terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diagnóstico das lesões cariosas

    O Streptococcus mutans é um dos agentes causadores da doença cárie. Faz parte da placa bacteriana e é uma bactéria acidófila (vive em PH baixo) e acidogênica (metaboliza açúcares).
crie 48 e 47
                                Radiografia panorâmica
     Radiograficamente a lesão cariosa se apresenta através de áreas radiolúcidas nas coroas dos elementos dentários. Muitas vezes as lesões cariosas não apresentam cavitações, ou seja, sinais clínicos, mas a doença já pode estar instalada, sendo diagnosticada através de exames complementares como o exame radiográfico.
47 crie periapical
                  Radiografia periapical
    Existem várias técnicas onde podemos observar as lesões cariosas, mas a radiografia interproximal é uma técnica utilizada para diagnosticar lesões nas faces proximais dos dentes.
crie 47 interproximal
                   Radiografia interproximal
    As radiografias são exames auxiliares no combate a doença cárie. De baixo custo, fácil e rápida execução deve ser solicitada sempre que necessário para fechar o diagnóstico e planejar o tratamento.
PS : Radiografias CIR – CENTRO DA IMAGEM RADIOLÓGICA

2 comentários:

  1. Bom dia
    Interessante seu blog, mas gostaria de fazer 2 ressalvas: 1º) Radiografia panorâmica,como consta na 1ª imagem, não é indicada para diagnóstico complementar de cárie, mas sim radigrafia Bite-wing (interproximal). 2º) Na última imagem, está escrito "As radiografias são exames auxiliares no combate a doença cárie". O combate a doença cárie é através de prevenção (Instrução de higene oral, administração de fluorterapia e controle da dieta)e como medida terapêutica, a restauração da sequela da doença que são as cavidades quando as mesmas estão presentes.

    Att

    Jean
    jbalbinotti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Jean!
    Obrigada pela visita. Concordo com vc. Coloquei a imagem de radiografia panorâmica pelo simples motivo de ser um exame inicial solicitado por muitos dentistas, inclusive, antes mesmo de avaliar clinicamente o paciente. A partir daí solicitam sim as radiografias interproximais para observar lesões cariosas nas faces proximais dos dentes.
    Concordo também quando vc diz respeito a prevenção da doença cárie, mas, quando já está instalada o exame radiográfico é um meio auxiliar.
    Desculpe se me expressei mal.
    Mais uma vez , obrigada!

    ResponderExcluir