terça-feira, 28 de junho de 2011

Geada

Fazia tempo que eu não via um inverno como este. Mal começou e começou pra valer! Ontem a temperatura mínima em Curitiba foi de 0°C e hoje de manhã –0,9°C.

Hoje pela manhã com uma temperatura tão baixa e céu limpo, observou-se um fenômeno chamado geada. Que ocorre quando o vapor d’água do ar em contato com as superfícies frias, passa para o estado sólido de forma direta, se depositando sobre as superfícies e dando um aspecto esbranquiçado à paisagem.

Quando saí para trabalhar de manhã, não resisti à bela paisagem e fiz algumas fotos.

001

foto : Terreno vizinho à minha casa.

003

foto : carro do Namorido, coberto de gelo.

004

006

foto : rua próxima de casa

sábado, 25 de junho de 2011

“Vale a pena radiografar!”

Feriadão…muita gente não trabalhou, muita gente está de folga. Mas, me deu uma vontade de radiografar…

Coloque o avental de chumbo, o protetor de tireóide e não esqueça de retirar os objetos metálicos. Então, vamos lá!

1. No Blog do Dentista : formulário para pretendentes a namorar filha de dentista.

2. No Pérolas da Odontologia : Cantada Nina. Adoro!

3. No Dicasodonto : O que é odontogeriatria?

4. No Vida de dentista : Brinquedo de dentista.

5. No Blablablog : Vestido de festa, by Reinaldo Lourenço.

6. No Ortodontia para Todos : “Dores de cabeça? Você pode estar com DTM.”

7. No Miss American Pie : Pantufas.

8. No Odontodivas : Alongue-se!

9. No Ortoblog : Dica de livro. Adoro!

10.No Papel, Tinteiro & Desatinos : Música boa do Lenine.

11. No Divas Cibernéticas : dica de filme : Meia noite em Paris

12. No OdontoBLOGia : Realidade virtual chega a faculdade de Odontologia.

13. No Pulpite : “Supergêmeos, ativar!”

14. No Medo de dentista : Você sabe escovar os dentes?

15. No Sofá do dentista : Entrevista com a Nany People.

16. No Blog do Tio dentista : Tem blog fazendo aniversário!

17. No Pensamentos Compartilhados : Ética profissional.

18. No Por dentro da dor Orofacial : Homens e mulheres e a dor.

19. No Blog do Doctor Victor : O sorriso da humorista Fabiana Karla.

Divirtam-se! Ótima leitura! Com certeza, “vale a pena radiografar!”

bjsssssssssssss

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Delícia de inverno : sopa

001

Muitos historiadores dizem que a sopa tem origem nos primeiros alimentos cozidos, com relatos de 6000 a.C. A origem da palavra “sopa” é alemã, “suppe”, que no francês antigo virou “soupe”.

É um prato muito versátil, com receitas típicas de vários países, como o Caldo verde (Portugal), o Gazpacho (Espanha), a Sopa de cebola (França), o Minestrone (Itália) entre outras.

Existem as sopas frias, mas eu sou fã mesmo é das sopas quentes. Além de alimentar, aquece nos dias frios de inverno. Adoro inventar receitas, é só usar a criatividade. Aqui em Curitiba é muito comum encontrarmos restaurantes servindo buffet de sopas, inclusive no almoço.

Semana que vem chega outra frente fria…lá vou eu bolar uma nova receita…

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Minha primeira tatuagem

006

Fazia tempo que eu pensava em fazer uma tatuagem. Mas, o que tatuar? Acho que tatuagem tem que ter algum significado, tem que representar alguma coisa. Pensei em tanta coisa para tatuar que acabei congelando esta idéia, pois não conseguia decidir.

Dias atrás, conversando com minha cabeleireira, Jô e o marido dela Júlio, que é tatuador, acabei decidindo e não me despedi daquela conversa sem deixar marcado um horário para fazer minha primeira tatuagem.

Quando vi o desenho que o Júlio fez pra mim, nem acreditei. Ficou bem melhor do que eu esperava. Ele desenhou flores de cerejeira (SAKURA), que pelo que andei pesquisando é a flor símbolo do Japão. A florada da cerejeira é muito aguardada por lá, é um acontecimento nacional. Diz uma lenda japonesa, que SAKURA vem de SAKUYA, uma princesa que teria caído do céu nas proximidades do monte Fuji e teria se transformado nesta flor tão linda.

Muitos dizem que quando a florada da cerejeira é intensa, tudo será bom naquele ano, simbolizando prosperidade. Mas, por durar poucos dias, a flor de cerejeira ficou ligada a imagem dos samurais, guerreiros que estavam dispostos a dar a própria vida, se necessário fosse. Portando, simbolizando que a vida é passageira e que temos que viver cada momento.

Minha tatuagem foi feita pelo Júlio e demorou mais ou menos duas horas e meia. Se doeu? Doeu um pouquinho sim, mas foi bem tranquilo. Tão tranquilo, que estou até pensando em fazer outra...hehehehe

004

sexta-feira, 17 de junho de 2011

"Vale a pena radiografar!"

Genteeeeee! Depois de uma semana super corrida, onde quase não tive tempo para postar alguma coisa neste blog. Cá estou eu, prontinha para radiografar. E você? Já colocou o avental de chumbo, o protetor de tireóide e retirou brincos, piercings, enfim, retirou os objetos metálicos? Então...vamos lá. Vamos radiografar!


1. No Ortoblog, do queridíssimo Dr. Leo Augusto : Você sabe a diferença entre negligência, imperícia e imprudência?


2. No Vida de dentista, do amigo mineirinho Dr. Fabrício : Pais, já existe um dicionário odontológico

3. No Blablablog, da "Miss Serra Gaúcha", Dra. Silvane Franco : últimas tendências da moda.

4. No Odontodivas, das minhas amigas Divas Dentistas : Dicas de viagem .

5. No Papel, Tinteiro & desatinos , da lindona Dra. Juliana : Um relato lindo de saudades de alguém que se foi...

6. No OdontoBLOGia, dos queridos Frank e Alex : Pasta de dente sabor cupcake?

7. No DicasOdonto, do atencioso Dr. Luiz Rodolfo : balas de dentadura

8. No Miss American Pie, da minha amiga Julis : sorteio de maquiagens da NYX

9. No Blog do tio dentista , do amigo Dr. Gustavo : piercings orais. Eu falei que era pra tirar para radiografar!

10. No SorrisoCasoAll, da linda Dra. Lili Paupério : Você sabe o que é um provisório?

11. No Sofá do dentista, da queridona Dra. Camis : Entrevista com o diretor da marca Indusbello.

12. No Divas Cibernéticas, da querida Lú : Audrey Hepburn

13. No Pérolas da Odontologia, do mais novo papai, o querido Dr. Basilio Bernal : Uma homenagem ao JV, do Blog do dentista.

14. No Medo de dentista, da amiga, Dra Ana : O que é gengivite?

15. No Blog do dentista, do querido amigo JV : Botox no dentista

16. No Carpe diem, da querida Micha : 10 em 10. Uma idéia muito legal!

17. No Pulpite, do queridíssimo Dr. Geisson : Dra Sakana e Dra Fran Ectomia trabalhando
juntas.


18. No Ortodontiaparatodos : Tem alguma dúvida sobre aparelhos ortodônticos estéticos? Então...

Como eu costumo dizer por aqui :"Vale a pena radiografar!"

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Melhor transporte público do Brasil? Será?

imagem : "Ligeirinho" Inter II

Sempre ouço dizer que Curitiba tem o melhor transporte público do Brasil. E desde que me mudei para cá em 2004, nunca tinha sentido na pele o que grande parte da população da capital paranaense enfrenta todos os dias.
Hoje fui ministrar aula prática sobre materiais dentários na clínica da instituição, que fica no bairro do Portão. Fui de ônibus, por volta das 12:40hs. Para ir do bairro Pilarzinho na região norte de Curitiba para o bairro Portão, peguei dois ônibus. O primeiro, um veículo articulado, linha Interbairros II, havia bancos de sobra para os passageiros sentarem. Quando cheguei no terminal do Campina do Siqueira, mudei de ônibus, peguei o Inter II, popularmente conhecido como "ligeirinho". Neste fiquei em pé, tentando me equilibrar no pequeno espaço entre muitos passageiros que assim como eu, só queriam chegar aos seus locais de trabalho.
Quando cheguei ao Terminal do Portão, quase não consegui descer, pois muita gente entrava no ônibus e poucos desciam. Foi difícil chegar até a porta para poder desembarcar. Isso era aproximadamente 13:20hs.
Na volta, a situação foi ainda pior. Fim de tarde, 17hs, só consegui entrar no segundo Inter II, que passou. Lotado, percebi que muitos passageiros nem conseguiam algum lugar para segurar, seguiam apoiados uns aos outros. Segurei como pude, com apenas um dos braços, já que no outro, estava o peso da minha bolsa.Crianças, idosos, jovens, trabalhadores todos pendurados como se fossem carnes nos ganchos de um frigorífico. Por vezes o motorista até parecia estar dirigindo um caminhão carregado de bois, tamanha era sua falta de cautela e zêlo com os passageiros. Demorei cerca de uma hora para chegar ao meu destino.
As autoridades responsáveis dizem que mais ônibus estão sendo colocados em circulação. Os motoristas dizem que a cobrança para cumprirem o horário é muito grande, justificando a maneira de dirigir ( ou será pilotar?). E a população continua sofrendo com poucos ônibus e lotações, mesmo fora dos horários de pico e ainda sendo conduzidos por motoristas imprudentes.
Se aqui em Curitiba temos o melhor transporte público do Brasil, fico pensando como será o pior.
imagem : Interbairros II

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pequenos detalhes, grande diferença

Lembro quando minha irmã Karine chegou da escola toda feliz com um sachê nas mãos, daqueles perfumados, feito de sabonete. Naquela época estudávamos numa escola perto de casa. A Karine devia ter uns 4 anos e eu 6.

Minha mãe ao ver aquele mimo, logo pediu uma explicação. Eu não parava de chorar e dizia : “Minha irmãzinha não é ladrona”. E a Karine insistia em dizer que tinha ganho o sachê de uma coleguinha de sala.

Não convencida, minha mãe foi à escola no dia seguinte para verificar a história toda. E assim, descobriu pela professora que a Karine estava certa, tinha ganho o sachê de uma coleguinha.

Aprendemos com este episódio que não se pega o que não é nosso. O que é do outro, não nos pertence. O que é dado é aceito de bom grado. Com pequenas atitudes, aprendemos grandes lições que nos acompanham pelo resto de nossas vidas. Ajudam a formar nosso caráter, nossa índole.

Acho estranho quando ouço alguém falar, como ouvi hoje, um aluno relatando que tinha roubado um chocolate no mercado, por pura diversão. Apesar de ter dinheiro para pagar. E ainda completou dizendo que tem que tirar de quem tem mais. Onde estava a mãe deste, quando ele apareceu com o primeiro objeto ou guloseima? Quantos pais procuram saber sobre os objetos diferentes de seus filhos? De quem é? Como conseguiu? Ganhou de quem? Pegou?

Ter um filho exige cuidado, preparação, acompanhamento, vigilância, dedicação. Pequenos detalhes podem fazer grande diferença lá na frente, na vida adulta.

domingo, 5 de junho de 2011

Delícia de inverno : Pinhão

Uma das coisas que adoro no inverno é o pinhão. Começa a esfriar e o pinhão é figurinha carimbada nos mercados , feiras e até nas ruas, com os vendedores ambulantes.

Semente da Araucária, cientificamente chamada de Araucaria angustifolia e popularmente cohecida como Pinheiro do Paraná, o pinhão é alimento muito comum nos meses frios. Muito nutritivo, é formado basicamente de amido, rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.

A cada ano aprendo uma receita nova para preparar com o pinhão. Risoto, farofa, bolo de pinhão…etc. Todas deliciosas. Mas, o mais comum aqui em casa é saborear o pinhão cozido ou assado, acompanhado de um bom vinho tinto.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeção Anterior (P.A.) de Waters

imagem : P.A. de Waters (Robras Radiologia)

Uma das técnicas que nos permite a análise do terço médio da face, deixando livre os seios maxilares, já que projeta a porção petrosa do temporal sobre a mandíbula, é a Projeção Anterior do Seio Maxilar, conhecida como Projeção de Waters.
É indicada para pesquisar sinusites maxilares, local
izar corpos estranhos, fragmentos de raízes e dentes no interior do seio maxilar, localização de fraturas na região da maxila e também pesquisa de áreas patológicas.
Entre os reparos anatômicos que podemos observar nesta radiografia temos : seio frontal, órbitas, fossa nasal, seios maxilares, seio esfenoidal, face escamozigomática da asa maior do esfenóide, osso zigomático, rebordo infraorbitário, porção petrosa do temporal, septo nasal, processo condilar da vértebra áxis e mandíbula.
O paciente deve estar posicionado
perpendicular ao plano horizontal, com o mento encostado no chassi e o ápice nasal afastado de 1,5 a 4 cm do chassi. O chassi também deve estar posicionado perpendicular ao plano horizontal. E a angulação utilizada é de 0° vertical e 90° horizontal. O feixe de raios-X centrais é direcionado ao ponto dado pelo traçado da linha tangencial à borda inferior da órbita.
Uma radiografia muito interessante, tem muitas indicações e de fácil execução.
Existem modificações da técnica, onde o paciente é posicionado com a boca aberta, mais indicado para observar seios maxilares e frontais.


Fonte : Apostila APCD Campinas