quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal

Já estamos em Foz do Iguaçú. Fizemos uma boa viagem, apesar do atraso, devido a um acidente na BR 277. Chegamos por volta das 8:45hs da manhã.
Daqui a pouco todos devem estar reunidos, perto dos que amam. E, eu não poderia deixar de desejar a todos um Feliz Natal e agradecer a todos pelo carinho e pelos recados deixados aqui no blog.
bjssssssss

PS: Agora vou ajudar a rechear o peru ! Fui.........


RecadosAnimados.com


O Natal super engraçado:

www.recadosanimados.com/natal-engracado.html

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Foz do Iguaçú, lá vamos nós!

Adoro viajar! Pena que ultimamente tenho viajado pouco, devido a correria do trabalho e mudança de casa. Mas hoje, vamos viajar para Foz do Iguaçú. Vamos nos reunir para passarmos o Natal, na casa da Karine, minha irmã. Meus pais já estão por lá.
Sempre que viajo fico numa ansiedade...pareço até aquelas crianças, que perguntam a cada meia hora se falta muito para chegar...rsrsrs...Ontem fiz nossa mala e só estou esperando a noite chegar para embarcarmos para Foz. O pior é que o dia parece se arrastar. Parece que as horas não passam...
Quem ainda não conhece Foz do Iguaçú, vale a pena conferir! Principalmente para os amantes do turismo ecológico. Visitar as Cataratas, o Parque das Aves, o marco das Três Fronteiras tem que fazer parte do roteiro. E para os amantes das compras, o Paraguai e o Duty Freeshop, na Argentina são paradas obrigatórias!
Contagem regressiva...Foz do Iguaçú, lá vamos nós!!!!!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O caso do garoto das agulhas ...

imagem : Folha on line (efe/Hospital do Oeste)

Há dias venho acompanhando o caso do garotinho baiano, de apenas 2 anos, que tem mais de 30 agulhas espalhadas pelo corpo. As imagens radiográficas são impressionantes! Inclusive com algumas agulhas próximas a órgãos vitais.

Ontem, ao assistir ao programa Fantástico, da rede Globo, fiquei simplesmente indignada com a entrevista do ex-padrasto do garoto, um dos autores desta barbaridade. O mesmo se dizia arrependido, que foi um ato de loucura e contou que dava vinho com água para o garoto beber e assim que ele desmaiava introduzia as agulhas. Tudo isso para se vingar da mãe do garoto.

Isso é um absurdo! Por essas e outras sou a favor de penas mais rígidas, como a prisão perpétua.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Formatura do Ricardo

imagem : Ricardo e minha irmã, Karine

Teve início ontem, as celebrações de formatura do meu cunhado Ricardo. Ele se formou em Engenharia Ambiental em Foz do Iguaçú. Ontem foi o culto ecumênico, hoje a colação de grau e amanhã o baile. É isso? (Karine, me corrija se eu estiver enganada).
Infelizmente não pudemos ir devido ao trabalho. Mas, quero deixar registrado aqui no blog, meus votos de sucesso nesta nova carreira.

Parabéns, Ricardo! Sucesso e felicidades nesta nova profissão! Bjssssss

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Alessandra

imagem : Alessandra e eu, no sábado dia 05/12/09

A Alessandra é sobrinha do Ander, filha da Luci e do Marcos. Gostei dela logo que a conheci. Simples, educada, delicada, amiga..."pau para toda obra"..rsrsrs. Ela não pára! É, elétrica! Parece até que vive com patins nos pés.
Em todas as consultas que fiz quando estava grávida, lá estava ela me acompanhando. Sempre me apoiando e me ajudando no que fosse preciso.
Hoje tenho a Ale, como uma verdadeira amiga. Sei que posso contar com ela sempre. Sexta dia 4, foi seu aniversário. Mas, a comemoração foi no sábado. Como sempre...nos divertimos e rimos muito!

Ale, Quero que você saiba que mora em meu coração. Obrigada pelo seu carinho e sua amizade. Te adoro!!! Bjssss
imagem : Alessandra e Douglas 05/12/09

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ander e Jack no jornal

imagem: Ander e Jack (Hedeson Alves, Gazeta do Povo)

Nosso cachorro está ficando famoso. Na edição de sábado do jornal paranaense Gazeta do Povo, no caderno Animal, saíu uma matéria entitulada "Nada de palmadas". Onde o Ander comenta sobre o adestramento baseado no reforço positivo.

Depois de algumas aulas de adestramento, percebemos que o Jack está ficando mais obediente e mais calminho!

A foto da reportagem foi feita há mais ou menos 15 dias, no quintal da casa do meu sogro.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Coritiba x Fluminense : a festa que acabou em cena de guerra

imagem : Estádio Couto Pereira, ontem 06/12/09, antes do jogo

Como o Ander é coxa branca (como é chamado o torcedor do Coritiba) , eu o acompanhei ao estádio Couto Pereira neste domingo, para assistir ao jogo Coritiba x Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Os dois times estavam numa situação difícil. Ambos lutavam para permanecer na série A do Campeonato Brasileiro. O jogo estava marcado para às 17 horas, então chegamos cedo, por volta das 15:30 hs. Eu, Ander, Luci, Jr e a namorada, Dudu e um casal de amigos com a filha.imagem : Eu e o Ander no intervalo do jogo

imagem : Luci e Dudu

Eu já tinha ido outras vezes ao estádio Couto Pereira, tanto para assistir ao Coritiba enfrentando meu São Paulo, como enfrentando outros times. O estádio estava lotado. A torcida animada, confiante, apoiando o seu time. Estava uma festa linda! Digna de um grande time!imagem : Estádio Couto Pereira, ontem 06/12/09

Era mais de 17 hs, o time do Coritiba em campo e nada do Fluminense. Não apareceu nem pra cantar o hino Nacional Brasileiro. Entrou em campo minutos mais tarde. O jogo começou bem, o Coritiba perdeu muitos gols, numa partida em que precisava ganhar. Terminou 1x1. Com este resultado, o Fluminense permanece na série A do Brasileirão e o Coritiba caíu para a série B. Um momento triste que acabou em cenário de guerra. A torcida organizada invadiu o campo e começou a pancadaria. Do nosso lado alguns torcedores arremessavam as cadeiras no campo. Pessoas chorando, gritando. Fiquei paralisada, assustada, chorei... Ficamos esperando em nossos lugares e demos um jeito de sair logo, o mais rápido possível do estádio.

Triste! Triste demais ter presenciado tudo isso. Além do time ser rebaixado para a segunda divisão, prejuízo no estádio, vandalismo, feridos. Jogo é jogo! Uma hora se ganha, outra se perde. Pra que isso?

imagens : Cenas lastimáveis do vandalismo no Couto Pereira

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

E o São Paulo deixou o título escapar


Já disse em outros posts que sou são paulina desde a barriga da mamãe. No domingo passado, penúltima rodada do Brasileirão, o São paulo que enfrentou o Goiás, deixou seu sétimo título escapar. Aí! Que RAIVAAAAAAAAAAA!
Não assisti ao jogo do São Paulo. Nos canais abertos só se transmitia Corinthians( nosso arqui rival) X Flamengo (nosso adversário direto na disputa pelo título). Joguinho sonolento! Sem grandes lances, onde o Corinthians ofereceu a cama para o Flamengo deitar e rolar. Patético! O goleiro Felipe do Corinthians não sabia nem disfarçar o jogo comprado, combinado. Nem se jogar para defender o penalty ou fingir pelo menos ele soube. Ficou lá, no meio do gol, parado. O "Ronalducho" deu uma corrida de poucos metros, bateu a barriga no chão e pediu para ser substituído. Ridículo! O que empolgava na transmissão era aquela bolinha que aparecia frequentemente no canto da tela, avisando que em algum outro jogo, menos combinado, havia gol.
Vibrei quando vi a bolinha anunciando que o Washington, do São Paulo, tinha feito um gol. São Paulo estava ganhando, 1 x 0, estava colocando uma mãozinha na taça. Mas, o tempo foi passando e a bolinha aparecendo e avisando dos gols do Goiás. A coisa desandou! Céus! Com tudo para ser campeão, só dependendo dele, deixou o Goiás ganhar. E assim, deu adeus ao título do Brasileirão.
Já foi o tempo em que o jogador de futebol tinha amor a camisa. Não jogava apenas pelo dinheiro. Já dizia minha vó, que era corinthiana...Hoje é tudo na base do dinheiro!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

All Star


Depois de observar as meninas do curso teórico da tarde e um aluno da prática de moto na autoescola, cada um com seu All Star colorido, fiquei com vontade de comprar um pra mim. Mas, antes de qualquer compra, pensei se realmente combina comigo.
Pensei, pensei e resolvi comprar. Fui direto à loja que só vende All Star, a Vírus, que fica no calçadão da rua XV de Novembro, bem no centro de Curitiba. Experimentei vários! Foi difícil escolher um, naquela variedade de modelos, cores, estampas, materiais. Comprei um na cor areia. Já usei e adorei!!!! Muito confortável!


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Turma teórica

imagem : Turminha em frente à autoescola

Sexta feira encerrei mais uma turma teórica na autoescola. Foram 15 dias de muita risada. Algumas vezes tive que ser mais dura, para poder passar o conteúdo. Até nas provas, uma questão era motivo de risada. E quando um começa....aiaiaiaai! Socorro! Até brinquei, dizendo que depois desta turma irei me aposentar...rsrsrs.

Nunca vi uma turma mais unida. Até combinaram de fazer a prova teórica no Detran todos juntos, no mesmo dia e horário. Fiquei imaginando aqueles alunos pegando o Interbairros II e descendo em frente ao Detran. kkkk Espero que todos passem!
Como de costume, em todo encerramento de curso, teve uma confraternização, com direito a "comes e bebes" e até sessão de fotos. Com certeza esta turminha irá deixar saudades, apesar dos momentos em que tive que ser mais dura....rsrsrsrs. Andressa, André, Gabriel, Jeanifer, Jéssica, Letícia, Lucas e Madonna. Que vocês possam ser bons condutores! rsrsrsrs....

Ouvi um dia de um professor, uma frase que eu adotei pra minha vida e que vem bem a calhar..." Nosso coração é como o céu, e as estrelas são as pessoas que passam por nossas vidas". Sejam felizes! Bjssssssssss

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A visita

imagem : Karine em casa


Semana passada tivemos uma visita em casa. Minha irmã Karine esteve aqui em Curitiba para fazer um curso. Quando ela ligou dizendo que vinha fiquei muito feliz, pois foi em janeiro que nos vimos pela última vez. Então, a saudade era grande. Pena que a minha sobrinha Yasmim, não veio.

A Karine, além de minha irmã é minha amiga e incentivadora. E tê-la por perto é como tomar uma injeção de ânimo. Infelizmente não consegui curtí-la como gostaria. Tanto pra ela, como pra mim, a semana foi muito corrida. A Karine teve curso de manhã e à tarde todos os dias, e eu de manhã, envolvida com os laudos da clínica e à tarde e à noite curso teórico na autoescola.

Sábado à noite, minha irmã retornou a Foz do Iguaçú. Deixando um vazio em minha casa e no meu coração. Espero poder encontrá-la em breve. Saudades, Karine!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curiosidade humana

Como o ser humano é curioso! Sempre querendo saber, mexer, principalmente onde não deve. É impressionante!!!!
Tem gente que fica curioso pra saber onde o vizinho foi às 2 da manhã, outro quer mexer na caixa de presente que está debaixo da árvore de Natal, antes da hora, quer fuçar na panela que está no fogo, para saber o que vai ter para o almoço. A curiosidade é fogo! Quem nunca fez um exame e não leu o laudo sem saber bolhufas do que estava escrito lá? E depois fica tenso, imaginando mil coisas...Será que o que eu tenho é grave?
Hoje com a internet é ainda pior, pois as pessoas digitam na página do Google a palavra do laudo em questão e em segundos obtém informações das mais variadas possíveis e muitas vezes incorretas. E assim, chegam aos consultórios médicos, com um dignóstico via Dr. Google.
Como radiologista, prefiro enviar o laudo diretamente ao cirurgião dentista que solicitou o exame. Evitando assim, muitos mal entendidos. Pois, quando o paciente chega para se consultar, o dentista já recebeu o exame, já analisou a radiografia e pode explicar ao paciente o que está escrito no laudo.
Tive casos em que o paciente apareceu para buscar o exame, abriu o laudo, leu e achou que "radiopaca" era alguma coisa grave, pois estava escrito várias vezes no laudo. Outro, imaginou que "periápice", era algum tipo de câncer. Outro olhava a radiografia de cabeça para baixo e em seguida me perguntou : "Doutora, esses branquinhos aqui são cáries, né? Tô ferrado!" Aiaiaiaiaiaia! Já dizia minha mãe..........."Curiosidade mata!!!!!"

sábado, 21 de novembro de 2009

Livro : "Traída", de P.C. Cast e Kristin Cast



"Traída" é o segundo livro da série "House of Night". Terminei de ler esta semana.

Assim como o primeiro livro da série ("Marcada") é cheio de mistérios que faziam com que eu não coseguisse parar de ler, louca de vontade de saber o que iria acontecer com Zoey Redbird e seus amigos.

Zoey Redbird é líder das Filhas e Filhos das Trevas e continua passando pela transformação de humana para vampira. Diferente dos outros novatos da "Morada da Noite", sua transformação é muito mais rápida. Além de tudo ser novo para ela, ainda tem que lidar com a perda de sua melhor amiga, Stevie Rae, e a traição da sua mentora, que não é o que parece!
Gostei tanto que já estou procurando o terceiro livro da série "Escolhida".

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dentes do Jack


Aí estão, os três dentes do Jack que conseguimos guardar. Vou ofertá-los à fada dos dentes!!!! kkkkk

sábado, 14 de novembro de 2009

Casa Velha

imagem : aondeandei

Os últimos dias têm sido de calor intenso e noites com temperatura agradável, propiciando que os curitibanos saiam de casa para bater papo e tomar aquela cervejinha. Sexta, depois do trabalho eu e o Ander resolvemos ir a um bar que nós adoramos, o Casa Velha.

O Casa Velha fica localizado na rua Mateus Leme, número 5981, no bairro Abranches, aqui em Curitiba. É um bar instalado num casarão velho, onde em 1927, funcionava uma mercearia. Sua decoração é composta por objetos antigos e um balcão alto, daqueles de secos e molhados. Aos sábados música ao vivo e jogos do Brasileirão. Em 2008, venceu o "Boteco Bohemia", com o melhor petisco de Curitiba, o bolinho de mandioca com carne seca, servido com um molhinho de pimenta, delicioso!!!! Também levou o prêmio de "melhor ritual para servir Bohemia".

O cardápio não se baseia apenas em petiscos, durante a semana há um cardápio variado : quarta feira carne de onça e pierogui, quinta feira bucho a milanesa e ensopado e na sexta, codorna recheada e costela suína e bovina. Nós pedimos uma costela bovina, acompanhada de porção de aipim frito, salada de tomate com cebola, farofa e maionese. Tudo isso com uma Bohemia estupidamente gelada. Recomendadíssimo!!!!! Vale a pena conferir!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Jack ficou banguela!

imagem : Eu e Jack

Quando fomos levar o Jack à veterinária para a primeira consulta, ela nos alertou que por volta dos 4 ou 5 meses ocorre a troca dos dentes. Eu, dentista, acostumada com seres humanos nem me toquei que os cães também trocam os dentes e fiquei surpresa e ansiosa para ver o primeiro dente do Jack cair.
Eu queria muito presenciar a cena da troca do primeiro dente, mas, não consegui. Quando vi o Jack já estava sem dente. kkkkkk Era muito engraçado olhar pra ele, um cachorro banguela!!!! Todos os dias começamos a fazer uma inspeção buc
al, na verdade, só faltou uma sonda exploradora número 5 e um espelho. Chegávamos em casa e eu, ou o Ander, examinávamos a boca do Jack para ver se mais algum dente havia caído ou erupcionado.
Um dia estávamos na sala assistindo televisão, enq
uanto Jack roía incansavelmente seu osso, quando vimos um sinal de sangue. Fiquei preocupada, achando que o coitado havia se machucado. Que nada! Era mais um dente que acabara de cair. Rapidamente o Ander, recolheu o dente, lavou e guardou. Assim como as mães fazem com os dentes decíduos (popularmente conhecidos como dentes de leite) de seus filhos. Vou perguntar ao amigo JV, do Blog do dentista, se os cachorros também têm fada dos dentes............kkkkkk.
Acho que agora com quase 6 meses, a troca de todos o
s dentes fora concluída. E só conseguimos guardar apenas 3 dentes, que encontramos no sofá ou no tapete, onde ele gosta de roer seu osso. imagem : Jack

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Livro : "Marcada", de P.C. Cast e Kristin Cast


O primeiro livro da série " The House of Night", terminei de ler hoje. Simplesmente ADOREI!!!! Desde o início, já gostei. Uma história que te prende, deixando aquela vontade de ler mais um capítulo.

A personagem principal é Zoey, uma adolescente de 16 anos que é marcada como uma vampira. Longe da família ela vai para a "Morada da Noite", uma escola para vampiros, onde continua sua transformação. Os vampiros vivem num mundo parecido com o nosso e sempre existiram.

Vale a pena conferir!!! E agora eu já comecei a ler o segundo livro da série, "Traída".

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O bêbado na faculdade de Odontologia




Lembro quando um novo professor de Cirurgia entrou para a equipe. Muito educado, sempre sorrindo. Todos logo gostaram dele. Foi até paraninfo da minha turma.
Numa manhã, quando chegamos a faculdade para as primeiras aulas, observamos o professor novo conversando com um bêbado. O que estaria aquele homem, logo de manhã, bêbado, fazendo numa faculdade? Todos se perguntavam. E o que ele queria com o professor de Cirurgia? O professor tentava despistá-lo, mas estava difícil. Sabe como é bêbado. Pegajoso!!!! Muito pegajoso! Enfim, depois de alguns minutos de conversa, conseguiu. O bêbado foi embora.
Na manhã seguinte, novamente, o bêbado estava lá atrás do professor. E assim seguiu durante toda a semana. O professor mal chegava na faculdade e o bêbado já vinha cambaleando atrás. Até que um dia, não mais apareceu.......
Depois de um tempo, descobrimos que o bêbado tinha sido paciente da faculdade em Clínica Pré- Protética e que um dos professores veteranos disse a ele para procurar o professor novato, para ganhar uma "dentadura" (prótese total). Disse ainda, que o novato tinha uma caixa com várias dentaduras de diversos tamanhos, era só escolher.
Coitado do professor novato, só conseguiu se livrar do bêbad
o, depois de confeccionar uma "dentadura" (prótese total) novinha!!!!!! kkkkkkk

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Notícias da Luana


imagens : Cris e Luana

Domingo, minha prima Cris me ligou dizendo que a Luana saiu da UTI neonatal e que já estava no quarto. Que notícia boa! Fiquei louca para ir vê-las! Então na segunda, depois do almoço, eu e o Ander fomos visitá-las.
Na recepção do hospital nos identificamos e quando nos dirigíamos ao elevador encontramos minha tia Jô (mãe da Cris e vovó da Luana). O sorriso estava estampado no rosto! Entramos no quarto e vimos uma cena linda..........Cris com a Luana no colo. A alegria da Cris era contagiante! Radiante! Também pudera! Foram mais de 40 dias na UTI, sem poder pegar a filhota no colo.
Luana estava linda! Fashion! Com as cores da moda em um macacão lilás! Detalhe : macacão com gola redonda e florida! Puxou a mãe dela. (A Cris sempre foi muito fashion!) kkkkk. Até eu me arrisquei a segurá-la no colo. Tudo bem que meio sem jeito, mas muito emocionada e feliz! Feliz por ver que a Luana já venceu mais uma etapa e está prestes a ir pra casa.
Hoje, recebi a notícia de que a Luana recebeu alta ontem e foi pra casa de vez. Seus pais estão babando! Felizes da vida! A família passou a primeira noite em casa todos juntos.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Livro : A Cabana, de Willian P. Young



Terminei ontem de ler o livro "A Cabana", do escritor canadense Willian P. Young. Depois que muitos amigos leram resolvi ler. Gostei muito!
O final é surpreendente. E o autor escreve de uma maneira bem gostosa de ler.

Sinopse : by
Submarino

A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

Não sei se o livro me transformou como transformou o personagem Mack, mas assim como Mack, encontrei algumas respostas para o perdão. Vale a pena ler!!!!!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Na autoescola

imagem : Trânsito Livre


Esta semana voltei a ministrar aulas teóricas na autoescola. O Ander me ofereceu uma turma teórica de manhã, das 8:30 às 11hs. Segunda lá fui eu, iniciando pela Legislação de Trânsito. Uma turma pequena, mas com muita vontade de tirar a primeira habilitação.
O processo de primeira habilitação sofreu algumas mudanças, tem validade de um ano, o candidato passa por dois exames psicotécnicos (um coletivo e um individual) e um exame médico, que são realizados em clinicas credenciadas pelo DETRAN. Curso teórico de 45hs/aula, exame de legislação (conteúdo referente ao curso teórico), curso prático de 20hs/aula e exame prático de direção veicular. Verdadeira MARATONA! Ah! Já ia me esquecendo da leitura biométrica para iniciar e terminar as aulas.
Durante três semanas estarei de manhã na autoescola entre infrações, sinalização, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, legislação de trânsito e meio ambiente e cidadania, que compõem o conteúdo do curso teórico.

A instrutora Kellen voltou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vai uma tinta aí?

imagem : tintas Remoeste

Ainda não consegui me mudar para a casa. O tempo aqui não tem ajudado. Falta o portão, a pintura e cortar a grama do jardim. Sábado e domingo eu e o Ander resolvemos pintar as paredes, pra ver se conseguimos adiantar alguma coisa. Achamos que conseguiríamos pintar tudo no fim de semana. Que engano! Passamos a tarde toda de sábado e o domingo todo e só pintamos dois cômodos...Voltamos para casa imundos, com tinta nas roupas e inclusive nos cabelos.

Analisando a pintura...até que mandamos bem! kkkkk
Taí! Depois de dentista radiologista, instrutora de trânsito, posso dizer que agora tenho mais uma profissão...pintora de paredes! Vai uma tinta aí?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

E o fim da sociedade



Não me lembro se comentei aqui no blog que desfiz a sociedade na clínica. Então, sociedade é difícil! Ainda mais quando se tem um parentesco... Com o fim da sociedade eu continuo fazendo os laudos da clínica da minha amiga Taíla e voltei ajudar o Ander na autoescola.
Foi duro ter que tomar esta decisão, mas apesar da clínica estar indo bem, com o movimento só aumentando, não tinha como continuar uma sociedade onde os sócios não se falavam. Peguei minhas coisas, entreguei as chaves. E bola pra frente!
Mas, ontem tive que ir lá na clínica. A clínica está fechada e minha ex-sócia vai entregar o imóvel. Como eu que fiz o contrato com a empresa que faz a coleta dos resíduos contaminados, eu que solicitei o cancelamento e fui à clínica encaminhar para a coleta os últimos galões de revelador e fixador usados. Que triste! Quando abri a porta, vi que tudo estava exatamente como deixei...A recepção, a minha sala...Foi difícil! Organizei tudo e fui embora o mais rápido possível.
Nossa vida é assim. Cheia de obstáculos, portas e janelas que se abrem ou se fecham. Sempre com um aprendizado...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

25 de outubro : Dia do Dentista

imagem : emotioncard

Resolvi ser dentista ainda criança. Lembro das vezes que minha mãe nos levava à Dra Maurien. Enquanto minha irmã estava sendo atendida, eu adorava ficar por perto observando. E quando alguém me perguntava :
"O que você vai ser quando crescer?"
Eu, sem titubear, logo respondia :
"Eu vou ser dentista!"
A Dra. Maurien teve uma grande influência na minha decisão. Excelente profissional, hoje endodontista. Depois da minha especialização em Radiologia Odontológica não cliniquei mais. Fiquei com as radiografias e os laudos...Por conta disso, até ganhei um apelido de "dentista de dedo seco" rsrsrs...Não ligo, pois, amo o que faço!
Fico chateada quando vejo tabelas de convênios pagando valores ridículos ao profissional que estudou anos, muitas vezes com grande dificuldade financeira, longe da família. Fez especialização. Se preocupa com o paciente procurando vê-lo como um todo, um ser humano e não apenas uma boca com lesões cariosas a serem tratadas. Isso me envergonha! É como se estivéssemos ganhando uma esmola. Mas, fico orgulhosa daquele profissional que apesar de valores ridículos recebidos, não deixa de fazer um bom trabalho, um trabalho de qualidade, respeitando aquele paciente que o procurou, sem saber do valor pago pelo seu convênio ao dentista. Afinal, se aceitamos atender o convênio...mas, pode ser o que paga as contas da clínica ou consultório, como disse a amiga Jaqueline, do Dentistasonline.
Independente do honorário, façamos respeitar e cumprir o juramento que fizemos no dia da formatura. Façamos valer o que eu acredito que move muitos colegas por aí, o AMOR PELA PROFISSÃO! Mesmo com dores no final do dia devido à postura e tendinite.
Parabéns, caros colegas de profissão! Feliz dia do dentista!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Notícia bomba às vésperas do dia do dentista



Ontem ao ver as notícias do dia na
globo.com, encontro a seguinte:


Jovem do DF que teve todos os dentes extraídos pode ganhar implantes

A manchete me chamou a atenção, então fui ler na íntegra. Tratava-se de um jovem de 17 anos, aluno da APAE, que havia sido internado em setembro para extração de dois dentes e teve todos os seus dentes extraídos sem autorização de seus pais. O dentista alega que no momento da cirurgia encontrou uma patologia e tomou tal decisão. O dentista foi afastado e o jovem terá implantes.

Triste ver notícias como esta às vésperas do dia do Dentista!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

20 anos da morte de Paulo Leminski


Paulo Leminski foi um dos maiores poetas paranaenses. Curitibano, nascido em 21 de agosto de 1944 e morreu em 7 de junho de 1989, aos 44 anos.
Polêmico, questionador de regras, poeta, tradutor, escritor, músico, boêmio, também era faixa preta de judô. Deixou uma extensa obra entre poesias, músicas, traduções. Era apaixonado pela cultura japonesa.
Com o Ivo Rodrigues da Banda Blindagem fez várias músicas. Uma das que eu mais gosto é esta : Não posso ver.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Minha primeira visita à Luana


Semana passada, finalmente, fui ao Hospital Nossa Senhora das Graças, conhecer a minha priminha Luana. Que vergonha! Já não era sem tempo!
Na recepção nos avisaram que somente uma pessoa poderia entrar. Então, lá fui eu. Quase me perco no Hospital, mas consegui chegar à UTI Neonatal. Na porta estavam mães e pais ansiosos para entrar. E, no meio deles, encontro o Cleverson, o papai da Luana.
Na hora permitida entramos. Fiz os procedimentos de assepsia das mãos e me aproximei da Luana. Fiquei simplesmente encantada! Por alguns instantes silenciei e apenas observei. Ao ouvir a voz do Cleverson, Luana que estava dormindo, abriu os olhos. Esperta! Reagia a cada toque, a cada palavra nossa. Já estava com 1kg e 660 gramas. Fechou os olhos novamente e esticava os bracinhos e perninhas. Fiquei muito emocionada...

Olhei ao redor e havia outros bebês nas incubadoras vizinhas. Cada qual recebendo a visita dos seus pais. Deve ser muito difícil para um pai ou uma mãe, ter que ir embora e deixar seu bebê ali. Mas, é preciso! Encontrei a mamãe Cris (minha prima) na hora de ir embora. Tenho certeza que a Luana irá ter alta logo, pois é guerreira igual a mamãe dela.

PS : Recebi uma notícia de última hora : A Luana já está com 1kg e 800 gramas!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor



Sou filha de professora. Hoje a mamãe está aposentada. Cresci aprendendo a ter respeito e admiração por esta profissão. Lembro da minha primeira professora, na Escola Maternal Tia Lucília, em Paranavaí. Da professora Helena, do prézinho, onde comecei minhas primeiras palavras...
No primeiro grau, que hoje é o ensino fundamental, muitos professores marcaram minha infância e adolescência...a professora Débora, com seu sotaque nordestino; a professora Terezinha, com aquela calma; a bela professora Leonilda e a biologia e o inesquecível inglês da professora Jandira. Já o segundo grau, hoje ensino médio, iniciei em Paranavaí e terminei em Bauru. O conteúdo puxado preparatório para o vestibular exigia dos professores além do conhecimento, muita criatividade para que os alunos não dormissem em aula e fixassem o que era necessário. Lembro das frases, músicas e até repentes do professor Relvas, de Biologia; das dicas de química do professor Robinson, que mais parecia o Gargamel, do desenho dos Smurfs; das maluquices do professor Girotto, de Língua Portuguesa, da paciência da professora Aydé, de Física e das aulas de Redação da Iná. Quando entrei na faculdade, ali conheci profissionais que me influenciaram ainda mais a ser a profissional e a pessoa que sou. A admiração aumentou ainda mais. E muitos se tornaram espelhos...
Infelizmente, esta profissão ainda não é bem remunerada. Hoje o que vemos são jornadas de trabalho exaustivas, na tentativa de melhorar a renda no fim do mês, sem falar em agressões, pelas quais muitos professores são submetidos por aí, pelos próprios alunos. Agressões físicas e verbais. Que triste! Isso pra mim é um absurdo e inadimissível! Sou do tempo em que ainda se tinha respeito pelo professor. Como os tempos mudam...e para pior! Creio que estes professores que ainda assim resistem e continuam enfrentando essas condições totalmente adversas, com prazer e dedicação são verdadeiros heróis. Merecem ainda mais nosso respeito e admiração! Parabéns professores! Espero que um dia, a profissão de professor seja melhor remunerada e valorizada, pois afinal o desenvolvimento de um país começa pela base que é a educação.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mucocele

imagem : Dentaleconomics.com

Mucocele é muito comum na mucosa oral. Ocorre quando há uma ruptura de um ducto de glândula salivar, provocando uma obstrução do conduto excretor acumulando muco ou saliva no conduto excretor e/ou tecidos vizinhos.

É frequente no lábio inferior, clinicamente caracteriza-se, por uma bolha ou tumefação, assintomática, de superfície lisa, da mesma cor da mucosa ou azulada.
Pode ocorrer por inúmeros fatores, sendo o mais comum por trauma. Sabe quando você fica com aquela mania de mordiscar o lábio? Cuidado! Você pode estar formando uma mucocele. Foi o que aconteceu comigo na época da faculdade... Tive uma mucocele, na mucosa próxima do lábio inferior.
E o tratamento foi cirúrgico, com remoção total da lesão, incluíndo a glândula, evitando-se assim recidiva.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Livro : O Encantador de Cães - Cesar Millan com Melissa Jo Peltier


Depois que o Jack (pit bull) foi lá pra casa, eu e o Ander procuramos nos cercar de informações de como lidar e criar um cão. Assistimos ao programa do Dr. Pet, que é transmitido pela rede Record aos domingos, visitamos sites, blogs sobre cachorros e lemos tudo que encontramos a respeito.
Passeando pelo site do Submarino encontrei um livro do Cesar Millan, apresentador do programa Dog Whisper, do National Geographic Chanel, O Encantador de
Cães. Resolvemos comprar. O Ander leu primeiro e depois eu resolvi ler.
Neste livro, Cesar explica que devemos entender que cachorro é cachorro e tudo que um cachorro precisa é exercícios, disciplina e carinho. Sempre nessa ordem. Os cães precisam de um líder com energia calma e assertiva, para se tornar equilibrado.
Muitas coisas discordei do método do Cesar. Por vezes achei o livro chato e quase não continuo a leitura. Diferente do Dr. Pet que explica cada passo, Cesar mostra o problema do cão e logo o desfecho, apenas usando a psicologia canina. Difícil, hein!
Resolvemos procurar um adestrador e por sorte, apareceu uma aluna na autoescola que é adestradora e usa os todos do Dr. Pet. Então, em breve o nosso querido Jack será adestrado!!! imagem : Jack, descansando num final de domingo...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Filme : Halloween - O Início

imagem : Cinepop

Mês de outubro, mês de Halloween...nada melhor que um filme de terror com pipoca! E minha sugestão é o filme "Halloween - O Início".
Sinopse : by
Portal de cinema

Aos 10 anos, Michael Myers é um garoto problemático, excluído por todos. Sua mãe é uma stripper no clube local e vive brigando com o namorado. Para descontar sua raiva do mundo, Michael tem o hábito de maltratar animais, até que um dia o diretor da escola descobre e informa à sua mãe que o garoto possuem tendências psicopatas. Numa noite de Halloween, fantasiado com uma de suas máscaras preferidas, ele perde totalmente o controle, assassina todos na casa e vai parar num reformatório para crianças. Depois de ficar recluso por 17 anos, ele foge da instituição mental e retorna à cidade em busca de vingança e qualquer um que atravessar seu caminho, está correndo um grave perigo de morte.
imagens : Cinepop

Gostei muito do filme, conta o início de tudo. A origem do psicopata Michael Myers. Quem pode imaginar que por trás daquela carinha linda de um garotinho de 10 anos pudesse se esconder um psicopata cruel! Vale a pena assistir!


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Filme radiográfico periapical


Nestes oito anos de minha vida só trabalhando com Radiologia Odontológica, usei vários tipos de filme periapicais. Desde o KODAK até o AGFA... Mas, o meu favorito é o Insight (IP-21) da KODAK.

O Insight possui alto contraste, produzindo imagens mais nítidas. É um filme rápido, sensibilidade do grupo F, o que nos permite realizar radiografias de ótima qualidade com menor tempo de exposição à radiação. O que é bom para o nosso paciente, que recebe menor radiação e tem que ficar menos tempo parado, na mesma posição com o filme na boca. O tempo muitas vezes é determinante...há pacientes que não conseguem ficar parados muito tempo na mesma posição, o que gera uma radiografia com imagem trêmula. Levando-nos a repetição.

Comparando com o Ektaspeed Plus (EP-21P), também da KODAK, filme do grupo E, há uma redução de 20% no tempo de exposição.Comparando com o Ultra-speed (DF-58), da KODAK, filme do grupo D, a redução é de 60%.

O que contribui para o seu comportamento é a forma como é processado. Em um processamento manual, ele se comporta como um filme do grupo D, mais lento. E quando processado automaticamente, se comporta como um filme E, mais rápido.
O custo de uma caixa com 150 unidades não muda muito em relação aos outros tipos de filmes, muitas vezes encontramos pelo mesmo preço dos demais. Já o elegi como favorito e só compro outro tipo quando não encontro.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Alunos e suas justificativas


Quando não estou na clínica, estou ajudando o Anderson na autoescola. E nesses dias, comecei a observar que os alunos quando reprovam no exame prático de direção no DETRAN, sempre têm uma justificativa prontinha :
  1. "O examinador não foi com a minha cara!"
  2. "O examinador estava de mal humor."
  3. "O pedestre atravessou na minha frente..."
  4. "Um carro me fechou!"
  5. "A embreagem do carro estava estranha."
  6. "O instrutor não me ensinou assim."
  7. "O protótipo, estava fora do lugar e eu não consegui fazer a baliza."
São tantas justificativas , mas nunca o aluno é o culpado. A culpa é sempre de alguém! Mas, escutei uma de uma aluna outro dia, que eu nunca tinha escutado : " O DETRAN/PR, foi construído em cima de um cemitério indígena, por isso tanta gente reprova!" Essa é boa!! kkkkkkkkkk Cemitério maldito causa reprovações! Parece filme de terror! kkkkk Esses alunos.............