Sou paranaense, de Paranavaí. Morei em Bauru-SP, São Paulo capital e desde 2004, moro em Curitiba. No começo estranhei e fiquei "boiando" com as expressões e palavras usadas aqui. Apesar de ser paranaense, muitas palavras só são faladas em Curitiba e eu nem tinha conhecimento e ficava perdida ao ouví-las. Até hoje às vezes me pergunto : "O que é isso?"
No primeiro dia de trabalho, tive que entrar numa "estação tubo" para pegar um tal de "vermelhão". Calma! Não se assustem!!! "Estação tubo" é o local de embarque e desembarque dos "ligeirinhos" e "expressos". Não entenderam? "Ligeirinhos", são ônibus de circulação rápida que só param nas "estações tubo". E "expressos" também conhecidos por "vermelhão", são ônibus bi-articulados, que circulam pelas "canaletas" especiais. "Canaletas"? O que é isso? "Canaleta", pista exclusiva para o ônibus "expresso". Agora sim!!!!kkkkkk
Na clínica, fazendo laudos das radiografias panorâmicas, me perguntaram se eu queria um " chineque". Pensei comigo, e logo respondi que não. Mas, a turma riu e disse que eu ia gostar. Fiquei pensando....soou como aquele personagem do filme "Sherek", mas para minha surpresa, era um pãozinho doce delicioso!!!!! Adorei!!!!!
Ao fim do dia, fui comer um cachorro quente e o rapaz me perguntou : "Com 1 ou 2 "vinas"?" Vina"???? What's this? "Vina" é salsicha. Ufa!!!!!!
Além de "guri" para definir menino, temos "piá". E um grupo de meninos é chamado de "piazada". Menina é "guria". Só! Ainda bem...rsrsrsrs
Quantas vezes no supermercado me atrapalhei com as compras...banana nanica é chamada de "banana caturra", a mandioca, é chamada de "aipim", a mandioquinha é "batata salsa", tangerina é "mimosa".
Nos restaurantes se forem comer alguma coisa peçam um " barreado" , comida típica paranaense, carne desfiada cozida por horas na panela de barro. Ou peçam um "xixo" , que é um espetinho de carne ou frango, com legumes. E para beber .....que tal uma "béra" (cerveja) ou um "submarino" (shopp com steinhaeger) no Bar do Alemão. Mas, olha lá! Cuidado para não ficarem "cozidos"(bêbados). Melhor pedirem uma "gasosa" (refrigerante regional de abacaxi, framboesa ou gengibre). Que tal uma "gengibirra" (gasosa de gengibre)?
Um dos times locais tem apelido de "Coxa branca", o Coritiba. E eu que achava que "coxa branca" era aquela pessoa que não tomava sol....kkkkk. E "data ",não é só aquela do calendário....é um terreno! Soluço é "jojoca".
Estou me acostumando com esse jeito curitibano de falar e se expressar. Isso é muito legal!!!! Cada região do país, cada estado e até cidade tem suas expressões. Agora, como dizem por aqui, "vou deitar o cabelo" (ir embora depressa), senão perco o "ligeirinho"!!!!! beijusssssssssssss
submarino
ahauahauahu eu acho muito legal cada região ter suas girias, e bom que aprendi várias qdo for pra aí nao vou ficar com cara de Patrick do Bob Esponja rsrsrsrs
ResponderExcluirBeijos
Viva a diversidade linguistica brasileiraaa!!!
ResponderExcluirprecisava prea uma pesquisa e vc me judou muito uhhu
ResponderExcluirai ajudo na minhaliçao do colegio
ResponderExcluirnossa q saudades das girias de curitiba,
ResponderExcluirnascia em curitiba mas moro em ribeirão pretoo...
não vejoo ha horaa de voltar pra casa**
amoo muitoo curitibaa*-*
esse teu site me ajudo mtttt
ResponderExcluircom minhas tarefas,
rsss
hihihi... legal... pra quem nasceu e sempre viveu aqui é tão normal!!! Vc esqueceu de colocar aí, pra finalizar, "um abraço pro gaiteiro".
ResponderExcluirPara quem mora em Curitiba como eu, já me acostumei a essas palavras :3
ResponderExcluirComo o paranaense apelida o almeirão?
ResponderExcluir