Como em qualquer área da saúde, é mais barato prevenir do que tratar a doença já instalada. Muitos leitos de hospitais poderiam estar disponíveis se a prevenção fosse levada a sério.
Na Odontologia não é diferente. Existe a Odontologia Preventiva, que visa promover a saúde bucal através de métodos e técnicas de prevenção. Mas, o sucesso da prevenção está diretamente ligado à motivação, tanto dos profissionais da área, como dos indivíduos da comunidade.
Quando se fala em prevenção, se fala em educação, visando sempre uma melhor qualidade de vida. E o responsável pela educação do paciente é a equipe de saúde bucal, da qual fazem parte o cirurgião-dentista, a TSB (Técnica em Saúde Bucal) e a ASB (Auxiliar em Saúde Bucal).
A equipe tem que estar em sintonia e cada membro deve conhecer suas funções. O cirurgião-dentista deverá delegar tarefas, mas sempre orientando e supervisionando o programa de educação utilizado pela equipe. E o ASB e o TSB devem participar na educação do paciente, orientando sobre as técnicas de escovação e higienização bucal.
Neste processo de educação, usar uma linguagem de acordo com a idade e a cultura do paciente é de suma importância. Procurar explicar o objetivo de cada ação também é fundamental. Não podemos esquecer que cada um é cada um, e assim procurar respeitar seus limites.
A educação leva a uma mudança de comportamento. E o comportamento das pessoas é influenciado pelo meio em que vivem. Muitos reclamam que ir ao dentista custa caro, também, esperam a situação ficar crítica para marcar consulta. Se todos cumprissem a recomendação de visitar o dentista a cada seis meses, garanto que não ficaria caro. Tem um antigo ditado que diz : “Prevenir é o melhor remédio.”
Disse tudo Dra! Parabéns!
ResponderExcluir