sábado, 21 de março de 2009

Má higiene bucal = Doenças graves

imagem : MEDPLAN


Num país onde há tantas faculdades de Odontologia, consequentemente, tantos dentistas é triste e vergonhoso saber que 58% dos brasileiros não sabem escovar corretamente os dentes ou não possuem escova em casa. Isto são dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem no Bom dia Brasil, programa transmitido pela Rede Globo.
O hábito diário da escovação deve ser passado de pai para filho. Filhos ainda pequenos. Infelizmente muitos adultos não receberam esta orientação de seus pais e assim também, não orientam seus filhos. A realidade brasileira é cruel. Em regiões mais pobres, a população não tem nem o que comer, que dirá escova de dentes. N
unca foi ao dentista, quando o ideal é ir a cada seis meses ou um ano.
Dentro de um período de 24 horas, sem higienização, as bactérias se proliferam, sem apresentar sintomas. Essas bactérias podem provocar cáries, inflamações, além de penetrarem na corrente sanguínea atingindo outros órgãos, caracterizando a chamada bacteremia. Em outros órgãos podem levar à pneumonia e ao infarto.

A preocupação com a saúde bucal e saúde do indivíduo como um todo, foi até motivo para elaboração de um projeto de lei (2776/08), do deputado Neilton Mulin (PR/RJ),o qual visa tornar obrigatório a presença do cirurgião dentista, em todas as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de clínicas e hospitais públicos e privados de todo o país. Já que a boca é considerada a porta de entrada para as bactérias, é preciso previnir para que o estado daquele paciente internado não se agrave.
Uma boa escovação dos dentes, incluindo a língua, e o uso do fio dental podem previnir o aparecimento de problemas bucais, tais como cárie, doenças periodontais, perda de dentes, inflamações, além de doenças graves. Tornando assim, o nosso "cartão de visitas"(sorriso), mais atraente e nosso organismo mais saudável.
Portanto pessoal, creme dental, escova de dentes e fio dental, "right now"!!!!!!!!!!!!!



by Arco

3 comentários:

  1. Boca podre nao dá, aliás, dentes é a primeira impressão, a pessoa pode linda mas se abre a boca e os dentes sao uma porcaria perde todo o encanto!!!

    ResponderExcluir
  2. Somos o país dos desdentados, e um dos que possuem o maior número de faculdades de Odontologia!! Um paradoxo a ser superado! Promoção e prevenção das doenças bucais dentro de programas que não sejam excludentes e individualistas, educação em Saúde Bucal nas escolas, nos espaços sociais,e acesso a tratamento clínico individual para quem não tem como pagar. São muitos os caminhos, mas poucas as soluções! abraçoss

    ResponderExcluir
  3. Legal esse seu "puxão de orelha", muitas vezes é pura negligência nossa...mas no meu caso é um pouco de tudo, negligência, medo de dentista (yes, eu tenho)e o principal, falta de dinheiro... a realidade é que procuramos dentistas só quando o poblema está grave e causando dor...conheço pouquissimas pessoas que mantém uma rotina de visita ao dentista, na realidade brasileira esse é um luxo que nem todos podem se dar.

    ResponderExcluir