segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Enfeite de Natal

Quando chega esta época do ano as pessoas e todo o comérico enfeitam suas casas e lojas para a chegada do Natal. E as lojas que vendem estes enfeites surpreendem a cada ano com mais e mais novidades.

Confesso que ainda não enfeitei minha casa, não montei nossa árvore, o que pretendo fazer ainda esta semana. Adoro enfeites de Natal: coloridos, antigos, modernos, brilhantes, luminosos…E quando vi o post do blog do Dentista, sobre a árvore de Natal do dentista eu não podia deixar de participar, quero o meu enfeite nesta árvore.

tele natal

O apelo comercial é grande. Mas, não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido desta festa, que é o nascimento de Jesus. O “Te vejo por dentro”, deseja a todos um ótimo Natal!

Há mais blogs participando desta festa :

    E muitos outros…quem quiser participar passa lá no Blog do Dentista, do amigo JV.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Génifique Creme, Lancôme

Há muito tempo o ser humano procura a fonte da juventude. Envelhecer para muitos é um problema. O envelhecimento pra mim faz parte da vida… nascemos, crescemos e morremos. Mas, se pudermos adiar um pouco este envelhecimento ou pelo menos manter o que temos, acho maravilhoso.

Dias atrás, uma aluna que trabalha em uma loja de cosméticos, me indicou um produto da Lancôme que parece ser inovador, o Génifique. O produto tem a promessa de em 7 dias de uso, proporcionar uma pele mais jovem. Deve ser aplicado de manhã e à noite. É composto por dois ativos inovadores : Biolysat + Phytosphingosine. Segundo o site da marca é o primeiro tratamento que reativa o poder dos genes e de produção de proteínas.

Estou usando o Génifique creme e estou gostando. Ele é rapidamente absorvido pela pele e tem um cheirinho muito agradável. O único problema é o preço, bem salgadinho. Espero que tenha resultado!

lancome

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Campanha da Pepsi



Vi nos blogs dos queridos amigos : Ana (Medo de Dentista), Leo( Ortoblog) e do Gustavo ( Tio Dentista) uma campanha muito legal que está rolando no Twitter e resolvi divulgar aqui. A campanha é assim...
  • Tweet com a hashtag #os_pepsi e ajude uma criança portadora de fissura labiopalatal a ganhar uma cirurgia.
  • Cada vez que você usar esta hashtag, um pixel da foto de uma criança disponível no site da Pepsi, fica colorido e quando a foto ficar totalmente colorida a Pepsi pagará uma cirurgia.
  • E outra foto preto e branco ficará disponível no site.
Que tal entrar no Twitter agora e deixar sua mensagem ? #os_pepsi

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ASB : Como se inscrever no CRO ?

Como se inscrever no CRO?

Esta é uma pergunta constante dos meus alunos do curso de ASB(Auxiliar de Saúde Bucal). Então, fui me informar e no site do CRO/PR está bem explicadinho.

A documentação necessária para o ASB fazer inscrição PROVISÓRIA é :

  • Comprovante de escolaridade
  • Certidão de conclusão de curso
  • Cópia de certidão de nascimento ou casamento
  • Cópia RG, CPF, Título de eleitor e documento militar (para homem). Não serve Carteira Nacional de Habilitação.
  • 2 fotos 3x4 iguais e recentes
  • 2 fotos 2x2 iguais e recentes

Já para a inscrição PRINCIPAL do ASB é necessário :

  • Diploma original do curso ministrado por instituição de ensino e com registro no CFO
  • Cópia do diploma frente e verso
  • Comprovante de escolaridade do ensino fundamental
  • Cópia certidão nascimento ou casamento
  • Cópia RG, CPF, título de eleitor e documento militar( para homem). Não serve carteira de habilitação
  • 02 fotos 2x2 – iguais e recentes
  • 02 fotos 3x4 – iguais e recentes


* Se for dar entrada em principal de ASB com carteira de trabalho: cópia da Carteira de Trabalho desde a primeira página até a posterior à última página constante de registro.


OBSERVAÇÃO:
1) Não há mais possibilidade de inscrição como ASB apenas com declaração de aptidão à função assinada por dentista. Proibição dada pela Resolução
CFO-86/2009, de 13 de março de 2009.
2) § 3º da Resolução
CFO-90/2009: Ficam resguardados os direitos ao registro e à inscrição, como auxiliar em saúde bucal, a quem se encontrava empregado, exercendo a atividade de auxiliar de consultório dentário, na data de promulgação da Lei 11.889/2008*, devidamente comprovado através de carteira profissional ou cópia do ato oficial do serviço público.

O CRO/PR fica na Rua da Paz, 260- Curitiba, Paraná. Fone :( 41) 3025-9500

FONTE : CRO/PR

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A História da Radiografia Panorâmica

001-2

A radiografia panorâmica, esta tão comum nos consultórios dentários de hoje, teve seu início em 1948, com um dentista de Berna, na Suíça, o Dr. Ott.

Segundo Freitas ( 2004), Dr Ott, inventou um tubo de raios-X que seria colocado dentro da boca e como fonte de radiação, sensibilizaria um filme fora da boca que acompanharia a curvatura dos arcos superior e inferior, obtendo assim, numa radiografia a imagem de todos os dentes.

Em 1949, o finlandês Paatero, publicou seu método de pantomografia.

Em 1952, Paatero descreve seu método fotopantomográfico, onde a reprodução radiográfica em filmes comuns tornou-se possível.

Em 1953, o aparelho Panoramix foi lançado na Suíça. Baseado na idéia do Dr. Ott.

Paatero, em 1961, evolução dos aparelhos. De um centro rotacional para 3.

Em 1965, Jung verifica que a dose de radiação recebida pelas gônadas na tomada radiográfica panorâmica é bem menor que nas técnicas radiográficas intrabucais.

Em 1971, Manson- Hing, apresenta um novo aparelho de raios-X panorâmico, o GE3000.

Em 1973, Forrest, sugere o exame pantomográfico como exame de rotina nos consultórios dentários.

Em 1976, primeira obra publicada sobre pantomografia, por Manson-Hing.

E atualmente nós temos um grande número de aparelhos, diversas marcas, com facilidade de execução da radiografia pelo operador e segurança, baixo custo e rapidez para o paciente. Sem falar que mais e mais os dentistas estão adotando a radiografia panorâmica como um exame inicial. Facilitando o diagnóstico e plano de tratamento.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Controle de infecção em Radiologia Odontológica

foto : Vigilância e saúde

Na Radiologia Odontológica, assim como em todas as especialidades da Odontologia, os princípios de biossegurança são uma obrigatoriedade.

A finalidade de adotar estes princípios está em evitar a contaminação do operador, do paciente e do aparelho. Pois o dentista que carrega consigo microorganismos pode contaminar todas as superfícies que ele tocar.

A sala de Raios-X deve ser preparada antes da entrada do paciente. A desinfecção do aparelho, da cadeira odontológica, do avental plumbífero e protetor de tireóide, pode ser feita com álcool 70%. Barreiras físicas, com filme de PVC (filme plástico) podem ser colocadas no aparelho de raios-X e controle. E os materiais que serão utilizados para fazer a radiografia como películas(filmes), posicionadores também devem ser separados antes. Lembrando que os posicionadores radiográficos devem ser autoclaváveis e nas películas pode ser usado plásticos individuais ou seguir limpeza química após a tomada radiográfica. Já o operador deve lavar as mãos antes do exame e calçar luvas.

O paciente deve ser preparado antes do operador calças as luvas com colocação do avental plumbífero e o protetor de tireóide. Os quais devem ser retirados após a remoção das luvas ao final do atendimento.

Após cada tomada radiográfica remover o plástico individual da película ou fazer limpeza química, que pode ser por imersão em solução de hipoclorito a 2 ou 5 % por 30 segundos ou álcool 70% por fricção. Só depois levar para processar. Antes de remover as luvas o operador deve remover as barreiras físicas.

Os invólucros das películas radiográficas devem ser descartados em lixo contaminado. E as películas desprezadas devem ser reservadas, pois assim como o revelador e o fixador devem ter destino específico.

Fonte : Lino, Priscila Simielli e; Carvalho, Izabel Maria Marchi de; Razuk, Christiane Gebara. Controle de Infecção em Radiologia

Odontológica. Rev da ABRO;3(2):53-58, 2002. ilus, tab.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tem sanduíche novo no Subway

Eu amo os sanduíches do Subway! Acho maravilhosa a idéia. Escolher o tipo de pão, o tamanho, o recheio e os complementos é muito legal! Tudo preparado na sua frente.

Esta semana me surpreendi com uma novidade deliciosa na rede de restaurantes Subway. Um novo recheio : frango defumado com cream cheese. Eu que já sou fã, amei!

subway

Como eu digo por aqui….Vale a pena radiografar!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

“A educação está chegando bem depois do veículo.”

A educação está chegando bem depois do veículo.” Foram palavras de um ex-comandante do BPTRAN (Batalhão de Polícia de Trânsito), de Curitiba, após ver cenas lamentáveis de mais uma buzinada no trânsito que acabou em agressão.

A violência aconteceu numa das avenidas mais movimentadas do centro de Curitiba, a avenida Marechal Deodoro, hoje de manhã. Segundo testemunhas, tudo aconteceu por causa de um simples buzinada. Resultando em um motorista preso e outro ferido.

tn_311_600_agressao031108

imagem : motorista ferido por barra de ferro (Gazeta do Povo)

O que será que está acontecendo ? “Stress”? Falta de educação? Onde vamos parar? São perguntas que pairam em minha cabeça quando vejo episódios como este.

sábado, 13 de novembro de 2010

É ruim na época do Natal…(Top 5)

1. Paciente que faz tempo que não vai ao dentista. Há muito tempo já não tem dentes e justo nesta época, resolve colocar uma prótese total (dentadura), achando que vai conseguir comer o peru de Natal com dentes.

2. Trabalhar no centro de Curitiba e ter que ouvir músicas natalinas o dia todo. O comércio resolve colocar essa trilha sonora típica e não tem dó dos pobres coitados trabalhadores que não aguentam mais este repertório.

3. Paciente que acha que radiografia é foto instantânea e quer a radiografia com laudo pra ontem. Pois, afinal de contas, ele não pode perder tempo. Tem que sair às compras!

4. Paciente que resolve colocar aparelho ortodôntico e depois reclama que os dentes estão doendo e não consegue comer a ceia de Natal.

5. Paciente que acha que dentista é mágico ou santo milagreiro e quer implantes de um dia para o outro.

Pai Natal


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

8 de novembro de 1895



Foi em 8 de novembro de 1895, que o físico alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, descobriu os raios-X.
A primeira radiografia da história, foi a radiografia da mão de sua esposa, Ana Bertha, realizada em 22 de dezembro do mesmo ano.

Infelizmente, Röntgen, morreu em 1923, em decorrência de um câncer de duodeno.
Obrigada, Röntgen pela sua descoberta! Nós radiologistas agradecemos!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Filme : Bastardos Inglórios

Esses dias de folga aproveitei para assistir alguns filmes. Um dos que assisti e me chamou a atenção foi “Bastardos Inglórios”, do diretor Quentin Tarantino.

É um filme de 2009, que conta a história da primeira ocupação da França pelos nazistas alemães. Onde Shosanna Dreyfus escapa com vida da execução de toda sua família pelo coronel nazista Hans Landa. Shosanna foge e vai morar em Paris com identidade falsa e se torna dona de um cinema. Brad Pitt é o tenente Aldo Raine que comanda um grupo de soldados americanos judeus, chamados de “Bastardos”. Os caminhos se cruzam, Raine querendo acabar com a cúpula da guerra e Shosanna querendo vingança.

Muito bom! Como eu sempre digo por aqui…Vale a pena radiografar!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Erros no processamento radiográfico

Na rotina do consultório odontológico ou no dia a dia das clínicas de Radiologia odontológica, de vez em quando aparece uma ou outra radiografia que ficou insatisfatória. Uma radiografia muito clara, ou muito escura, manchada, com imagem desfocada, pouco nítida, faltando contraste. E então surge aquela pergunta:“O que aconteceu?” ou “Onde foi que eu errei?”

Acho importante fazer um levantamento para podermos corrigir e tentar evitar certas falhas. Pois assim, haverá menos exposição à radiação para o paciente, sem falar na economia de tempo e material, já que não há repetição. Para isso, procuro anotar tudo num caderno : tempo de exposição, kvp utilizado (no caso das radiografias extrabucais, já que nas intrabucais o aparelho tem kvp fixo), região radiografada, data. Na câmara escura, procuro anotar a data de cada troca de revelador e fixador e a data provável da próxima troca.

Muitas podem ser as causas de uma radiografia insatisfatória, neste post vou abordar os erros no processamento radiográfico :

  • mancha amarelada ou marrom : o filme não foi lavado corretamente. No processamento automático a máquina faz a lavagem do filme e já libera a radiografia pronta, sequinha. Mas no processamento manual, devemos fazer duas lavagens, uma intermediária, quando tiramos o filme do revelador e outra final, em água corrente, de preferência (20 minutos).
  • pontos brancos : pingou fixador. Cuidado na manipulação dos líquidos de revelação.
  • mancha preta : pingou revelador.
  • filme escuro : super-revelação, aumento da concentração do revelador, aumento da temperatura do revelador, revelar a película com o papel que o envolve (no caso do filme periapical) , exposição do filme à luz.
  • filme claro : sub-revelação, baixa temperatura do revelador, fixador contaminado pelo revelador, revelador oxidado ou saturado, deixar a película radiográfica mais que 24 horas na água.
  • riscos e ranhuras : unhas do operador tocando o filme ou contato com outros filmes.
  • rachadura : filme colocado em alta temperatura ou soluções de processamento em baixas temperaturas.
  • embaçamento (“fog” ou véu ): filme vencido, filme exposto à luz durante o processamento.

Seja numa revelação manual ou numa automática, devemos ficar atentos para esses possíveis erros. E assim evitar repetições.

Odont_Revell

foto : processadora automática (Revell)

1246979200

foto : câmara escura portátil