quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sugestão para anamnése


No final de uma dia de trabalho, eis que me aparece um paciente para ser radiografado, uma simples radiografia panorâmica solicitada por um amigo.

Paciente jovem, masculino, 30 anos de idade. Radiografo, entro na câmara escura para processar a imagem e aguardo. Quando pego a radiografia, observo uma imagem radiopaca na região de corpo de mandíbula/mento, circunscrita, sugestiva de projétil de arma de fogo. Saio da minha sala e resolvo conversar com o paciente e tentar descobrir do que se tratava realmente aquela imagem. Foi então que o paciente me relatou que quando adolescente, ele e o primo estavam brincando com uma arma, dessas de chumbinho, como ele mesmo disse, e nem imaginava que isso poderia aparecer na radiografia.

O paciente foi embora, fiz o laudo e encaminhei para o dentista via e-mail. No dia seguinte encaminhei a radiografia. Logo que recebeu o e-mail o dentista me ligou, também surpreso com a imagem, dizendo que iria acrescentar na anamnése a seguinte pergunta : "Já levou algum tiro de arma de fogo?" rsrsrsrs....


3 comentários:

  1. ai q sinistro...interessante.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. na minha tem: "já sofrou traumas na face?" Invariavelmente a resposta é 'nunca'...
    Esse deve tb responder o nunca com a boca mais cheia!

    ResponderExcluir
  3. Kellen
    Gostaria de entrar em contato com voce, poderia retornar meu email ?
    brunop@netdente.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir