segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cefalometria Computadorizada


A cefalometria computadorizada foi criada na década de 60 pelo Dr. Ricketts.
Hoje existem no mercado, vários softwares de cefalometria computadorizada. Entre eles, os mais conhecidos e utilizados são :
  • Radiocef 2.0 (www.radiomemory.com.br);
  • Cef-X (www.cdt.com.br);
  • Ortomanager (www.softmanager.com.br).
Já tive oprotunidade de trabalhar com os três programas. Confesso que todos são de fácil utilização. Só o preço que ainda é um pouco salgado. Mas para quem é Ortodontista ou possuí uma Radiologia o investimento vale a pena.
Em todos os programas os pontos são marcados sobre a imagem da radiografia digitalizada. Portanto é essencial um bom scanner, ou câmera digital ou aparelho de Raios-X digital.
Existem vários artigos e pesquisas analisando a confiabilidade destes programas. Inclusive, analisando o trabalho de clínicas Radiológicas que utilizam o mesmo programa. Como o trabalho da Dra. Maria Helena Ferreira Vasconcelos, publicado na revista Dental Press de março-abril de 2006 e o trabalho das Dras Célia Regina Winck Mahl e Maria Cesa Drago.
Cabe ao Ortodontista procurar se informar qual o programa utilizado e eleger uma clínica de sua confiança. Pois erros acontecem. Mas, são mais comuns na hora da realização da análise computadorizada, devido a marcação errônea dos pontos cefalométricos, que do programa propriamente dito.



Um comentário:

  1. Adoro todos os posts sobre radiologia e super úteis q vc faz. Abraços

    ResponderExcluir