terça-feira, 29 de setembro de 2009

Anquiloglossia


Dias atrás, uma amiga comentou que seu filho de 8 anos, estava sob tratamento fonoaudiológico há um ano e meio e não estava vendo resultado. Ele continuava trocando algumas letras e não conseguia pronunciar corretamente algumas palavras. Diante desta situação, questionei se ele conseguia movimentar a língua, suspeitando de uma anquiloglossia ( a famosa "língua presa").
No dia seguinte ela me procurou dizendo que ele mal conseguia tocar o palato ("céu da boca"), com a ponta da língua, e tinha dificuldade de colocá-la para fora. Então, sugeri que fizesse uma avaliação com um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial. E indiquei uma dentista de minha confiança.
No dia marcado para a avaliação eu os acompanhei e realmente notamos que se tratava de um caso de anquiloglossia ("língua presa") e o tratamento indicado foi o cirúrgico (frenectomia ou frenulectomia lingual). Mas, para fechar este diagnóstico a bucomaxilo solicitou uma avaliação psicopedagógica e fonoaudiológica.
A anquiloglossia acontece quando o freio lingual, que é aquela prega que insere a língua ao assoalho da boca, se insere de forma anormal, alterando ou não as funções da língua. E a frenectomia ou frenulectomia lingual é uma cirurgia muito simples, feita em consultório odontológico, com anestesia local, que consiste na remoção do freio lingual e suas inserções musculares.
Depois da cirurgia é indicado tratamento fonoaudiológico para que o paciente restabeleça o tônus lingual e a fonética. É um trabalho multidisciplinar.

7 comentários:

  1. Kellen, amo seus posts e vc está super correta em indicar um especialista para esse paciente, pois nem todos os casos de anquiloglossia necessitam de cirurgia. Pena que o freio nao sai na radiografia, né?
    Um beijão!! Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Nossa e a Fono não percebeu isso? Caramba amiga, mas é como vc escreveu aquele dia: tem profissionais E profissionais né?
    Fui ao dentista hj, lembrei de vc e da Mônica rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah! Lembrou de mim, também??? Foi fazer o quê? Se viesse aqui, tinha desconto!!!!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. pior q eu acho bonitinho lingua presa...a´te me apaixonei por um menino de lingua presa na faculdade..achava um charme.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  5. Tem um gerente aqui no trabahlo que ele possui língua presa mas nem dá para perceber.Ele é bem charmoso...Beijos, lindinha.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei triste na verdade quando li seu blog, sou fonoaudióloga e essa é uma avaliação básica. espero que essa profissional realmente faça uma reciclagem.. Até a próxima

    ResponderExcluir
  7. Sektor,
    É uma cirurgia barata. É possível uma reabilitação completa, mas é preciso força de vontade do paciente e acompanhamento e tratamento fonoaudiológico.
    bjs

    ResponderExcluir