terça-feira, 1 de maio de 2012

Mercearia Fantinato

Situado numa esquina entre as ruas Albano Reis e Mateus Leme, no Bairro Bom Retiro, o Mercearia Fantinato é um boteco onde encontramos a melhor carne de onça de Curitiba.

foto : Gazeta do Povo
Logo na entrada do boteco a decoração já chama a atenção. Objetos antigos espalhados por todos os lados em armários (moedores de carne, regadores, balanças, garrafas de cerveja antigas, rádios, vitrolas) e um grande balcão com figurinhas, brinquedos, baleiros, doces, suspiros que inevitavelmente me remeteu a minha infância. No lavabo a cuba moderna encontra-se apoiada em um grande tábua de madeira, a lixeira caixas de madeiras, daquelas de frutas, encontradas em feiras. As mesas também chamam atenção, inclusive uma delas é uma máquina de costura antiga, de pedal.
008
 009
  No cardápio além da cerveja estupidamente gelada, a feijoada dos sábados, petiscos não faltam. Mas, a carne de onça, uma das especialidades da casa, é simplesmente fantástica. Sem falar no ritual para prepará-la. Pra quem não conhece a carne de onça é um prato de origem germânica, que leva carne moída de primeira bem macerada, alho, cebola picadinha, pimenta calabresa, páprica doce, conhaque, cebolinha e sal. O garçom mistura os ingredientes na mesa do cliente, o que é um espetáculo a parte. Para acompanhar, broa fatiada, manteiga, mostarda escura e azeite.
011
010
Como eu sempre digo por aqui…”Vale a pena radiografar!’
Mercearia Fantinato
Rua Mateus Leme, 2553 – Bom Retiro – Curitiba, Paraná 
Horário de funcionamento : de segunda a sexta das 17hs à 1h, aos sábados a partir das 12h e domingo não abre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário