Quando sabem que sou radiologista, as pessoas logo perguntam sobre os riscos da radiação.
Os efeitos biológicos da radiação estão ligados aos seguintes fatores : quantidade de radiação absorvida, tempo de exposição à radiação, região do corpo que foi exposta, tipo de tecido irradiado, fatores genéticos e ambientais.
Quando o organismo recebe altas doses de radiação é muito provável que apresente danos biológicos. Mas existe um período de latência. O qual pode ser de semanas, meses e anos. As baixas doses podem ficar latentes por até décadas. Cada tipo de célula apresenta uma sensibilidade à radiação. As que são mais sensíveis são consideradas críticas. E os profissionais devem saber reconhecê-las para proteger os seus pacientes. Na Odontologia os tecidos mais críticos, ou seja, mais sensíveis à radiação e podem desenvolver neoplasias são : glândula tireóide, glândulas salivares, seios maxilares, cérebro e medula óssea. Portanto, o uso de protetor de tireóide e avental de chumbo são indispensáveis. Como disse um paciente meu, de apenas 8 anos um dia desses… ”Você não vai colocar o avental de chumbo em mim? É um procedimento legal, não é?”.
No caso de pacientes gestantes, as radiografias odontológicas são consideradas seguras, pois o feixe primário de raios-X é direcionado para a cabeça e pescoço da paciente e não na barriga, onde está o feto. Submetendo o feto apenas à radiação secundária. É recomendado que não se faça radiografias no primeiro trimestre de gestação, principalmente entre a segunda e sexta semanas. Mas, eu aconselho não fazer radiografias em gestantes, exceto em casos estritamente necessários, pois se acontecer alguma coisa com o bebê, a mãe vai lembrar daquela pequena radiografia periapical que fez lá no consultório do dentista, e achar que foi a causa do problema.
Caros colegas, procurem orientar seus pacientes sobre os procedimentos radiográficos a serem realizados e que serão utilizados equipamentos de segurança para protegê-los, bem como técnicas e tempos de exposição suficientes para realizar o diagnóstico com níveis aceitáveis de radiação.
Bibliografia : TSB e ASB – Odontologia de Qualidade. Lobas e col.