segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Erros no processamento radiográfico

Na rotina do consultório odontológico ou no dia a dia das clínicas de Radiologia odontológica, de vez em quando aparece uma ou outra radiografia que ficou insatisfatória. Uma radiografia muito clara, ou muito escura, manchada, com imagem desfocada, pouco nítida, faltando contraste. E então surge aquela pergunta:“O que aconteceu?” ou “Onde foi que eu errei?”

Acho importante fazer um levantamento para podermos corrigir e tentar evitar certas falhas. Pois assim, haverá menos exposição à radiação para o paciente, sem falar na economia de tempo e material, já que não há repetição. Para isso, procuro anotar tudo num caderno : tempo de exposição, kvp utilizado (no caso das radiografias extrabucais, já que nas intrabucais o aparelho tem kvp fixo), região radiografada, data. Na câmara escura, procuro anotar a data de cada troca de revelador e fixador e a data provável da próxima troca.

Muitas podem ser as causas de uma radiografia insatisfatória, neste post vou abordar os erros no processamento radiográfico :

  • mancha amarelada ou marrom : o filme não foi lavado corretamente. No processamento automático a máquina faz a lavagem do filme e já libera a radiografia pronta, sequinha. Mas no processamento manual, devemos fazer duas lavagens, uma intermediária, quando tiramos o filme do revelador e outra final, em água corrente, de preferência (20 minutos).
  • pontos brancos : pingou fixador. Cuidado na manipulação dos líquidos de revelação.
  • mancha preta : pingou revelador.
  • filme escuro : super-revelação, aumento da concentração do revelador, aumento da temperatura do revelador, revelar a película com o papel que o envolve (no caso do filme periapical) , exposição do filme à luz.
  • filme claro : sub-revelação, baixa temperatura do revelador, fixador contaminado pelo revelador, revelador oxidado ou saturado, deixar a película radiográfica mais que 24 horas na água.
  • riscos e ranhuras : unhas do operador tocando o filme ou contato com outros filmes.
  • rachadura : filme colocado em alta temperatura ou soluções de processamento em baixas temperaturas.
  • embaçamento (“fog” ou véu ): filme vencido, filme exposto à luz durante o processamento.

Seja numa revelação manual ou numa automática, devemos ficar atentos para esses possíveis erros. E assim evitar repetições.

Odont_Revell

foto : processadora automática (Revell)

1246979200

foto : câmara escura portátil

8 comentários:

  1. Kellen minha linda,tudo bem,
    gostei de saber mais um pouco sobre a sua profissão.Você escreveu muito bem sobre isso,pois muitas vezes uma radiografia mla tirada pode ocultar um doença ou até diagnosticar uma doença errada.Um forte abraço e voltei com o blog,beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kell,...
    me chamo Ariane, sou aluna do 2º sem. de Odontologia da Univag, no estado de Mato Grosso,...e estou fazendo um trabalho sobre erros radiograficos, meu tema é super- revelação,e gostei muito da definição que achei aqui em seu blog, gostaria de saber se você poderia me ajudar, em enviando algumas radigrafias que apresentem esse erro, pois não consigo achar em sites.
    se puder me ajudar ficarei muito grata, me add no msn: aricacc@hotmail.com
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ariane!
    Que tal vc fazer umas radiografias e submetê-las à super-revelação? Assim vc irá produzir seu próprio material.
    Infelizmente não tenho nada em arquivo para te passar. Mas, até eu estou pensando em produzir algumas.
    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. gostei , comprei uma revell ( igual a essa foto no blog). sabe onde consigo o manual de instruções da revell??

    ResponderExcluir
  5. Já tentou diretamente na fábrica ou assistência técnica?
    Infelizmente eu já não tenho mais esta máquina...
    bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Kellen tudo bem?prazer meu nome é Vanessa....tenho uma dúvida estou trabalhando em uma clinica de ortodontia de asb,mas as vezes tenho que tirar radiografias e estou aprendendo agora,pois nunca trabalhei com isto?por favor me fala como que faz para radiografar sem erros,e revelar sem erros pois estou errando muito e as radiografias estão ficando escuras....bjs...e obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de saber o porquê que o revelador fica escuro sem ter sido usado ?

    ResponderExcluir