quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Voltando ao trabalho...

Radiografia panorâmica (CIR - Centro da Imagem Radiológica)
Ainda de férias do curso de ASB, mas na autoescola estou trabalhando desde o dia 3 de janeiro, nesta semana a clínica voltou com tudo. Agenda cheia, com muitos casos interessantes.
Hoje posto aqui uma radiografia panorâmica com uma imagem que achei muito interessante.
Paciente jovem, gênero feminino, exame radiográfico de rotina. 
Um ponto negativo de ser radiologista é que não temos um histórico do paciente radiografado. Portanto, muitas vezes apenas descrevemos a lesão e sem afirmar com precisão um diagnóstico. O que para isso são necessários muitas vezes uma série de exames.
Na região de periápice do elemento 48. temos imagem radiolúcida, envolta por halo radiopaco, circunscrita, com aspecto cístico que se estende em altura cerca de 10mm e no sentido mésio-distal, se aproximando da raiz distal do elemento 47, cerca de 12mm. 

O que será esta imagem? Sugerimos radiografia periapical da região e avaliação do histórico da paciente, inclusive com análise de radiografias anteriores. 


2 comentários:

  1. Ai amiga, liga pro dentista da paciente pra saber se foi dada continuidada na pesquisa.
    Fiquei mega curiosa.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa adorei o seu blog...muito interessante...
      Eu sou estudante do curso superior de tecnologo em radiologia e adoro a materia de radiologia odontologica...to pensando em fazer o meu tcc sobre a radiologia odontologica...mais não tenho nem um tema especifico...

      Excluir