terça-feira, 15 de setembro de 2009

Companhia indesejável




Há uns dois anos, pelo menos uma vez por semana tenho tido uma dor na coluna cervical. É uma dor muito chata. Digo que se trata de uma companhia indesejável! Não aguentando mais esta companhia, resolvi procurar um ortopedista.
Fiz alguns exames, inclusive radiográficos e o diagnóstico foi má-postura. Vá agora com 34 anos aprender a sentar, andar direito! Difícil! O médico me orientou, principalmente sobre minha postura no trabalho. Minha mesa do computador, onde passo a maior parte do tempo, precisa ser planejada, sob medida e devo parar a cada 20 minutos para fazer exercícios de alongamento. Fala sério! Mesa sob medida ainda vai, mas parar a cada 20 minutos para fazer exercício...não sei não! Imagine eu, no meio de um laudo de radiografia panorâmica, descrevendo uma lesão, parar para transformar minha sala numa sala de ginástica!!!! Um, dois, alonga a coluna, três, quatro! Nossa, como era mesmo radiopaca aquela lesão.... kkkkk. Orientou-me sobre a postura para dormir, posição lateral, com um travesseiro entre as pernas e pediu para trocar o travesseiro por um de viscoelástico. Sobre a maneira de sentar, evitar cruzar as pernas e sempre encostar as costas. Para quando eu sentir dores, receitou-me um relaxante muscular potente. Que dá sono, então de dia, no trabalho, tomar metade do comprimido.
Espero que eu consiga um dia seguir as recomendações médicas. Mas confesso que muita coisa acho que fica difícil... Mudar velhos hábitos não é nada fácil! Acredito que muitos colegas dentistas tenham algum tipo de problema devido a postura de trabalho. E pessoas que trabalham com movimentos repetitivos também. Vou tentar! Quero muito me livrar desta companhia indesejável!

7 comentários:

  1. Adorei o post Kellen!!
    Sofro de dor na região lombar... o pilates me ajudou muito, mas ando muito sedentária ..
    Tenho que continuar... aff..
    Beijão linda!!

    Gabriela Facchini

    ResponderExcluir
  2. Caraca, to com a mesma dor...arde bem na região vermelha da foto ali!
    Boa sorte..vou procurar o ortopedista!

    Bjos, Maikel Vieira

    ResponderExcluir
  3. Hmmmm isso incomoda mesmo, mas o duro é ter que mudar esses hábitos, minha postura na frente do computador por exemplo é de fazer qualquer ortopedista ter um surto!
    Agora sobre o travesseiro de viscoelástico o Rick tem um e gosta bastante, é confortável, mas como eu gosto de travesseiro baixo, eu não quis um desses pra mim rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Tem que ter muita força de vontade mesmo,determinação... mas ,nós dentistas, somos na maioria das vezes perseguidos por problemas posturais. bjs

    ResponderExcluir
  5. Uma colega disse uma vez, antes que eu pensasse em fazer odonto: ser dentista só serve pra dar barriga e problema na coluna!!! kkkkkkk Mas é isso aí, nada que alongamentos não ajudem... Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  6. Adoreiii tenho dores na coluna cervical, lombar.. tudo ruim...rs .. O que eu faço é muito alongamento e alivia muito. Não fui ao médico, casa de ferreiro espeto de pau, como diz o ditado.

    ResponderExcluir