Imagem : distomolar supeior esquerdo (Oral News)
De vez em quando aparece aqui na clínica um caso de dente supranumerário. Supranumerário é uma anomalia de número, o que significa a formação de um ou mais dentes a mais que o normal (20 dentes decíduos e 32 permanentes).
Há várias teorias para sua etiologia, sendo a mais aceita a hiperatividade da lâmina dentária. Em alguns casos pode-se considerar o atavismo (regressão aos ancestrais). É mais comum nos homens que nas mulheres.Podem ser classificados segundo sua localização : quando entre os incisivos superiores; mesiodens ou mesiodentes, na região de pré-molares; terceiros pré-molares, na distal do terceiro molar; distomolar ou quarto molar, na vestibular ou lingual dos molares; paramolar. O que apareceu por aqui era um distomolar, na distal do elemento 28. O paciente veio fazer uma documentação ortodôntica e com certeza não sabia da existência deste dentinho intrometido.
A remoção cirúrgica é o tratamento mais indicado. Prevenindo assim, complicações como diastemas, cistos, tumores, reabsorção radicular, atraso na erupção de dentes permanentes, apinhamentos. Como muitas vezes é assintomático o diagnóstico se dá através de exames radiográficos de rotina.
A radiografia panorâmica é o principal exame para o diagnóstico dos supranumerários. Mas, quando ela não fornece a posição exata, nem a morfologia e a relação com as estruturas adjacentes o ideal é realizar outras técnicas como a Miller Winter, lateral obliqua da mandíbula, Parma, Donovan, método de paralaxe ou até tomografia.
imagem : Radiografia panorâmica (Oral News)
Cacetada, Kellen.E tem aquele ditado que não se deve confiar numa pessoa que tem 32 dentes.mais então, já viu rsrsrsrsrsrs.Beijos, lindinha.
ResponderExcluiracho que se não cuidar a dor disso depois deve ser terrível né?
ResponderExcluirExiste alguma estatística sobre a prevalência desses casos entre a população?
ResponderExcluirNesta situação em particular o que levou à descoberta? Foi rotina?
Obrigado. Achei interessante.
Antonio Fidalgo
Antonio,
ResponderExcluirPrimeiro quero agradecer pela visita.
Acredito que tenha uma estatística sim. E a descoberta aconteceu em exame radiográfico de rotina.
Obrigda, bjs