quarta-feira, 10 de junho de 2009

Radiografias x objetos metálicos


imagem : radiografia panorâmica, paciente com piercing de língua (Dental Capital)

Sempre que se vai fazer uma radiografia é recomendado a remoção de objetos metálicos da região a ser radiografada. Na Radiologia Odontológica a região a ser radiografada é do pescoço pra cima, eventualmente, fazemos radiografia da mão (carpal ou mão e punho). Então, solicitamos a remoção de objetos como brincos, correntes, anéis (carpal), piercing de boca, nariz, lábio, sobrancelha, orelha e principalmente de língua.
Quando se faz radiografia com estes objetos, imagens radiopacas(brancas), se formam em certas regiões que podem atrapalhar o diagnóstico e o laudo radiográfico. Pois estas imagens, também conhecidas como "fantasmas" podem surgir justamente em cima de estruturas que podem conter alguma patologia, portanto, mascarando-as.
Muitos pacientes se recusam a atender a solicitação d
e remoção de tais objetos e a radiografia ainda assim é feita. Correndo-se o risco de ter algum problema mascarado pelos artefatos.
Quando trabalhava em São Paulo, apareceu na clínica um rapaz que tinha nada menos que uns 18 piercings no rosto. Quando lhe foi solicitada a retirada dos mesmos ele disse que voltava no outro dia para fazer a radiografia. E voltou mesmo!! No dia seguinte, eu nem o reconheci sem aquela coleção metálica. rsrsrsrs.
imagem : radiografia panorâmica, paciente com brincos (Oralnews)


8 comentários:

  1. voltou de cara limpa literalmente né?
    eu imagino o trabalho pra tirar toda aquela "brincaiada" rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Deve sair umas imegens bem curiosas, não?Beijos e um bom feriado, seja feliz.

    ResponderExcluir
  3. qdo tirei a radiografia pra extrair o ciso, o meu pircing no tragus ficou lá tb de fantasma..aahhaa adorei o resultado e guardo com carinho.

    oooooooooo|\
    oooooooooo|_\
    oooooooooo|__\Aproveite
    oooooooooo|___\ o Feriado
    oooooooooo|____\
    oooooooooo|_____\
    ooooo_________|__\________
    ~~~~\___Micha_________/~~~~~**
    ,~*,..~*,..~*,,,*~;*...,,,,~~~~~******

    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  4. olá , tenho um piercing no freio da lingua (e meus pais não sabem), amanhã de manhã vou fazer uma radiografia e não tem como tirar o meu piercing (não consigo desroscar a bolinha) ... pode me dizer como ficará o raio x se eu for fazer?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tenho um microdermal no peito e preciso fazer um raio-x pulmonar, haverá problema? Quem colocou disse q o material é proprio, q nao interfere com o exame, mas mesmo assim tenho receio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabete,
      Pena não poder te ajudar, pois minha área é odontológica.
      OBRIGADA, PELA VISITA.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi
      Eu tenho um piercing no mamilo (meus pais não sabem) e amnh vou fazer um exame, acho q é raio x panorâmica e radiografia do punho, eu quero saber se não é necessário retirar o piercing como não é na área do exame

      Excluir
  6. e qd se faz a radiografia cm aparelho odontologico q tbm e metal???

    ResponderExcluir