sexta-feira, 9 de abril de 2010

Histerossalpingografia

Quem me acompanha desde o início do blog, sabe que em maio do ano passado eu perdi um bebê na décima segunda semana de gestação. No final do ano engravidei novamente e também o perdi. Foram abortos recorrentes e segundo meu médico, precisam ser investigados. Nesta investigação, meu médico quis ouvir a opinião de outro profissional, que me solicitou uma série de exames : diversos exames de sangue, para verificar entre outras a possibilidade de trombofilia, ecografia pélvica e uma histerossalpingografia. Histerossalpingografia? Ah? O nome parece assustador, então resolvi pesquisar e procurar saber um pouco sobre este exame. Pesquisando na internet, encontrei um site o www.bebedeproveta.net, do Dr. Fernando Prado Ferreira que explica muito bem este exame :
"O que é o exame:
A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino. É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura. A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas. O resultado do exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos. Se estiver normal, os tratamentos podem ser de menor complexidade ("in vivo"), mas caso tenha alterações, devemos partir para os procedimentos mais complexos ("in vitro").

Cuidados ao realizar o exame:
  • A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.
  • Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação.
    Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!
  • Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.
  • É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.
  • Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.
  • Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.
  • Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.
  • O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino".
A própria clínica onde marquei o exame me passou as recomendações do preparo prévio por e-mail e acho que o exame não durou nem trinta minutos. Tomei um comprimido de laxante no dia anterior e 40 gotas de Luftal.Trinta minutos antes, tomei um comprimido de Buscopan. Não senti aquela dor horrível que algumas amigas comentaram. Foi muito tranquilo. Senti uma cólica bem leve na hora da aplicação do contraste, mas o médico me orientou e me alertou em todos os momentos durante a realização do exame. Após o exame, voltei ao trabalho normalmente. Senti um pouquinho de cólica no início da tarde, mas logo passou e à noite eu já estava bem.
O resultado saíu na mesma hora e estava tudo normal.

10 comentários:

  1. nossa..nunca tinha ouvido falar...
    q bom q deu normal e vc não sentiu mto incomodo tb.

    Um ótimo fim de semana para você!!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. Amiga, tenho certeza de que logo, logo, vc vai ter outras novidades pra contar, como choros noturnos, fraldas e mamadeiras!!!! Beijos enormes!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que estava tudo normal amiga e que vc não sentiu nenhum incomodo, pq pelo nome enorme desse jeito, de começo assusta um pouquinho e fé em Deus que tudo dará certo

    ResponderExcluir
  4. que bom q vc não sentiu dor porq dois anos atras eu fiz esse exame e quase morri minhas trompas estavam entupidas e o medico teve q fazer umas manobras pra desentupir eu nunca senti tanta dor assim...ano passado eu fiz uma video laparoscopia e vou ter q repetir esse exame denovo pela dor q eu senti eu estou com medo adiei pro mes q vem pra mim criar coragem mas eu tenho fe em Deus q tudo vai dar certo ...

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma tuba uteria obistruida,gostaria de saber se fizes esse exame ela volta o normal???

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria de saber onde fez este exame sem o uso da pinça...
    Obrigada.

    Boa Sorte !!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Histórias de um casal!
    Obrigada pela visita.
    Eu não conheço algum lugar que faça este exame sem a pinça. Acho que é protocolo fazer com a pinça,ok!
    bj

    ResponderExcluir
  8. EU FIZ UMA HISTERO NO DIA 25/11/10,PENSEI QUE MORRERIA NA SALA DE TANTA DOR QUE SENTI. FOI A PIOR COISA QUE JÁ FIZ EM TODA A MINHA VIDA.NUNCA SENTI TANTA DOR COMO NAQUELE DIA ,MAS SEI QUE VALERÁ A PENA QUANDO EU VER O ROSTO DO MEU BEBE.

    ResponderExcluir
  9. olá eu tbm já fiz esse esame para ver como estava as minha tubas,mais eu tive uma tiste noticia que as minha duas tubas está entopidas e não posso engravidar,porq não tem esame que posso desentopir tubas, mais eu creio no deus que eu sirvo,ele me disse que vai mer dar um filhor mais é no tempo dele nao no meu tempo,oque é imposivel pra o homem nao é imposivel pra deus!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga td bem?

    Eu também vou fazer esse exame, e assim como vc estou muito ansiosa para engravidar...Mais tenho certeza que vai dar tudo certo para nós, quando menos esperar vamos estar postando os chorimos dos nossos bebês! Muita boa sorte pra vc, que Deus esteje ao seu lado sempre!!! E nem se preocupe ele sabe a hora certa pra tudo!!!

    ResponderExcluir