terça-feira, 17 de março de 2009

Lei do SAC : já está valendo?


Segundo Roberto Pfeifer (Procon -SP), SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), é onde o consumidor encontra informações sobre produtos e serviços da empresa e onde pode fazer reclamações, solicitações e o cancelamento dos mesmos.
No decreto Lei número 6523 que entrou em vigor em 01/12/2008, temos entre outros:
  • O tempo máximo de espera pelo atendimento deve ser de 60 segundos.
  • No menu eletrônico deve constar as opções, falar com o atendente, reclamações e cancelamento.
  • Os dados do cliente devem ser solicitados apenas uma vez, mesmo que tenha mudado o atendente.
  • As empresas têm 5 dias pra resolver o problema e comunicar o cliente.
  • A ligação não pode cair antes que o consumidor fale com o atendente ou durante o atendimento.
  • O SAC deve estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
  • O número do SAC, deve estar em todos os impressos entregues ao consumidor.
  • É obrigatório o envio da gravação da chamada, sempre que o consumidor solicitar.
  • É vedada a veiculação de publicidade, enquanto o consumidor aguarda atendimento.
Não parece que esta lei está vigorando. Ontem de manhã, precisei solicitar um serviço para a linha telefônica aqui da clínica. Liguei para o SAC da telefonia (GVT) e não consegui sequer ser atendida pela gravação, só dava sinal de ocupado. À tarde, cheguei a ficar 7 minutos e 30 segundos esperando para ser atendida, até que a ligação caiu. Cansada, irritada, entediada, depois de várias tentativas...resolvi tentar a internet, mas que ilusão!!!! Tentei várias e diversas vezes, sem sucesso!!! Resta-me agora perguntar : Lei do SAC: já está valendo?
Se positivo, vou ao Procon....


2 comentários:

  1. A Lei existe o problema é que não há punição e aí todo mundo deita e rola e que se ferra somos nós que pagamos pelo serviço (sem contar os impostos, que acho um absurdo nesse país), mas amiga, muita calma nessa hora pq em situações assim haja paciência

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  2. Se está valendo ninguém avisou ao pessoal da Brasil Telecom...o atendimento deles é uma merdaaaaaaaaa!!!! :x

    Pronto, falei! :p

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