quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curiosidade humana

Como o ser humano é curioso! Sempre querendo saber, mexer, principalmente onde não deve. É impressionante!!!!
Tem gente que fica curioso pra saber onde o vizinho foi às 2 da manhã, outro quer mexer na caixa de presente que está debaixo da árvore de Natal, antes da hora, quer fuçar na panela que está no fogo, para saber o que vai ter para o almoço. A curiosidade é fogo! Quem nunca fez um exame e não leu o laudo sem saber bolhufas do que estava escrito lá? E depois fica tenso, imaginando mil coisas...Será que o que eu tenho é grave?
Hoje com a internet é ainda pior, pois as pessoas digitam na página do Google a palavra do laudo em questão e em segundos obtém informações das mais variadas possíveis e muitas vezes incorretas. E assim, chegam aos consultórios médicos, com um dignóstico via Dr. Google.
Como radiologista, prefiro enviar o laudo diretamente ao cirurgião dentista que solicitou o exame. Evitando assim, muitos mal entendidos. Pois, quando o paciente chega para se consultar, o dentista já recebeu o exame, já analisou a radiografia e pode explicar ao paciente o que está escrito no laudo.
Tive casos em que o paciente apareceu para buscar o exame, abriu o laudo, leu e achou que "radiopaca" era alguma coisa grave, pois estava escrito várias vezes no laudo. Outro, imaginou que "periápice", era algum tipo de câncer. Outro olhava a radiografia de cabeça para baixo e em seguida me perguntou : "Doutora, esses branquinhos aqui são cáries, né? Tô ferrado!" Aiaiaiaiaiaia! Já dizia minha mãe..........."Curiosidade mata!!!!!"

3 comentários:

  1. Vc tem toda a razão. É sempre importante tirar conclusões dos exames somente após avaliação de um profissional. Muito boa a dica.

    ResponderExcluir
  2. Há pouco tempo, fiz um exame beta HCG. Eu estava com tanto medo e tão ansiosa, que não consegui compreender o resultado. Então, liguei no laboratório e disse: "Como assim: INDETERMINDADO? No meu tempo era só POSITIVO ou NEGATIVO!" Aí, ela me explicou e eu morri de vergonha!!!! Quem mandou abrir antes de ir ao médico????
    Beijos
    Ah! Claro e graças a Deus que deu negativo!!!

    ResponderExcluir
  3. São os chamados pacientes "'experts",pois já chegam sabendo de tudo,ou quase tudo,segundo do dr.Google.rsrs bjs

    ResponderExcluir