sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Controle de infecção em Radiologia Odontológica

foto : Vigilância e saúde

Na Radiologia Odontológica, assim como em todas as especialidades da Odontologia, os princípios de biossegurança são uma obrigatoriedade.

A finalidade de adotar estes princípios está em evitar a contaminação do operador, do paciente e do aparelho. Pois o dentista que carrega consigo microorganismos pode contaminar todas as superfícies que ele tocar.

A sala de Raios-X deve ser preparada antes da entrada do paciente. A desinfecção do aparelho, da cadeira odontológica, do avental plumbífero e protetor de tireóide, pode ser feita com álcool 70%. Barreiras físicas, com filme de PVC (filme plástico) podem ser colocadas no aparelho de raios-X e controle. E os materiais que serão utilizados para fazer a radiografia como películas(filmes), posicionadores também devem ser separados antes. Lembrando que os posicionadores radiográficos devem ser autoclaváveis e nas películas pode ser usado plásticos individuais ou seguir limpeza química após a tomada radiográfica. Já o operador deve lavar as mãos antes do exame e calçar luvas.

O paciente deve ser preparado antes do operador calças as luvas com colocação do avental plumbífero e o protetor de tireóide. Os quais devem ser retirados após a remoção das luvas ao final do atendimento.

Após cada tomada radiográfica remover o plástico individual da película ou fazer limpeza química, que pode ser por imersão em solução de hipoclorito a 2 ou 5 % por 30 segundos ou álcool 70% por fricção. Só depois levar para processar. Antes de remover as luvas o operador deve remover as barreiras físicas.

Os invólucros das películas radiográficas devem ser descartados em lixo contaminado. E as películas desprezadas devem ser reservadas, pois assim como o revelador e o fixador devem ter destino específico.

Fonte : Lino, Priscila Simielli e; Carvalho, Izabel Maria Marchi de; Razuk, Christiane Gebara. Controle de Infecção em Radiologia

Odontológica. Rev da ABRO;3(2):53-58, 2002. ilus, tab.

Um comentário:

  1. cuidados primordiais.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir