quinta-feira, 21 de julho de 2011

Taurodontismo

taurodontismo

imagens : CIR

taurodontismo (2) taurodontismo 1

O Taurodontismo é uma anomalia de desenvolvimento, onde o formato anatômico dos dentes encontra-se alterado. A câmara pulpar apresenta-se aumentada(ocluso-apical) e a bifurcação das raízes próxima do ápice.

Segundo Gisela et. al. 2005, taurodontismo é um termo originário do latim taurus , condição semelhante a encontrada nos dentes de ruminantes, “dentes de touro”.

É muito comum na dentição permanente, mas pode aparecer na dentição decídua (Amorin 2001) . Os dentes mais afetados são os molares, eventualmente ocorre nos pré-molares. E pode ser uni ou bilateral (CICHON & PACK, 1985).

Muitas são as hipóteses de sua causa : mutação, forma dentária primitiva, caráter recessivo. Pode estar associada à síndromes como a amelogênese imperfeita, Down, displasia ectodérmica, Klinefelter, hiperfosfatasia, entre outras (Neville 2004).

O Taurodontismo não apresenta sintomatologia dolorosa e o exame radiográfico é muito importante, principalmente na Cirurgia e na Endodontia.

A paciente acima, apresenta imagem de aumento da câmara pulpar no sentido ocluso-apical, caracterizando Taurodontismo nos elementos 37, 36 e 46.

No OdontoBLOGia, os queridos Doutores Alex Müller e Frank Botega já falaram sobre este assunto. “Vale a pena radiografar!”

2 comentários:

  1. Sempre vale a pena radiografar!
    A endodontia destes elementos é complicada pela dificuldade da limpeza da câmara pulpar. Benditas substancias quimicas auxiliares.

    ResponderExcluir
  2. q estranho....nunca imaginei q iso existisse...viven do e aprendendo.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir