terça-feira, 6 de outubro de 2009

Filme radiográfico periapical


Nestes oito anos de minha vida só trabalhando com Radiologia Odontológica, usei vários tipos de filme periapicais. Desde o KODAK até o AGFA... Mas, o meu favorito é o Insight (IP-21) da KODAK.

O Insight possui alto contraste, produzindo imagens mais nítidas. É um filme rápido, sensibilidade do grupo F, o que nos permite realizar radiografias de ótima qualidade com menor tempo de exposição à radiação. O que é bom para o nosso paciente, que recebe menor radiação e tem que ficar menos tempo parado, na mesma posição com o filme na boca. O tempo muitas vezes é determinante...há pacientes que não conseguem ficar parados muito tempo na mesma posição, o que gera uma radiografia com imagem trêmula. Levando-nos a repetição.

Comparando com o Ektaspeed Plus (EP-21P), também da KODAK, filme do grupo E, há uma redução de 20% no tempo de exposição.Comparando com o Ultra-speed (DF-58), da KODAK, filme do grupo D, a redução é de 60%.

O que contribui para o seu comportamento é a forma como é processado. Em um processamento manual, ele se comporta como um filme do grupo D, mais lento. E quando processado automaticamente, se comporta como um filme E, mais rápido.
O custo de uma caixa com 150 unidades não muda muito em relação aos outros tipos de filmes, muitas vezes encontramos pelo mesmo preço dos demais. Já o elegi como favorito e só compro outro tipo quando não encontro.

Um comentário:

  1. Que legal, eu nem sonhava como eram esses filmes pra radiografia, beijos Kelitcha

    ResponderExcluir