sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Diferentes tipos de aparelhos de RX panorâmico

Na minha especialização em Radiologia Odontológica no HRAC-USP, tínhamos à disposição 3 tipos de aparelho de RX panorâmico : Rotograph plus, Panoura 10 (Yoshida) e um Panex.
imagem: Rotograph plus

imagem : Panoura 10, Yoshida (goodxrays.com)


Cada um com suas características e peculiaridades, tipo de chassis, mas, mesma técnica para RX panorâmico. Cada um dos r
esidentes da minha turma, tinha uma preferência, mas eu, particularmente, não tinha uma preferência. Observei que dependendo do tipo físico do paciente, o posicionamento era mais fácil em um aparelho que em outro.

Depois que concluí minha especialização, fui trabalhar numa clínica em São Paulo que tinha dois tipos de aparelho : um Panoura 10 (Yoshida) e um Tome Ceph X-Mind (Soredex). Quando vi o Panoura, me senti em casa. Afinal, foram dois anos trabalhando com este aparelho no HRAC, em Bauru. Mas, o Soredex, que também é tomógrafo, era um espetáculo. Fácil de posicionar o paciente e além de produzir belas imagens, só faltava falar. Salve a tecnologia!!! Depois de algum tempo o Panoura da clínica foi substituído por um Gendex Orthoralix 9000. Confesso que entre o Gendex e o Panoura, sou muito mais o Panoura. Foi uma pena esta substituição.
imagem : Soredex Tome Ceph

imagem : Gendex Orthoralix 9000


Em Curitiba, na primeira clínica que trabalhei tinha um Panoura. Depois em outra clínica trabalhei com um Funk Orbital X-15, bem antigo. E mais recentemente, um HF 100, da Dabi Atlante.


imagem: HF100, Dabi Atlante

Todos estes aparelhos que citei produzem ótimas imagens. O que levo em consideração sempre, além da qualidade da imagem é a facilidade de posicionamento do paciente e o acesso à assistência técnica. Pois, não adianta produzir belas imagens, se quando preciso de manutenção, não encontro em minha cidade. Acabo perdendo dinheiro com o equipamento parado, sem poder trabalhar.

7 comentários:

  1. Kellen, parabéns pelo post. Sempre quis conhecer um pocuco mais sobre os RX panorâmicos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito legal essas máquinas, uma dessas aí é aquela que vai girando ao redor da cabeça né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns doutora! Quando estava na graduação trabalhei 3 anos como técnico de Radiologia na clínica do professor Nicodemo e a radiografia ortopantomográfica (metido!) era realizada numa Panoura Yoshida, que saudade (dejá vu)! :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa cada maquina hei. Kellen tem selinho pra vc no meu blog! O quinto selinho é seu! Tem post novo tbm!! Ai vai o link do post dos selinhos: http://blogdowevertton.blogspot.com/2009/09/selos.html
    O Beijo

    ResponderExcluir
  5. Gostei do design dos aparelhos e da funcionalidade que é de extrema importância, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Onde posso encontrar chassis para panoramica e qual o melhor custo-beneficio em termos de marca ? Desejo comprar.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,
    Depende do tipo de aparelho que você usa.
    Eu prefiro os da KONEX. Os preços variam. Tem um site bem legal que vc poderá se informar,GRX http://www.grx.com.br/MaisProduto.asp?Produto=248
    Espero ter ajudado.
    bj

    ResponderExcluir