terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mucocele

imagem : Dentaleconomics.com

Mucocele é muito comum na mucosa oral. Ocorre quando há uma ruptura de um ducto de glândula salivar, provocando uma obstrução do conduto excretor acumulando muco ou saliva no conduto excretor e/ou tecidos vizinhos.

É frequente no lábio inferior, clinicamente caracteriza-se, por uma bolha ou tumefação, assintomática, de superfície lisa, da mesma cor da mucosa ou azulada.
Pode ocorrer por inúmeros fatores, sendo o mais comum por trauma. Sabe quando você fica com aquela mania de mordiscar o lábio? Cuidado! Você pode estar formando uma mucocele. Foi o que aconteceu comigo na época da faculdade... Tive uma mucocele, na mucosa próxima do lábio inferior.
E o tratamento foi cirúrgico, com remoção total da lesão, incluíndo a glândula, evitando-se assim recidiva.

14 comentários:

  1. Pacata, vc está praticamente uma Cascabel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Comere coisas salgadas ou apimentadas nem pensar:deve arder muito!

    ResponderExcluir
  3. António Pereira: é verdade também ganhei uma bolinha dessas por causa de mordiscar o labio!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kellen, eu tenho uma agora.
    Onde fez o tratamento? Fui a uma dentista e meu disse para esperar 2 meses...eu quero ter esto removido agora, ja passou 1 mes

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado... Ganhei uma agora... =\ por causa dos exames... mas isto doi que se farta, pensei que era Herpes Labial... salvou-me a vida!!!

    ResponderExcluir
  6. oi tenho uma mucocele oq eu faço agora!!!!

    ResponderExcluir
  7. eu também tenho estou bastante preocupada...

    como vou beijar isso é meio nojento...rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. eu estou com uma mucocele mas a algus minutos eu a lichei entao apareceu um pequeno nervinho eu o puchei e consequentemente ele se rompeu e ficou sangrando eu coloquei a mao para aparar o sangue apos alguns minutos minha mao estrava quase cheia pensei q nao ia parar mais bom agora vou ver no q vai dar este ata de auto crueldade pois dueu pouco mas dueu quen quizer acompanharme m mande um email e depois eu t mando as fotos ate mais (sdjef@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. eu queria saber se pomada resolvem o caso da mucocele labial a minha filha de nove anos deu eu nao sei mas o que passa na boca dela se vc poder mi ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  10. Estou com uma dessa ja faz 5 meses,nao doi,nao arde,ta dura,vou ter que remover com uma pequena cirurgia.

    ResponderExcluir
  11. quantos dias demora para tirar o ponto da cirurgia?

    ResponderExcluir
  12. Cada coisa q acontece no nosso organismo q fico até assustada com infinidades de problemas q pode surgir.Principalmente por dentro da boca.

    ResponderExcluir
  13. O médico de cabeça e pescoço, se recusou a retirar meu cisto abaixo do meu lábio inferior, na mucosa, só que dói um pouco e eu me sinto envergonhada de rir e ficar mostrando a bolinha. Afinal não tenho o direito de exigir que seja retirada? Afinal pago o Plano de Saúde. Me respondam por favor.

    ResponderExcluir