terça-feira, 14 de abril de 2009

Os primórdios da Radiologia Odontológica

Dr. Otto Walkhoff


O primeiro aparelho de Raios-X da América Latina chegou ao Brasil em 1898, na cidade de Formiga, Minas Gerais, enviado por Röntgen, ao médico José Carlos Ferreira Pires.

A primeira radiografia odontológica foi realizada em dezembro de 1895, por Dr. Otto Walkhoff. Foi uma radiografia da sua própria boca, empregando uma placa fotográfica de vidro, envolta em papel preto. Foi utilizado um tempo de exposição de 25 minutos. Meu Deus!!!!!!!!!!!!!! E hoje realizamos radiografias com tempos tão pequenos. Aqui na clínica uso 0,5 s para dentes anteriores e 0,7 s para dentes posteriores. O que depende de vários fatores, entre eles o tipo de filme e sua velocidade, o processamento (revelação) manual ou automático, a técnica empregada e o estado dos químicos (revelador e fixador).

Mas o primeiro cirurgião dentista a utilizar os Raios-X, foi Edmund Kells, que publicou um artigo científico em 1899, no periódico Dental Cosmo, introduzindo assim, o diagnóstico por imagem na Odontologia. Obrigada, Edmund!!!!!!!!!!!!!! Nós radiologistas agradecemos!
Edmund Kells

8 comentários:

  1. Pois é, o que seria da odontologia sem eles né, adorei o cabelinho do Edmund rsrsrsrs, quase um Elvis

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DA MATÉRIA, INTERESSANTE, INCLUSIVE ME AJUDOU MUITO EM UM TRABALHO QUE FIZ SOBRE A HISTÓRIA DA RADIOGRAFIA NA ODONTOLOGIA.VALEU E PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. gostei da matéria, esta me ajudando a saber mais sobre os grandes inventores da radiologia. parabéns!!!! giza

    ResponderExcluir
  4. oi
    estou fazendo meu Tcc, e queria seua ajuda se possivel, me manda as referencias dessas materias que vc postou sobre radiografias,
    AGRADEÇO SUA COLABORAÇÃO DESDE JA

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.Meu nome é Michele
    Sou representante KODAK. Trabalho em uma empresa em BH. Se alguem tiver interesse no produtos entre em contato comiogo pelo email.
    michele@scientificdental.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. ola boa noite estou feliz em ler essa materia muito boa mesmo gostaria de receber referencias como; oque e radiografia,materiais usados, sequencia de revelação e falhas no processamento pois faço curso de asb e preciso deste conteudo para um trabalho por favor mariagoretesousa33@hotmail.com agradeço sua colaboração muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. as datas estão divergentes...
    O primeiro aparelho de Raios-X da América Latina chegou ao Brasil em 1898???
    A primeira radiografia odontológica foi realizada em dezembro de 1895, por Dr. Otto Walkhoff.???
    como a radiografia foi realizada antes o equipamento chegar???

    ResponderExcluir
  8. Jovilene,
    As datas não estão divergentes. Dr Otto Walkhoff,alemão, fez a primeira radiografia na Alemanha, em 1895, cerca de 20 dias após comunicação com Röentgen. Já o primeiro aparelho chegou ao Brasil em 1898.
    Desculpe se não ficou claro no texto.
    Obrigada, pela visita!

    ResponderExcluir