente ainda vê tanto caso de cirurgia plástica que deu errado, coisas do tipo, com dentista não é diferente!

    ResponderExcluir
  2. Que drama, gente. Eu não sei quanto a voces, mas eu vejo um clareamento dental mais como algo estético do que de saúde. Me diz, alguém realmente PRECISA de um clareamento dental para melhorar sua SAÚDE?
    Eu acharia ridículo se começassem a liquidar tratamento de canal, por exemplo, mas sendo algo opcional, que a pessoa vai escolher por fator estético e que não há comprometimento da sua saúde, eu não vejo nada demais. Pra mim é a mesma coisa que as clínicas de estética fazem ao ofertar sessões de drenagem linfática ou depilação com luz pulsada. Estou errada?

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,
    Não estamos criticando as compras coletivas. Acho até interessante.
    Só achamos que dentista não deve se sujeitar a este tipo de mercado já que infringi nosso Código de Ética.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, e se dentre os que compraram o clareamento tiver uma pessoa com uma prótese? Vai clarear o dente de resina? E se a pessoa tiver cáries? Vai fazer o clareamento e que se fodam as cáries? Pois é. Não se "vende" tratamento sem avaliar o paciente e suas necessidades antes. Eu particularmente não estou nem aí pro aspecto financeiro no caso da venda coletiva, quem acha que seu serviço vale 70% menos do que gostaria que se vire com os 30%. Acho sacanagem é enganar as pessoas prometendo um tratamento estético que não serve para todos.

    ResponderExcluir
  5. A A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como:" o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade." Leu ali, bem estar social, Fernanda? Sobre drenagens linfáticas ou depilação à Laser, não sei como funciona a regulamentação, por isso não posso opinar. Sobre Clareamento e outros procedimentos odontológicos posso dizer, seguramente, que são procedimentos de saúde. Indiscutível.

    ResponderExcluir
  6. Gente do céu! Por acaso abriram os portais do inferno?! Eu sabia que existiam profissionais antiéticos, mas parece que estão se multiplicando! Tem gente que pisa na merda senta em cima e não sente o cheiro! E o pior é que não adianta nem mandar estudar, porque ética não se aprende, simplesmente é algo que se sente quando se faz algo prejudicando outra pessoa ou colega de profissão! Ainda bem que não é a maioria, mas esses votadores de Tiririca estão por toda parte!

    ResponderExcluir
  7. tenho visto esses anuncios...

    Desejo à você:

    ___________________Paz
    __________________União
    _________________Alegrias
    ________________Esperanças
    _______________Amor.Sucesso
    ______________Realizações.Luz
    _____________Respeito.harmonia
    ____________Saúde...solidariedade
    ___________Felicidade ....Humildade
    __________Confraternização ...Pureza
    _________Amizade..Sabedoria..Perdão
    ________Igualdade.Liberdade.Boa.sorte
    _______Sinceridade.Estima..Fraternidade
    ______Equilíbrio..Dignidade...Benevolência
    _____Fé.Bondade..Paciência..Gratidão..Força
    ___Tenacidade..Prosperidade..Reconhecimento
    _______________FELIZ_NATAL_____________

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  8. Kellen,é lamentável que isso aconteça com um serviço tão sério que é de odontologia.Esse site (a imagem )é horrível,quem garante que esses dentes branquinhos são dessa moça?
    Você está com razão:DINHEIRO É CONSEQUÊNCIA.
    Beijos,Feliz natal,um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, você está errada sim. Clareamento dental não tem por intuito melhorar a saúde, mas pode mexer com ela. Um clareamento mal feito pode causar problemas como reabsorção óssea por inflamação além de estudos indicarem uma relação com o câncer bucal em mau procedimento. Se for assim como vc pensa, que se promova aqueles clareadores caseiros que são um crime para a saúde bucal. As pessoas tem que estudar um pouco antes de tratar a boca de outras

    ResponderExcluir
  10. Para mim, quem está pensando no $$$ são os dentistas que comentaram aqui... Medo de perder os clientes e, consequentemente, o dinheirinho absurdo que cobram por um clareamento. Só lamento essa hipocrisia.

    ResponderExcluir
  11. Vanessa! Se é que é esse mesmo o seu nome.
    Só estamos seguindo o nosso código de Ética.
    E absurdo, que vc diz, é não cobrar o preço que realmente vale. Pois, clareamento exige conhecimento. Não é só aplicar o produto e clarear feito roupa branca. Exige anos de estudo, sem falar que cada caso é um caso.

    ResponderExcluir