Radiografia panorâmica - CIR (Centro da Imagem Radiológica) |
foto oclusal da maxila onde observamos cúspide supranumerária na face palatina dos elementos 12 e 22 |
Radiograficamente, tanto na radiografia panorâmica, quanto na periapical, podemos observar duas linhas radiopacas, em forma de "V", com aspecto de dentina e esmalte normais, que se estendem da cervical para a margem incisal, sobrepondo-se à coroa dos elementos 12 e 22. Assim como descritos por GONÇALVES, M.P.; IMPARATO, J.C.P.; WANDERLEY, M. T., em um artigo publicado na JBP, sobre Talon Cúspide.
radiografia periapical - CIR (Centro da Imagem Radiológica) |
Olá Kellen, ando pesquisando sobre a cúspide talão, mas tenho obtido poucas informações. Tenho uma ocorrência de cúspide talão muito semelhante ao dente 22 mostrada na foto, e justamente no meu dente 22. Não sou dentista, mas até hoje ninguém tirou a minha dúvida que parece ser simples: É possível remover essa cúspide acessoria totalmente? alguns dentistas me disseram que há o risco de existir "polpa" nessa cúspide, o que implicaria na não remoção da cuspide. Uma radiografia poderia denunciar a existencia ou não da polpa. Mas caso não haja, e for indicado o desgaste total, o dente corre o risco de se tornar sensivel? obrigado!
ResponderExcluirAdorei as descrições das radiografias. Rodei diversos sites e alguns casos só encontrei no seu site, como este.
ResponderExcluirAcho que os casos mais incomuns (principalmente), você deveria sempre postar. Me ajudou um bocado, e sem dúvida citei as referencias do seu site :)
Até mais e parabéns!