imagens : CIR
O Taurodontismo é uma anomalia de desenvolvimento, onde o formato anatômico dos dentes encontra-se alterado. A câmara pulpar apresenta-se aumentada(ocluso-apical) e a bifurcação das raízes próxima do ápice.
Segundo Gisela et. al. 2005, taurodontismo é um termo originário do latim taurus , condição semelhante a encontrada nos dentes de ruminantes, “dentes de touro”.
É muito comum na dentição permanente, mas pode aparecer na dentição decídua (Amorin 2001) . Os dentes mais afetados são os molares, eventualmente ocorre nos pré-molares. E pode ser uni ou bilateral (CICHON & PACK, 1985).
Muitas são as hipóteses de sua causa : mutação, forma dentária primitiva, caráter recessivo. Pode estar associada à síndromes como a amelogênese imperfeita, Down, displasia ectodérmica, Klinefelter, hiperfosfatasia, entre outras (Neville 2004).
O Taurodontismo não apresenta sintomatologia dolorosa e o exame radiográfico é muito importante, principalmente na Cirurgia e na Endodontia.
A paciente acima, apresenta imagem de aumento da câmara pulpar no sentido ocluso-apical, caracterizando Taurodontismo nos elementos 37, 36 e 46.
No OdontoBLOGia, os queridos Doutores Alex Müller e Frank Botega já falaram sobre este assunto. “Vale a pena radiografar!”
Sempre vale a pena radiografar!
ResponderExcluirA endodontia destes elementos é complicada pela dificuldade da limpeza da câmara pulpar. Benditas substancias quimicas auxiliares.
q estranho....nunca imaginei q iso existisse...viven do e aprendendo.
ResponderExcluirUm ótimo fim de semana para você!!!
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................