terça-feira, 7 de abril de 2009

Fenômeno de retenção de muco do seio maxilar

Fenômeno de retenção de muco no seio maxilar direito

Tenho observado frequentemente aqui na clínica, ao fazer laudo das radiografias panorâmicas, o aparecimento do fenômeno de retenção de muco do seio maxilar ou cisto mucoso benigno do seio maxilar.
O fenômeno de retenção de muco do seio maxilar é caracterizado pela ausência de sintomas e só é descoberto em exames radiográficos de rotina. Pode em alguns casos, o paciente se queixar de uma dor fraca na região do seio maxilar, dormência da bochecha, obstrução nasal e eliminação de um fuido amarelado pelas narinas.

Radiograficamente, notamos uma imagem de opacidade, circunscrita, em forma de cúpula. Podendo ser de tamanhos variados, inclusive, ocupar todo o seio maxilar. Há casos de bilateralidade e até mais de um num mesmo seio maxilar.

Quando estava na faculdade eu e meu amigo Rodrigo Paes Vila Real, hoje bucomaxilo, fizemos um trabalho a respeito desta lesão. Analisamos as radiografias panorâmicas do arquivo da Universidade do Sagrado Coração. Constatamos a frequência de aparecimento, idade do paciente, sexo, raça e meses de maior incidência. Notamos que principalmente nos meses da primavera, a incidência aumentava. O que pode estar ligado à alergia ao pólen das flores. Foram meses de pesquisa, que me levaram a gostar ainda mais da Radiologia. Talvez tenha sido um dos fatores que determinaram a escolha pela minha especialidade.
Esta lesão pode diminuir com o tempo e até desaparecer. Considerando que seus sintomas causam o mínino desconforto, uma intervenção cirúrgica se faz desnecessária.

50 comentários:

  1. Kekel fiquei o dia inteiro sem internet e só agora a noite consegui entrar aqui na minha casa, pq graças a Deus aqui não é o speed lixo da telefônica ehehehe, enfim... Graças a vc tô sabendo mais sobre todo esse mundo da odontologia, tô gostando viu!
    Beijos e reza pra net amanhã no estúdio estar funcionando rsrs

    ResponderExcluir
  2. eeii.. estou um pouco preocupada,pois fiz uns raio-x e neles constatou o seguinte: Cisto de retenção no seio maxilar esquerdo.
    eu fiz estes exames pois tenho cefaléia frequente e muito forte. Devo me preocupar com isso?

    ResponderExcluir
  3. O fenômeno de retenção de muco não causa cefaléias. E geralmente é descoberto em exames de rotina.

    ResponderExcluir
  4. O Cisto de retenção maxilar esquerdo pode interferir em algo, quando se trata de um aeronauta??
    O impede de exercer sua profissão??

    Uma ves q a aeronave pode despressurizar a qqr momento!!

    grato desde jah!!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. oi ,eu estou neste momento pesquisando sobre o meu problema e encontrei esses comentarios e gostaria de saber o seguinte,,fiz um tratamento de dente ha 1 ano atras primeiro foi canal depois nao deu certo entao meu dentista fez uma cirurgia para salvar o dente de tras e tirou o da frente é o dente 14 agora estou com muita dor forte e o dentista nao soube me dizer o q è ,estou usando uma protese adesiva e resolvi procurar outro profissional ja passei por 3 dentista ate que encontrei a dr ingrid responsavel por cirurgia buco maxilo ela me passou radiografias panaromicas e outras como a da face inteira e nao apareceu nada entao resolveu fazer a cirurgia para abrir para ve o que tinha e ela nao viu nada e a dor continua que peco para Deus me ajudar pois doi muito dor de cabeca entao solicitou uma tumografia eu fiz o meu problema é do lado direito eo laudo da tumografia deu cisto de retencao mucoso lado esquerdo minha dentista ainda nao viu mas eu liguei para ela e disse o laudo e ela disse que vai me cnsultar de novo daqui ha 3 dias pois o meu problema é no lado direito o que faco?pois penso se nao da nada entao que dor é esta?agradeco grata espero a resposta

    ResponderExcluir
  6. Kellen,tô c/ caso paciente c/ laudo radiográfico sugestivo deste cisto.Gostaria de saber se encaminho p/ otorrino ou semiologista,já q paciente quer colocar ap.ortodôntico.Tem alguma contra indicação,já q pesquisei e, parece q desaparece.Preciso de orientação,obrigado Miriam

    ResponderExcluir
  7. meu filho de 13 anos esta com uma terrivel dor de cabeça há 2 semanas nenhum analgésico passa, já fiz tomografia e ressonancia + não aparece nada a dentista disse que um cisto pode causar essa dor. Só o raio x panoramico resolve minha questão?

    ResponderExcluir
  8. O fenômeno de retenção de muco não causa cefaléias. Ele é tão assintomático que só é percebeido em exames de rotina. Portanto, acho difícil provocar dores de cabeça terríveis como relatadas.
    E, Miriam, o fenômeno de retenção de muco costuma desaparecer. Aconselho proservação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Kellen, também sou um dos que sente dor de cabeça constantemente aliada a dor nos dentes do maxilar inferior esquerdo, mais dor de ouvido. Fiz ressonância e deu o famoso "Cisto de retenção mucoso no seio maxilar esquerdo", não sei que direção tomar, que médico procurar. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dores forte,há meses,nem um tipo de rémedio passa,mais já procurei um neuro

      Excluir
  10. Ismael,
    Vc pode procurar um otorrino, para fazer um acompanhamento. Mas, na maioria dos casos ele desaparece.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. quando na panoramica o resultado é radiopacidade em forma de cúpula, sugestivo de cisto de retenção. devo e preocupar? Estou com uma neoplasia maligna na tireoide. O que vc me recomenda? Grata V Brasil

    ResponderExcluir
  12. O fenômeno de retenção de muco é benigno e desaparece espontaneamente. Só recomendo acompanhamento.
    bj

    ResponderExcluir
  13. quebrei o osso maxilar e me deu cisto de retenção da mucosa não queria operar sera que não existe uma pomada ou remadio? se tiver por favor qual??

    ResponderExcluir
  14. OLA KELLEN SOU DIEGO DE CRICIUMA SANTA CATARINA MEU EXAME DA FASE ESTA ASSIM.

    SEIO FRONTAL DIREITO NÃO PNEUMATIZADO.
    ETMÓIDE PERMEAVEL.
    LOBULAÇAO COM DENCIDADE DE PARTES MOLES NO ASSOALHO DO SEIO MAXILAR ESQUERDO.CISTO DE RETENÇAO?
    GOSTARIA DE UMA RESPOSTA!
    MEU MSN d-ego@hotmail.com
    DESDE JA MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  15. Já por seis anos "sofro" com o cisto de retenção, pois a dor local (seio paranasal esquerdo)é constante. Nem sequer posso respirar um ar mais frio, pois sinto muit dor. Para complicar estou com desvio do septo da minha narina esquerda.
    A primeira vez que recebi o diagnóstico do cisto mucoso de retenção procurei 02 médicos otorrinos para obter opiniões. Ambos disseram que este tipo de cisto não cresce e não dói e que inclusive pode até desaparecer. Mas, sinceramente, prefiro confiar em minha experiência pessoal. E o que observo é que dói muito!!!
    Na semana passada fui ao médico solicitar novos exames. Amanhã pegarei os resultados. Se tiver de operar, por meio do endoscópio, não tenha dúvidas de que o farei, pois quero me livrar desta dor e desconforto.

    ResponderExcluir
  16. descobri recentemente que tenho um cisto de retenção no seio maxilar direito. e apesar de dizerem que não dói. Eu digo que dói sim e tambeém tenho sentido dores de cabeça constantes...

    ResponderExcluir
  17. Olá Kellen,minha filha tem 11 anos e ao bater uma tomografia devido a dores de cabeças constante,tbm deu císto de retençao no maxilar direito.E o médico disse q ela tem q operar,porém vendo seus outros relatos vc diz q ele some.Vc poderia me dizer se houver caso de cirurjia,ela tem algum tipo de rísco? obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Dí!
    Existe na literatura casos que foram submetidos à cirurgia. Mas, na maioria dos casos ele desaparece.
    Vc diz que sua filha apresenta dores de cabeça constantes, mas geralmente o fenômeno de retenção de muco é assintomático. Portanto, existem casos e casos. Sugiro escutar mais de uma opinião.
    Abraço,
    Kellen

    ResponderExcluir
  19. oi kellen..
    fiz um raio x da face e no resultado deu cisto de retenção/pólipo em seio maxilar esquerdo
    o que é isso, de que pode ser provocado e qual o melhor tratamento?
    se poder me responde por email:ricardinho_fsa@hotmail.com
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Ricardo,
    Tô viajando assim que voltar te respondo com calma.
    Não esqueci de vc, não, ok!
    bj

    ResponderExcluir
  22. fiz um raio x da face e no resultado deu cisto mucoso de retenção/pólipo em seio maxilar direito e ao bater uma tomografia devido a dores de cabeças constante,tbm deu císto mucoso de retençao no maxilar direito, dizem que deve-se operar, depois que o cisto estiver desinflamado. Hoje vou ao médico (otorrino) saber o resultado da tumografia e aviso a vcs.

    ResponderExcluir
  23. k me oriente como deve fazer,que livro devo comprar pra adquirir mais experiencia sobre radiologia, como laudar panoramica, moro em pernambuco, sou dentista e tenho uma clinica de radiologia caso possa me passe seu telefone ou me adc no msn: giovanibedor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Giovani,
    Tem dois livros que eu gosto muito:
    1) Radiologia Odontológica - Freitas, Aguinaldo de /Cols
    2)Princípios de Radiologia Odontológica - Whaites, Eric/Cols

    Qualquer coisa me escreva um e-mail. Tenho ficado pouco tempo no msn.
    kellenbelmont@hotmail.com

    bj

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber o que causa o cisto de retenção em seio maxilar e qual o tratamento.Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Este tipo de cisto é assintomático, pode estar ligado à alergias.
    Tratamento não se faz necessário, pois ele desaparece. Sugiro acompanhamento.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. conclusão de uma ressonância magnética q/fiz:Raros focos de alto sinal em T2 na substância branca subcortical,inespecíficos,podendo corresponder a focos de desmielinização e/ou gliose.Formações arredondadas em paredes de seio maxilar esquerdo,podendo corresponder a CISTOS DE RETENÇÃO.Me explique por fv. o q/ é isto.

    ResponderExcluir
  28. Olá Kellen,

    Passei por uma cirurgia de implante (junho de 2011). Durante o procedimento, meu dentista percebeu que a massa óssea do local (dente 26) estava reduzida. Ele disse que na verdade havia a presença de uma boa quantidade de muco no local. Disse tb que o raio-x mostrou isso como se fosse massa óssea. No final, a cirurgia foi ok, mas eu fiquei na dúvida: é normal o aparecimento de muco no local onde havia um dente? Lembrando que este dente (26) foi extraído o ano passado (agosto de 2010), pois apresentava fraturas na raiz e o aparecimento de fístulas.
    Agradeço antecipadamente,

    Ulisses.

    ResponderExcluir
  29. Olá, fiz uma tomografia de rotina e no laudo veio que estava tudo normal, preservado, etc. e em seguida uma OBS: "Possíveis cistos de retenção/pólipos na região antro maxilar esquerda". eu devo me preocupar? ''possíveis''? pode ser algo grave? eu vi que vc falou sobre alergias... e eu tenho, fiz tratamento de alergia um tempo pq tenho muita alergia a mofo, poeira, etc.
    Aguardo! obrigada

    ResponderExcluir
  30. Assim como aprecem podem desaparecer. Se não tiver sintomatologia não se preocupe. É muito comum.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Dra. Kellen, o cisto de retenção em processo inflamatório não eh assintomático. Estou com um no meu seio maxilar direito e tenho sofrido muito com muitas dores. Dor de cabeça, pressão nos arcos dentários no lado direito e dor de ouvido.

    ResponderExcluir
  32. Tenho ardência na parte superior da cabeça e palpitações no olho direito, isso vai completar 01 ano. Procurei um Otorrino e ele me encaminhou para um Neurologista para fazer uma Ressonancia Magnetica. Na ressonancia acusou apenas Cistos de retenção nos seios maxilar à direita e células etmodiais posteriores à esquerda. Na mesma epoca fiz uma extração dentaria no dente 46 devido a possibilidade do dente rachar ao colocar uma protese. Depois da extração as palpitações no olho direito praticamente sumiram e a frequecia de dor de cabeça também diminuiu. Agora estou revendo melhorar minha alimentação e fazer atividades fisicas... Pesquisei na literatura que alguns casos os cistos mucosos podem provocar cefaleia... E que casos especificos podem ser necessário cirurgia. Mas, creio que uma preocupação melhor com a alimentação, com a postura corporal e evitar produtos com cafeina e estimulantes são os remédios mais indicados...

    ResponderExcluir
  33. Ain Kellen fiz um raio x no dia 17/11/2011
    o resultado deu: Rx Tórax: normal e Rx Saf:O seio maxilar esquerdo tem um mínimo expressamento mucoso no recesso lateral.
    Seus outros achados. Não entendi nada.. aí vim aqui no seu blog...dei uma lida agora tenho uma noção, mas o que me perturba é que no dia 02/08/10 fiz um raio x por causa de um tratamento dentário para extração dos sisos superiores(direito e esquerdo) O direito foi extraído com facilidade já o esquerdo deu trabalho ele saiu aos pedaços aí peguei o resultado desse raio x o médico constatou que havia ficado um fragmento de dente.. disse que o corpo iria expelir em 6 meses mas até agora NADA... já se passaram MAIS de um ano!
    Depois desse raio X do dia 17 fiquei preocupada Gostaria que me dissesse se foi esse fragmento de dente que fez esse fenômeno desencadear!? O que fazer? isso pode se tornar algo mais sério pra minha saúde bucal ou geral? Aguardo a resposta! Desde já agradeço! Beeijoo'

    ResponderExcluir
  34. Ain Kelen fiz um raio x no dia 17/11/2011
    o resultado deu: Rx Tórax: normal e Rx Saf:O seio maxilar esquerdo tem um mínimo espressamento mucoso no recesso lateral.
    Seus outros achados. Não entendi nada.. aí vim aqui no seu blog...dei uma lida agora tenho uma noção, mas o que me perturba é que no dia 02/08/10 fiz um raio x por causa de um tratamento dentário para extração dos sisos superiores(direito e esquerdo) O direito foi extraído com facilidade já o esquerdo deu trabalho ele saiu aos pedaços aí peguei o resultado desse raio x o médico constatou que havia ficado um fragmento de dente.. disse que o corpo iria expelir em 6 meses mas até agora NADA... já se passaram MAIS de um ano!
    Depois desse raio X do dia 17 fiquei preocupada Gostaria que me dissesse se foi esse fragmento de dente que fez esse fenômeno desencadear!? O que fazer? isso podese tornar algo mais sério pra minha saúde bucall ou geral? Aguardo a resposta! Desde já agradeço! Beeijoo'

    ResponderExcluir
  35. kellen belmont, sinto umas dores de cabeca como se fosse umas furadas no lado direito sinto visao turva,braço dirito dolorido sensao de anestesia do lado direito fiz uma ressonacia e diagnosticou cistod de retençao/polipo no interior do seio maxilar direito. me esclareça urgente estou desesperada, desde ja agradeço beijos.

    ResponderExcluir
  36. Oi:
    Virei fã de seu blog, pois vc é bem direta e simples em suas respostas, além de, visivelmente, levar sua profissão com extrema paixão, o que é admirável.Tenho espessamento mucoso nos maxilares e "retençãoucosa no seio maxilar direito (cisto). Descobri isso há um ano, por causa de meu otorrino. Recebi o resultado, porém, displicentemente, não mais voltei ao consultório. Estou com fortes dores de cabeça há quase 3 semanas, por todas as partes, especialmente na parte superior, e nenhum analgesico elimina ou ameniza as dores. Fui a um neurologista, que solicitou uma tomografia. Graças a Deus, não há tumor ou coisa parecida, mas deu o famoso cisto, retenção mucosa....Vc disse aqui que ele desaparece em pouco tempo, mas o meu permanece depois de um ano. É possível? É grave? O que devo fazer? Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Olá, Antonio!

    O normal é não apresentar sintomas, mas há exceções. Não há necessidade de remoção, pois ele desaparece. Não é grave e é bastante comum.
    Dores de cabeça podem ter várias causas como sinusite, má oclusão, enxaquecas. Aconselho procurar um otorrino para melhor investigar estas dores.
    Obrigada pela visita!
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  38. Kellen, o seu blog é muito bom, parabéns.

    A 3 anos atrás tive uma diplopia. Tudo começou como se fosse uma sinusite, devido aos sintomas que sentia. Fui orientado por um clinico geral a procurar um oftalmologista, comecei um trabalho de ortóptica, mas como não melhorava fui orientado a buscar um neurologista. O neurologista mandaou eu fazer primeiro uma tomografia do crânio e logo a seguir uma ressonância, único achado foi um cisto de retenção no seio maxilar esquerdo, justamente no lado do olho estrábico. Orientado pelo neurologista, procurei um otorrino que falou que esse tipo de cisto geralmente é assintomático, porém como apresentava diplopia, me medicou com predisim 20 mg e amoxilina 875 mg, com 5 dias o meu olho voltou ao normal. Você com sua experiência já teve notícias de algum caso como o meu? Hoje a diplopia esta voltando lentamente, procurei novamento um otorrino que me passou outra tomografia, continuo com cisto de retenção, ele falou para não me preocupar pois o cisto não progrediu, me medicou novamente, estou me recuperando de novo.

    ResponderExcluir
  39. Nunca vi nada igual Dr. Silk. Interessnte seu relato. Tudo que sei é que geralmente é assintomático.
    Obrigada pela visita.
    Melhoras!
    bj

    ResponderExcluir
  40. kellen tomei uma pedrada no ônibus a 07 meses atrás,fiz uma tomografia dos seios da face e o resultado foi a existência de pólipo no maxilar direito,gostaria que você me explicasse o que é isto?meu email é karladna@hotmail.com aguardo ansiosa por uma resposta sua,pois fiz algumas pesquisas sobre o que são pólipos e estou muito nervosa,devido ao acidente tomo antidepressivo desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. foram observados os seguintes aspectos;seios maxilares simétricos com paredes ósseas íntegras.nota-se imagem com densidade de partes moles em maxilar direito,podendo corresponder á pólipo.

    ResponderExcluir
  43. olá, gostaria de uma informação.. após meses de ter retirado os sisos fui fazer a tomografia do seio da face e deu justamente que estou com um pequeno cisto de retenção na parede anterior do seio maxilar esquerdo, e desde a cirurgia dos sisos no lado esquerdo ainda está dormente, seria o caso de procurar o medico? é algo grave ou volta ao normal daqui algum tempo? desde já muito obrigada, abraço

    ResponderExcluir
  44. bom dia pessoal. eu estou com esses cistos no lado esquerdo. estou fazendo tratamento com o otorrino. e eu sinto muitas tonturas e zumbidos no ouvido. é muito ruim sentir isso. fiz uma tomografia das mastóides, e foi com provado.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Kellen!! Meu nome é Maria Aparecida. Eu fiz uma radiografia Panorâmica e foi constatado cisto mucoso retido no seio maxilar esquerdo, gostaria de saber se posso colocar uma prótese no dente mesmo com esse problema do lado esquerdo. A minha dentista pediu que eu fosse a um otorrino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Este tipo de achado é geralmente assintomático e pode desaparecer com o tempo. Não terá problemas na colocação da prótese.
      Beijo

      Excluir
    2. Boa Noite Kellen, relmente não tenho sintomas, a dentista que me atendeu pediu que eu procurasse um Bucomaxilo,por causa do muco de rentenção no seio maxilar esquerdo que ela visualizou na radiografia panoramica. Eu respondi para ela que já tinha comparecido ao otorrino e ele disse a mesma coisa que você me informou Kellen, que o muco de retenção na maioria dos casos é assintomatico e com o tempo pode até desaparecer, que seria o meu caso. O que eu preciso colocar na verdade é uma protese com pino, não tem problema, né? Beijo no coração!

      Excluir
  46. Poderia me dizer, sobre o meu resultado, o meu deu o seguinte: Cistos de retenção mucosos / Pólipos maxilares.

    ResponderExcluir
  47. Olá tudo bem....
    Meu.marido há 2 meses fez uma radiografia panorâmica,e no laudo veio escrito cisto mucoso de retenção e/ou esoessamento do seio maxilar direito... estou preoculpada ele nao senti dor nem uma ele nao sente nada so descobriu esse cisto por causa dessa Panorâmica isso é grave?

    Ce poder me responder agradeço desde já...

    ResponderExcluir