domingo, 31 de maio de 2009

Meu pai


Meu pai é uma pessoa que me surpreende a cada dia. Aprendo muito com ele. Pena que moramos longe um do outro. Eu aqui em Curitiba, ele no interior do Paraná, em Paranavaí.
É uma pessoa extremamente determinada, otimista, guerreira. Não desiste a cada obstáculo da vida. Em 2007, teve um diagnóstico de câncer de próstata. Ficamos todos desesperados. E, ele, com uma força, que não sei de onde, disse " Eu vou me curar!". Passou por tratamentos, inclusive radioterapia. E os médicos ficaram surpresos com sua determinação e vontade de viver. Agora está fazendo controle a cada três meses.
Cresci, aprendendo que quando se quer uma coisa, se tem um objetivo, é preciso lutar até conseguí-lo. Ele sempre me passou segurança e proteção. Deixou com que eu e minha irmã criássemos asas e seguíssemos os nossos caminhos. Mas, sempre com a certeza de que ele estaria ali, se precisássemos.

Hoje venho aqui no blog falar sobre o meu pai, pois hoje é o seu aniversário . Obrigada meu Deus por ter me dado este presente, nascer de um pai maravilhoso!!!!


Pai,

Parabéns!!!!!
Te amo muito!

Bjssssssss

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os pacientes não escutam as recomendações

imagem : getty images

Além da Radiologia, sempre gostei muito de Cirurgia. Principalmente, exodontia de terceiros molares (o "famoso" dente do siso). Logo que me formei, era o que mais aparecia para eu fazer no consultório.
Quando eu estava na minha especialização em Radiologia, no período livre eu atendia no consultório da minha grande amiga Mônica. Como ela também gostava de cirurgia, sempre procurávamos agendar os pacientes de exodontia para o horário em que as duas estivessem no consultório. Assim uma auxiliava a outra.
Lembro que um dia a Mônica agendou um paciente para exodontia de terceiro molar e me avisou. No dia e hora marcados eu estava lá para auxiliá-la. A cirurgia foi um sucesso! Tudo correu bem e a sutura ficou ótima! Antes de liberar o paciente, minha amiga fez as recomendações necessárias, não só verbalmente, mas por escrito também. O paciente era saxofonista e ela o advertiu quanto a possibilidade dos pontos se soltarem, caso ele resolva tocar. Então, recomendou que ele não tocasse saxofone pelo menos nos primeiros dias pós-cirurgia. De nada adiantou. No dia seguinte lá estava ele no consultório...
Fico pensando....será que os pacientes não escutam, ou não sabem ler, ou se fazem de surdos, desentendidos no momento das recomendações?
Acho que na verdade, não dão a devida importância. Que pena!

imagem : Mônica

PS :
Mô,

Saudades de vc minha amiga!!!

Bjsssssssssss

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Livro


Nestes dias de chuva, frio, em que há sempre lacunas na agenda, pois os pacientes não querem nem saber de sair de casa para fazer radiografia, resolvi botar em dia minha leitura. Me lembrou uma música do Djavan..."Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro" (música : Nem um dia). O dia realmente está frio, mas o lugar não é tão bom assim...estou na clínica. Mas, fazer o quê? rsrsrsrs
Estou lendo "As Brumas de Avalon",vol. 1, A Senhora da Magia, da escritora Marion Zimmer Bradley, também indicado pela amiga Julis, do Miss American Pie.

Gosto muito de anotar frases que me chamam a atenção. E uma delas foi :



"Cuidado com aquilo que deseja, pois certamente lhe será concedido." (Merlim, para Igraine)



quarta-feira, 27 de maio de 2009

Surpresa

Hoje, mais um dia frio, chuvoso, cinzento. Dia em que você gostaria de ficar em casa, comendo pipoca, assistindo um filme e enrolado no edredon...mas, o dever nos chama e estamos aqui em mais um dia de trabalho. Olho pela janela e tudo parece monótono, cinza.
Quando volto do almoço o porteiro me chama e me entrega um pacote. Subo rápido, abro a clínica. A curiosidade é imensa!!!! Mal consigo abrir o pacote. Pareço até uma criança que acabara de ganhar um presente....rasga tudo!!
! rsrsrs
Eis que para minha surpresa e alegria um
"carinho" da amiga Julis, do Miss American Pie. Um dvd do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Ela já me falou várias vezes deste filme. Junto com o dvd um bilhete, que é na verdade outro "carinho":
Parece que o dia cinzento ficou colorido, iluminado. Adoro surpresas!!!! Principalmente quando são oriundas de pessoas que gostamos, que amamos. Pois elas chegam repletas de carinho!


Amiga Julis,
Amei a surpresa!
Iluminou meu dia cinzento.
Obrigada, Lindona!!! Bjs

terça-feira, 26 de maio de 2009

Medo de dentista

Espero que ninguém tenha ficado com medo de dentista depois de assistir o programa "Toma lá dá cá", apresentado sempre às terças-feiras, na Rede Globo.
Este episódio é do dia 12/05/2009. Olhem só o dentista Arnaldo, interpretado pelo Diogo Vilela, fazendo uma exodontia. Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aí que medo!!!!!!!! rsrsrsrsrs
Hoje tem mais....logo após o "Casseta e Planeta".



segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia de chuva


Hoje acordei às 7 horas da manhã e já estava chovendo. Como de costume, me arrumei, coloquei aquele branco básico de todo dia, tomei café e não esqueci o guarda-chuva. Segui para a clínica.
No caminho começou o disparate...Motoristas desrespeitando a sinalização, pedestres correndo. Na clínica, um festival de ligações de pacientes desmarcando seus horários (Pelo menos ligam avisando), outros que simplesmente faltam sem avisar, ou aqueles que chegam atrasados e acabam atrapalhando a agenda do dia.
É impressionante como um dia de chuva muda completamente a rotina das pessoas.......


"Um dia de chuva é bom para a gente comprar livro de poemas. Quem lhe perguntar por quê, de nada lhe adiantará comprar um livro de poemas."

(Mário Quintana)

sábado, 23 de maio de 2009

Presentes de pacientes

imagem : kelribeiro.com


Quando eu estava na faculdade, fazíamos atendimentos às pessoas da comunidade sem cobrar por isso. Os pacientes ficavam agradecidos e sempre apareciam com algum presente. Lembro que ganhei caixas de bombons, bolo. Mas nada comparado com o que um colega ganhou.
Esse colega terminou o tratamento de um paciente e no dia seguinte o mesmo voltou à faculdade para presenteá-lo. Só que o presente era vivo!!!!!kkkkk Tratava-se de um leitão!!!! kkkkkkk Foi muito engraçado! Como é que ele iria assistir aula com o leitãozinho acompanhando....kkkkkk. Então, uma funcionária da faculdade guardou o presente até terminar a aula. E o leitão virou um belo assado no fim de semana!!!!!!!!!!!!
imagem : leitão à pururuca (Blog do Chef Muran)

Cachecol

Adoro um cachecol. Tenho vários! A grande maioria foi minha mãe quem fez. O cachecol é um acessório indispensável no clima curitibano.
Esses dias que minha mãe esteve aqui, mostrei a ela o blog da colega dentista, Jackelyne, o Arte India.
Minha mãe adorou o blog!!! E olhando os diversos trab
alhos manuais postados por lá, teve um modelo de cachecol que ela gostou e resultou neste :

Eu fiquei feliz, pois ganhei mais
um para desfilar por aqui...


Jack,
Obrigada!!!!!

Bjssssssssssss

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Nada como um colo de mãe

Estou me recuperando aos poucos. Continuo chorosa quando lembro de tudo. Mas, graças a Deus eu tenho a minha mãe, que passou a semana toda aqui comigo. Inclusive veio todos os dias à clínica me acompanhar.
Ser mãe é realmente uma entrega. Ela largou tudo em Paranavaí e veio ficar aqui comigo, em Curitiba. Sua presença, seu carinho, seu amor, tem contribuído muito para minha recuperação e superação. Nada como um colo de mãe...É MILAGROSO!
Obrigada querida, por tudo!!!!!!!!!!!
T amo!
Bjssssss

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Como é bom ter amigos de verdade


Quero agradecer a todos os amigos que me deixaram recados no Orkut, MSN, Twitter, aqui no Blog, e-mail, ou foram em casa, no Hospital, telefonaram...Agradeço de coração, mesmo! Vocês não têm noção de como cada recado, palavra, telefonema, visita, e-mail, me fizeram sentir um pouco melhor e está sendo importante para minha recuperação e superação.
Fico impressionada que muitos de vocês eu nem conheço pessoalmente...mas tiveram mais sensibilidade com este momento difícil e doloroso que estou vivendo, que muitos "parentes" e "amigos" próximos. Dizem que nos momentos difíceis é que conhecemos os verdadeiros amigos. Pois é, descobri que é verdade. Descobri que é muito bom ter amigos de verdade! Amigos que você pode contar, que largam tudo para te acompanhar, que sofrem junto quando você está sofrendo e vibram com cada conquista, com cada sorriso seu.
A amizade faz com que eu consiga enfrentar com mais força a minha dor. Mais uma vez meu muito obrigada!
Bjssssssssssssss

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um dos momentos mais tristes da minha vida

Amigos! Vocês que me acompanham todos os dias neste blog, no msn e também no Twitter....venho hoje aqui, compartilhar com vocês o motivo da minha ausência desde quinta-feira. Na verdade, na quarta-feira fui embora sem me despedir, no fim da tarde. Fui direto para casa. Pois notei que algo já não estava normal.

Fiquei de repouso e na manhã de quinta-feira começou um dos dias mais tristes de minha vida. Amanheci com um pequeno sangramento...e meu obstetra pediu para que eu fizesse uma ecografia. Fui à clínica e na hora que vi a primeira imagem do meu bebê, parado, sem movimento, as lágrimas vieram à tona. Ele já estava sem batimentos cardíacos. Perdi meu bebê!!! Chorei, foi a dor, mais horrível que já senti. Não era uma dor física...
Levei o laudo para o meu obstetra e então fui encaminhada para o hospital para fazer uma curetagem. Minha amiga Renata foi comigo. Cheguei ao hospital às 12:20hs para receber a medicação. O procedimento estava marcado para 19hs. Não conseguia parar de chorar...Apesar de fazer tudo particular, a burocracia, caminha lenta...Tive que passar por um médico plantonista, pelo financeiro do hospital, para depois ser internada. O médico plantonista estava em horário de almoço. Fui atendida por ele às 13:30hs. Ele fez algumas perguntas e apenas passou para o prontuário do hospital tudo que meu obstetra tinha escrito, inclusive a medicação prescrita. Fui encaminhada para outra sala e na hora de passar pelo financeiro....a atendente tinha saído. Então insisti para ser internada, pois o motivo da internação, era receber a medicação prévia. Fui internada às 16hs. Fico imaginando se fosse SUS...meu Deus!!!!!!!!!

O hospital era maternidade, fui encaminhada para um quarto, onde tinha minha cama e um bercinho ao lado. Chorei, aquele bercinho não iria receber o meu bebê. Recebi uma medicação intravenosa e acabei dormindo. Quando acordei era quase 19hs. E meu obstetra chegou para conversar comigo. Vocês não acreditam!!!!!!!! Esqueceram de avisar o médico de plantão para me aplicar uma segunda medicação. Pasmem!!!!! Meu médico estava horrorizado!!!! Esqueceram de mim....Isso porque é particular! Então, meu médico aplicou a medicação e eu fui para casa. Agendamos para 6:30hs da manhã de sexta, em outra maternidade!!

Fui pra casa, com dores e sangramento. Minha mãe chegou de Paranavaí para me acompanhar neste momento difícil. Deitei e quase não consegui dormir. Às 5:30hs da manhã de sexta fomos à maternidade. O Anderson, estava acabado, arrasado, assim como eu. Fui encaminhada logo para o centro cirúrgico. Meu médico, estava lá. Tudo correu bem. Tive alta às 9:30hs da manhã. Estava com uma tristeza enorme, e aquela sensação de vazio...
Está sendo muito difícil. Muita tristeza...O sonho desmoronou... Mas, estou aqui. Tentando retomar minha vida, meu trabalho...Tentando me conformar. "Deus sabe o que faz!"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Curitiba tem cada figura.........

imagem : by Guto Magalhães

Ontem à tarde, dei uma fugida da clínica e fui ao consultório de uma amiga, que fica bem pertinho. Quando eu estava chegando lá, dei de cara com uma figura lendária de Curitiba, o "Oil Man".
O "Oil Man", foi criado pelo professor de biologia aposentado, Nelson Rebello. Ele passeia de bicicleta pelas ruas de Curitiba, vestido apenas com uma sunga, tênis e o corpo besuntado de óleo. Pode estar sol, chuva, calor ou frio...Lá está ele!!!!! rsrsrs....E olha que por aqui, muitas vezes a temperatura está perto do zero, ou abaixo.
Ele não tem um trajeto fixo, passeia pelas ruas de Curitiba e região metropolitana. Onde tiver gente, lá está. Mas, é frequentemente encontrado no calçadão da rua XV de Novembro. Bem aqui perto da clínica. Ele diz que se inspirou nos seus ídolos p
ara criar o personagem. Os cabelos, Steven Seagal e o bronzeado do Arnold Scwarzenegger. É, ..... Curitiba, tem cada figura!!!!!!!!!!!!!!!!!!
imagem : Blog do Me Leva Brasil

terça-feira, 12 de maio de 2009

Paciente em fuga!



Durante minha especialização em Radiologia, no HRAC-USP, em Bauru-SP, presenciei situações hilárias...Uma delas aconteceu numa tarde, em que, como todos os dias, fui chamar uma paciente para realizar uma radiografia panorâmica.
Preparei o aparelho, um Panoura, da Yoshida, daquele que se posiona o paciente sentado. Posicionei a paciente, dei as orientações e me retirei da sala. Quando fui acionar o botão para início da exposição, olhei para trás e a paciente estava atrás de mim....
rsrsrsrs....Ela havia saído correndo da sala e me disse " Se você saíu da sala, eu é que não vou ficar lá com esse tal de Raio- X!!!!!" ...kkkkkkk....Posso? Até explicar pra ela o que, e não quem, era o tal do Raio-X(como ela dizia)....Demorou!!!!
imagem : Panoura 10, Yoshida (Good X-Rays)

Higiene Bucal dos Bebês




Os primeiros cuidados com a higiene bucal dos bebês deve começar ainda na gestação. A grávida deve visitar o dentista para receber as orientações de alimentação e de higiene bucal.
Nos bebês recém-nascidos, antes mesmo do aparecimento do primeiro dente, deve-se utilizar uma gaze ou fralda embebida em água, a cada mamada. Quando aparecer o primeiro dente, a gaze ou fralda deve ser substituída por uma dedeira de borrac
ha. E quando o bebê já tiver um aninho, inicia-se o uso de uma escova dental pequena e macia, que pode ser acompanhada de uma pequena quantidade de creme dental sem flúor.
Assim que aparecer o primeiro dente do bebê (por volta dos 6 meses) é recomendado a primeira consulta ao d
entista, que deve ser um odontopediatra.
Com uma boa higiene bucal, previne-se o aparecimento de cárie, principalmente a de mamadeira. Lembrando que a cárie é contagiosa, é causada por uma bactéria, o Streptococus mutans. Pode ser transmitida de mãe para filho, quando há contato da saliva da mãe, com o alimento do filho, por exemplo. Portanto, é importante evitar assoprar a comida e experimentar a papinha na mesma colher do bebê. imagem : dedeira de borracha

sábado, 9 de maio de 2009

O primeiro dia das mães!



Neste domingo, será meu primeiro dia das mães. Tudo bem que meu baby ainda não nasceu, está aqui na barriga. Mas estou muito, muito feliz! Acho que me sinto mais filha do que mãe...Calma! Tudo a seu tempo! rsrsrs....
Hoje entro na décima segunda semana (3 meses). Os enjôos diminuíram. Graças a Deus! Mas sinto que estou muito sensível, com muitas mudanças de humor. Ah!!!! Esses hormônios..... E a barriguinha já está começando a aparecer. Nada que me faça furar a fila do banco....rsrsrs. Mas, já está dando sinal!
Já marquei a próxima ecografia. E segundo o médi
co, talvez possamos saber o sexo do bebê. Ai meu Deus!!!!! Segura essa ansiedade..........
Dizem que somente sendo mãe, para entendermos as nossas mães....Espero ser uma boa mãe! Assim como mi
nha mãe foi e é. Meu exemplo. Ensinou-me que é preciso ser independente, que é preciso estudar, ter caráter, ser honesta, humana...Mas, acima de tudo me deu amor. Como Celine Dion, canta em sua música..."I'm everything I am, because you loved me" (Eu sou tudo o que sou porque você me amou)...
Parabéns a todas as mães! Principalmente a minha querida mãe, Josileia. Te amo muito! Obrigada por tudo que me deu e me dá até hoje.

Minha mãe e eu


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Meu primeiro paciente




O amigo JV, do Blog do Dentista, me fez lembrar do primeiro paciente que atendi, logo que me formei em 1999. Era um garotinho de 4 anos que nunca tinha ido ao dentista. Ele apareceu no fim da tarde, acompanhado de sua mãe.
Nas primeiras consultas a mãe entrou junto. Na primeira, fiz anamnese e apresentei o equipo para ele. Mostrei como funcionava a cadeira, o refletor, o sugador, a seringa tríplice. Aquela adequação...O garoto só ficava me olhando, com cara de poucos amigos, como se eu fosse "a torturadora de criancinhas".
Na consulta seguinte, ele já tinha uma tática pronta. Todo procedimento que eu ia iniciar, ele começava a tossir, tentando vomitar. Imaginando que se vomitasse a mãe o levaria embora. Fiz um procedimento rápido e encerrei aquela sessão.
Em outra consulta, eu resolvi fazer um procedimento um pouco mais demorado. E o paciente, começou a tossir. Tossiu tanto que vomitou em mim. Lavando a cadeira, a roupa dele e meu jaleco. Socorro!!!!! Meu jaleco já era! A mãe mais que depressa quis levá-lo embora. Eu a chamei num canto e a orientei a levá-lo ao banheiro para limpá-lo e que depois voltasse a cadeira. Expliquei que se ela o levasse embora naquele momento, ele sempre iria vomitar para poder ir para casa. A mãe concordou.
Quando o paciente voltou, estava com uma carinha péssima. Queria me matar com o olhar....rsrsrs... Sentou-se na cadeira e eu reiniciei o tratamento. Procurei ser breve e em seguida o dispensei.

Fui embora com uma dor de cabeça, um jaleco vomitado e uma sensação de ter sido atropelada por um caminhão...Mas valeu! Depois disso, nunca mais ele tossiu e conseguimos concluir o tratamento......

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Seio maxilar

imagem: Wikipedia seio maxilar


É o maior dos seios paranasais. Trata-se de uma cavidade pneumática, piramidal, localizada no osso maxilar bilateralmente, na região dos dentes pré-molares, molares, podendo chegar até caninos.
Radiograficamente (essa parte eu amo!),
é uma área radiolúcida delimitada por uma cortical densa (linha radiopaca). Pode ser observada em periapicais, panorâmicas, telerradiografias laterais e telerradiografias frontais.
Ao realizar a exodontia de elementos dentais superiores deve-se tomar cuidado com o seio maxilar para evitar principalmente a comunicação buco-sinusal e introdução de fragmentos dentários ou até mesmo elementos dentários em seu interior. O que pode ser evitado ou amenizado, com um bom planejamento cirúrgico e radiografias. Portanto caros colegas, solicitem radiografias ou realizem radiografias antes de qualquer procedimento cirúrgico. imagem:FORP/USP :extensão alveolar do seio maxilar

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O pai da Psicanálise

imagem : redepsicologia

Em 6 de maio de 1856, nasceu na então austrohúngara Freiberg, Moravia, hoje Príbor, Checoslováquia, o fundador da psicanálise, Sigmund Freud.

" O sonho é a satisfação de que o desejo se realize."

Morreu em 23 de setembro de 1939, aos 83 anos, de câncer de mandíbula. Depois de passar por mais de 30 cirurgias.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Telerradiografia lateral

imagem : telerradiografia lateral (Oral News)

A telerradiografia lateral é uma radiografia extrabucal lateral do crânio, onde o paciente é posicionado de perfil, com o auxílio de cefalostatos. É de fácil e rápida execução.
Nesta incidência, observamos a estrutura óssea e também as partes moles do perfil. Podendo ser utilizada para se realizar análises cefalométricas manuais ou computadorizadas para avaliação dento-esquelética-facial e crescimento do crânio e da face.
É utilizada na Odontologia principalmente pela Ortodontia para diagnóstico inicial, plano de tratamento, acompanhamento e avaliação do resultado obtido. E pela Cirurgia Maxilofacial na avaliação pré e pós-operatória e plano de tratamento.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

X- Men Origins : Wolverine

imagem : Cinepop
Amo cinema! Sábado eu e meu anjo, Ander, fomos acompanhados da Alessandra e do Douglas conferir o filme : X-Men Origins : Wolverine.

Com direção do sul africano Gavin Hood e produção do ator Hugh Jackman, o filme conta a história de Logan, desde menino até o momento em que se torna Wolverine e perde a memória. Fazem parte do elenco : Hugh Jackman (Wolverine), Liev Schreiber (Dentes-de-Sabre), Taylor Kitsch(Gambit), Daniel Henney (Agente Zero), Danny Huston (Willian Striker), Kevin Durand (Blob), entre outros....

Gostei muito! Muita ação e confrontos entre Wolverine e Victor (Dentes-de-Sabre).
Vale a pena conferir!!!!!!


sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos sem Ayrton Senna

imagem : Globo Esporte

Em primeiro de maio de 1994, morre um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.
Acordar cedo, nas manhãs de domingo para assistir as corridas de Fórmula 1, era o programa de muitas famílias brasileiras.
Lembramos das vitórias, embaladas pela narração de Galvão Bueno ("Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!") e da música tema. Vitórias de um esportista, um cidadão exemplar, que tinha orgulho de ser brasileiro. Aquele que por muitos anos deu alegria a um povo tão sofrido, mas que nunca desiste.
Depois de um acidente nos treinos, com Rubens Barrichello e da morte do austríaco Roland Ratzemberger, o GP de San Marino, em Ímola, não foi adiado e aconteceu o pior. Na curva Tamburello, Senna perdeu o controle do carro, chocando-se com o muro de concreto. Eu estava na sala com meu pai. E a tristeza tomou conta de nós e as lágrimas começaram a surgir..."Ele morreu", disse meu pai. Senna foi socorrido e ainda na pista recebeu os primeiros socorros.Foi levado de helicóptero para o Hospital, onde mais tarde noticiaram sua morte.


" O impossível não existe quando se acredita verdadeiramente nos sonhos."
Ayrton Senna da Silva (21/03/1960 - 01/05/1994)